Arquiteto da UFSC recebe “Medalha do Pacificador”

24/08/2016 09:44
Roberto Tonera, arquiteto.

Roberto Tonera, arquiteto.

Roberto Tonera, arquiteto da UFSC, será homenageado amanhã, 25 de agosto (“Dia do Soldado”), às 10h, no 63º Batalhão da Infantaria. O Exército lhe entregará a “Medalha do Pacificador” pelo trabalho que realiza na conservação e restauração das fortalezas gerenciadas pela UFSC – Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Atualmente, Roberto Tonera é Chefe da Divisão de Restauração da Coordenadoria das Fortalezas da UFSC (vinculada à SeCArte – UFSC),  e coordena o Banco de Dados Internacional sobre Fortificações (www.fortalezas.org), base de dados sobre fortificações históricas em todo o mundo.

Tonera, atribui a comenda ao trabalho que há quase três décadas realiza com o patrimônio fortificado no Brasil e internacionalmente. “Atribuo essa medalha ao trabalho permanente que vimos realizando nas últimas décadas, voltado à pesquisa, difusão e valorização das fortificações brasileiras, monumentos que fazem parte da história do Brasil e da própria memória das instituições militares em nosso país. Ela é sobretudo fruto da amizade e das boas parcerias que realizamos com o Comando do Exército em Santa Catarina, bem como também em nível nacional, e representa igualmente o reconhecimento da atuação pioneira e corajosa da UFSC na gestão e preservação das fortalezas catarinenses, o que já ocorre há mais de 37 anos ininterruptos”.

A UFSC é a única universidade do Brasil a gerenciar, guardar, manter e conservar um patrimônio fortificado. Seu ineditismo nesta área se deve ao peso histórico desses monumentos para a sociedade catarinense e para o Brasil, e o grande potencial a ser explorado nas áreas de atuação da instituição – Ensino, Pesquisa e Extensão. As Fortalezas Santa Cruz de Anhatomirim (Ilha de Anhatomirim), São José da Ponta Grossa (localizada na Praia do Forte) e Santo Antônio de Ratones (Ilha Ratones Grande) são abertas ao público durante o ano todo é cobrada uma taxa de visitação, utilizada na manutenção dos monumentos e na estrutura de apoio ao visitante.

Mais Informações você pode encontrar no site da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina ou no site da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom)

O QUE: Entrega da “Medalha do Pacificador” ao arquiteto da UFSC, Roberto Tonera
QUANDO: 63º Batalhão de Infantaria, Estreito, Florianópolis/SC
ONDE: 25 de agosto de 2016, às 10:00 horas