Apresentações se concentram em escadarias do Centro de Eventos

27/04/2012 09:59

Até domingo,29 de abril, quando se comemora o Dia Internacional da Dança, o campu suniversitário será uma pista de dança e um palco de discussão sobre o conhecimento e a história em torno dessa arte. Depois da participação dos bailarinosinternacionais Martin Kravitz e Fabíola Biasoli, o ponto forte da programação daSemana de Dança na UFSC a partir de hoje (25) são as performances, que podemser acompanhadas em diversos horários e locais do campus da Trindade, e as oficinas, que ocorrem durante todo o dia de sexta-feira (27).

Nofinal de semana, 14 apresentações artísticas de videodança e dança ao vivo dasmais diversas modalidades vão tomar conta do campus. Todos os espetáculos,mostras, performances, palestras e oficinas são gratuitos e abertos ao público.Desde ontem, o palco das performances ao ar livre foi transferido para asescadarias do Centro de Eventos em função da chuva. As demais permanecem noslocais previstos na programação.

 

Naquinta 26, quatro grupos diferentes apresentarão performances no campus daUFSC. A programação foi aberta às 12h, por Alexandra Alencar e Gabriella deSouza, com Ogunhê! Pelas lutas de ontem ehoje!. Às 16h30min, o projeto de extensão da UFSC Acrobacias Aéreas emTecido mostrará seu trabalho. No final da tarde, às 18h, a performance Ballet Real Polonês – a dança dos lamentos evitória será apresentada pela Família UBU. O Grupo de Dança Fazendo CorpoMole encerra, às 20h, no hall do CFH, as performances da Semana da Dança naUFSC com a apresentação de O mar em mim.Vale lembrar as apresentações que ocorreram na quarta, nas escadarias do Centrode Cultura e Eventos: às 12 horas, o grupoAbayomi eletrizou uma platéia de cerca de 150 pessoas com a performance Ressonâncias da África. Às 18h, ClaudineiSevegnani, do grupo Uma Cia de Dança, apresentou Pensando em Dolores.

 

Nodia 27 de abril, às 9h e às 14h, o público pode participar de oficinas, nassalas de dança do Centro de Desportos e nas salas do Curso de Artes Cênicas daUFSC. Dança indiana, biodança, dança contemporânea, contato improvisação, jamsession de contato improvisação, danças circulares, cacuria, zouk e salsacubana são alguns dos estilos abordados pelas oficinas. As inscrições, gratuitas,serão feitas no local e horário das oficinas, com distribuição de senha 30minutos antes do inicio destas. Para participar basta levar roupas apropriadaspara se movimentar e não é necessário conhecimento prévio de dança.

 

Dia Internacional da Dança

Nodia 29 de abril, dois momentos marcarão a programação: a mostra de videodança,que ocorrerá às 17h30min, no piso superior do hall do Centro de Cultura eEventos, na UFSC; e a Mostra de Dança, que ocorrerá no Teatro Garapuvu, noCentro de Cultura e Eventos da UFSC, com capacidade para 400 pessoas, a partirdas 18 horas. “Será o momento mais colorido do evento, com a exibição decoreografias de diversos estilos e grupos de Santa Catarina”, explica abailarina Janaína Santos, uma das coordenadoras.

 

Aindano dia 29, às 17 horas, no piso superior do hall do Centro de Cultura eEventos, UFSC ocorrerá o lançamento do livro Coleção Dança Cênica 2: Históriasda Dança. Organizada por Vera Torres, Jussara Xavier e Sandra Mayer, apublicação da editora da Udesc traz uma coletânea de ensaios sobre osdiferentes movimentos históricos dessa arte. Promovida pela Secretaria deCultura e Arte da UFSC, em parceria com professores do Curso de Artes Cênicas eCentro de Desportos, a Semana oferece a possibilidade de vivenciar um mosaicode modalidades e ritmos diferenciados de dança. “Também queremos proporcionar oacesso à pesquisa e ao conhecimento teórico sobre essa área”, explica asecretária Maria de Lourdes Borges.

 

Raquel Wandelli / Assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC // www.secarte.ufsc.br / 3721-9459 / 9911-0524/

Maiores informações: dia.da.dança.ufsc@gmail.com

Janaína Santos: janainasantos@reitoria.ufsc.br

99597213 e 37218307