Agenda Cultural – Setembro

15/09/2014 10:44

Conheça as opções dos eventos Culturais da UFSC para o mês de Setembro

Exposição “Memória da Aéropostale” promovida pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC), homenageia o célebre piloto Antoine de Saint-Exupéry, que desapareceu sobre o Mediterrâneo durante uma missão de guerra, em 31 de julho de 1944. Da mostra constam 10 exemplares da sua obra clássica, O Pequeno Príncipe, em línguas exóticas. O evento é gratuito e ficará aberto até o dia 28 de novembro.
Quando: Terça a sexta-feira, das 8h às 20h.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC).
Contato: (48) 3271-9325 ou ufsc.mu.secretaria@gmail.com

28/08 à 19/09 – “Registros de uma quase infância”, de Teresa Luzio, apresenta um conjunto de obras realizadas a partir de dois objetos de infância: uma carta e um vestido, utilizando fotografia, colagens, áudio e vídeo. Estes objetos surgem como pretexto para trabalhar uma noção de perda. Os trabalhos são desenvolvidos como condição essencial da linguagem da performance, investigando a impossibilidade de reter a experiência. As obras – carta à mãe (leitura de emergência); (des)encontro entre um corpo e um vestido e um conjunto de fotomontagens, que integram a mostra, problematizam a relação entre a performance (efêmera) e sua documentação (permanência). Teresa Luzio é portuguesa nascida em Santarém e vive em Cartaxo. É artista visual, licenciada em design gráfico e mestre pela Bahaus University na Alemanha.
Quando: Visitação até 19 de setembro, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
Contato: 3224-8846.

28/08 a 19/09 –“IN(ADEQUADAS)”, de Sílvia Teske, é uma mostra de personagens femininas bizarras, inadequadas e solitárias. A temática é permeada por situações de impacto, trazendo às figuras um humor cruel, onde os fundos neutros criam a possibilidade de vazios em estados de suspense.
Quando:  Visitação até 19 de setembro, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
Contato: 3224-8846. – 02/09 à 27/09 (19h)

“Corpos Invisíveis” é composta por 35 esculturas de corpos, torsos e cabeças humanas em cristal e lâminas de vidro moldado. Como terceiro elemento de composição, o artista utiliza o ferro na montagem de algumas obras. Com uma carreira consolidada em arte decorativa e utilitária na Oficina do Vidro no Campeche, em Florianópolis, o artista Jorge Marinho realiza a primeira exposição individual de suas esculturas, um trabalho que desenvolve desde 2002, quando iniciou o processo de criação de figuras humanas moldadas em cristal e vidro.
Quando: Visitação até 27 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h.
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.
Contato: Jorge Marinho (jorge@oficinadovidro.com.br)

Projeto 12:30 realiza semanalmente apresentações artísticas todas às quartas-feiras, durante o período letivo da Universidade às 12h30min., na Concha Acústica/Varandão do CCE, Praça da Cidadania, UFSC Campus Florianópolis (Trindade). O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Para mais informações acesse: www.dac.ufsc.br ou projeto1230@contato.ufsc.

26/09(19h) – Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, apoiado pela UFSC e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), os encontros oferecem conversas sobre literatura, teatro e cinema.
Na sessão de setembro será apresentado: O terceiro homem (The third man)
De Carol Reed. Reino Unido, 1949. 104 min. Film-Noir. 12 anos.
Com Orson Welles, Joseph Cotten, Alida Valli.
Sinopse: Homem viaja para Viena para investigar o assassinato de seu amigo, morto em circunstâncias misteriosas.
Convidado: Luiz Henrique Wizniewsky, psiquiatra.

Onde: Fundação BADESC: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 .
Para mais informações: fundacaocultural@badesc.gov.br

15 a 19 de Setembro (14h)Oitava Semana de Cinema – “Anseios Contemporâneos” – coloca em destaque o estado do ser-cinema emancipado e suas projeções nos artistas e realizadores, assim como em suas obras. O que é cinema independente? O cinema se desprende do que? Da forma? Da estrutura? Da narrativa? Da produção? Tornar-se independente significa tornar-se autônomo? O dicionário diria que sim, muitos cineastas diriam que não. Por meio de palestras, debates, oficinas e mostras fílmicas, a Semana de Cinema busca instigar o pensamento crítico e político dos alunos a respeito do assunto central com a presença realizadores e teóricos especializados no assunto. Durante a semana, pelas manhãs, acontecem oficinas práticas e pelas tardes as mesas redondas de debate. No período noturno, são apresentados filmes que tenham relação com o tema.
Para conferir a programação acesse: https://www.facebook.com/semanadecinemaufsc/

Observação: Os eventos anteriores a data de postagem não foram incluídos para evitar confusão.