14ª Sepex será retomada com estandes, oficinas e apresentações artísticas

06/11/2015 16:53

4037158605_6d89a83e56A 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex 2015) da Universidade Federal de Santa Catarina, com o tema “Extensão, Ação e Inclusão”, será retomada de 11 a 14 de novembro nas tendas em frente à Reitoria – ocupando área de mais de 3.000 m². Desde 2001, o evento apresenta os trabalhos desenvolvidos na instituição para a divulgação e interação com a comunidade.

A cerimônia de abertura será às 13h30 do dia 11 (quarta-feira); nos dias 12 e 13, estará disponível para visitação das 9 às 19h e no sábado, 14, das 9 às 12h, com atividades que marcam o encerramento a partir das 11h.

Para a edição 2015 serão apresentados trabalhos em cerca de 120 estandes, contando com apresentações artístico-culturais, como o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC (logo após a cerimônia de abertura), “Boi de Mamão” do NDI, “Roda de Capoeira” do Grupo Ajagunã, “Funeral Alegre” e “Convite ao Olhar”, da Companhia Lápis de Seda, entre outras atrações.

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2014, na 14ª SEPEX serão desenvolvidas oficinas abertas ao público visitante. Serão 17 delas, alocadas em três ambientes próprios dentro do espaço da Sepex, abordando temas como “Aprendendo a Ensinar Matemática Ludicamente”, “Criação de Movimento em Animação 2D”, “Design de Jogos com Foco em Estética”, “Direitos Animais”, “Introdução à dança Cigana”.

Além dos estandes, oficinas e apresentações culturais, a Sepex 2015 apresentará duas palestras: “Curricularização”, com o pró-reitor adjunto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, Ascísio dos Reis Pereira, às 16h do dia 12; e “Negócios Sociais”, com  Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, da Universidade Federal do Paraná, às 16h do dia 13.

O SESI irá participar da Sepex com espaço próprio, apresentando sua mostra itinerante de divulgação científica, com uma tenda específica e duas unidades móveis didáticas onde o participante conhece e interage com artefatos científicos, assiste a vídeos, manuseia kits de materiais experimentais, entre outras ações que instigam a curiosidade, o interesse pelas relações causais e que promovam a sua aproximação com a ciência presente no cotidiano.

Dentro da programação da Sepex, mas realizados em momentos distintos, ocorreram mais de 170 minicursos de 21 a 24 de outubro.

Confira a programação das Oficinas.

Dia 11 de novembro Sala A Sala B Sala C
16h às 19h Parto ou cesárea, que escolha temos? Acessar o Ante-Projeto no nível de Mestrado e Doutorado da UFSC em 2016
Dia 12 de novembro Sala A Sala B Sala C
9h às 12h Aprendendo a ensinar matemática ludicamente.
13h às 16h Design de jogos com Foco em estética Introdução à dança cigana indiana – Kalbelia Criação de Movimento em Animação 2D
16h às 19h Palestra “Negócios Sociais” Profª. Ana Lucia J. de Mello de SantanaUniversidade Federal do Paraná Problemas elementares desafiadores e divertidos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): afirmação de direitos e formas de violações
Dia 13 de novembro Sala A Sala B Sala C
9h às 12h Processo de Produção de Animação Oficina de higienização, manutenção e controle de próteses dentárias da UFSC Áudio Interativo pra Games
13h às 16h Introdução a animação 3D Escrita Criativa: Surrealismo e Feminismos As duas faces do Diário de Campo
16h às 19h Palestra “Curricularização” prof. Ascísio dos Reis PereiraPró-reitor adjunto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria A proposta dos sinais registrados do planetário em Libras
Dia 14 de novembro Sala A Sala B Sala C
9h às 12h Histórico e Ingresso na Casa do Estudante Universitário – CEU/UFSC A Ficção Científica como Espaço de Diálogo Social, Cultural e Científico

Mais informações no site da Sepex.