14ª SEPEX: Programação Cultural desta sexta-feira

12/11/2015 17:00
Grupo de Canto Vozes da Ilha em Seresta

As apresentações artísticas seguem neste terceiro dia da 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX) no Palco do Pavilhão, com muita música e diversas danças. Com o tema “Extensão, Ação e Inclusão”, o evento apresenta os trabalhos desenvolvidos na instituição para a divulgação e interação com a comunidade em mais de 120 estantes.

Pela manhã, enquanto os músicos tocam, eles são desenhados ao vivo no exercício do projeto Desenho e Música. Haverá ainda outras apresentações musicais como a Flauta Doce, dos alunos do Colégio de Aplicação; e da Sala Verde, que comemora seus 10 anos de atuação com as canções que fizeram parte da sua história. O público poderá prestigiar ainda as danças apresentadas pelo NETI e pelo Projeto Práticas Corporais.

A programação cultural da 14ª SEPEX é organizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA, DIA 13:

10h30min. – Desenho e Música

Exercício de desenho de observação com músicos convidados como modelos vivos. Entre os desenhistas estão os estudantes das disciplinas de Desenho de Observação e Aquarela do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC e os frequentadores dos Projetos de Extensão, Desenho de Modelo Vivo e do Atelier de Desenho e Aquarela. (EGR/CCE).
Coordenador: Prof. Mário César Coelho. [1h30min.]

12h30min. – Roda de Capoeira Angola e Samba de Roda

O grupo de capoeira angola Angoleiro Sim Sinhô, com o Mestre Téo, é uma atividade permanente como Oficina do DCE da UFSC. Conta com a participação da comunidade universitária (alunos, funcionários e professores) e de outras comunidades do entorno do campus e de outros bairros. O grupo atua em parceria com o Projeto de Extensão “Música e Cultura”, do Departamento de Antropologia da UFSC.
Coordenação da Profa. María Eugenia Domínguez. [30min.]

14h. – Flauta Doce – Educação Musical do Colégio de Aplicação

Apresentação dos alunos do 6º ano do Colégio de Aplicação da UFSC, que utiliza a flauta doce como instrumento principal, mas que incluem também xilofones, tambores e pandeiros. O repertório contempla diversos estilos, desde peças escritas por educadores musicais para a flauta doce, até grandes sucessos conhecidos pelo público. Coordenação: Profs. Maria Cristiane Deltregia Reys e Luciano Py de Oliveria. [30min.]

15h. – Vozes da Ilha em Seresta

Apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Centro Estudantil do Núcleo de Estudo da Terceira Idade (NETI) / PROEX da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar.
Coordenação: Eddy Frantov. [20min.]

16h. – Oficina de Dança e Movimento do NETI

Os integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da PROEX/UFSC apresentam as coreografias de dança “Rumba Latina” e “Festa Cigana”.
Coordenação: Elza Cassaleti, voluntária do NETI/PROEX. [15min.]

16h30min. – Cantando a Vida – Especial 10 Anos da Sala Verde UFSC

Apresentação de músicas populares e infantis com violão, percussão e voz, e a participação de convidados.  No repertório, canções que fizeram parte dos projetos e ações do trabalho socioambiental que marcaram a história da Sala Verde UFSC. Projeto Institucional de Extensão Sala Verde – PROEX/UFSC.
Coordenação: Marlene Alano Coelho Aguilar. [30min.]

Danças Práticas Corporais

18h. – Danças do Projeto Práticas Corporais

Apresentação de 9 coreografias de diferentes modalidades trabalhadas no Projeto Práticas Corporais, realizado no Centro de Desportos (CDS) da UFSC. Este projeto tem como objetivo oferecer à comunidade vivências e experiências teórico/práticas de diferentes modalidades de artes corporais vindas de variadas origens culturais, atendendo cerca de 300 pessoas por semestre.
Coordenação: Profa. Cristiane Ker. [39min.]

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC