14ª SEPEX: Programação Cultural desta quinta-feira

11/11/2015 17:00
Capoeira Ajagunã de Palmares

Capoeira, música, teatro e danças sobem ao Palco do Pavilhão da 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX) neste segundo dia de visitações. Com o tema “Extensão, Ação e Inclusão”, o evento apresenta os trabalhos desenvolvidos na instituição para a divulgação e interação com a comunidade em mais de 120 estantes.

As atrações culturais começam pela manhã com a apresentação do boi de mamão pelos alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). No início da tarde o Grupo Ajagunã de Palmares traz uma das mais ricas expressões culturais africanas, a roda de capoeira. Em seguida haverá as apresentações teatrais “Funeral Alegre”, que faz parte de um projeto de extensão do curso de Psicologia, e “Capitã Reciclagem e sua amiga Joaninha” da Sala Verde. Fora do pavilhão, na Praça da Cidadania, uma performance com bailarinos amarrados em uma estrutura metálica vazada em forma de cubo será realizada pela Companhia Lápis de Seda, de Florianópolis (em caso de chuva, esta atração será cancela).

A programação cultural da 14ª SEPEX é organizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade.

CONFIRA A PROGRAMÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA, DIA 12

10h30min. – Boi de Mamão do NDI

Boi de Mamão do NDI

Uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina é apresentado pelas crianças do período matutino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC. Neste trabalho, os alunos participam de diferentes formas, representando os vários personagens que pertencem à brincadeira, na banda que toca os instrumentos e no coro que os acompanha, até na confecção dos personagens em diferentes tamanhos.
Coordenação: Vânia Maria Broering – Arte-Educadora e Juliane Mendes Rosa La Banca – Coordenadora Pedagógica e de Extensão – NDI/UFSC. [30min.]

12h30min. – Roda de Capoeira com o Grupo Ajagunã de Palmares

Apresentando toda a ritualística, musicalidade e fundamentos de capoeira aprendidos pelos alunos durante o desenvolvimento nas aulas do Projeto de Extensão Capoeira de Angola com o Grupo Ajaguña de Palmares e Mestre Khorvão, que conta com a participação de alunos, ex-alunos, servidores e UFSC e pessoas da comunidade externa.
Coordenação: Prof. Adair Bonini – Departamento de Língua e Literatura Vernáculas/CCE/UFSC e Mestre Khorvão. [30min.]

14h. – Funeral Alegre

Peça musical em que o tema central é o medo da morte, o que pode tornar a vida insuportável. O objetivo é levar o público a redescobrir o valor da vida e a importância de amá-la profundamente a cada momento. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC. Os atores são usuários do CAPS, alunos do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade, além do coordenador do projeto.
Coordenação: Prof. Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito). [40min.]

15h. – Convite ao Olhar

Performance cênica que integra a Companhia Lápis de Seda, de Florianópolis, vinculada ao Centro de Pesquisas Baobah Novas Formas de Inteligência.O conceito deste trabalho artístico passa pela caracterização dos indivíduos como únicos (como cada indivíduo reage a diferentes situações) e visa também sutilmente desconstruir conceitos engessados em nossa sociedade, como o da deficiência. Os bailarinos dançam com elásticos amarrados em seus corpos e fixados em uma estrutura metálica vazada em forma de cubo, que permite que os bailarinos possam “voar”. A atividade no campus é uma parceria com o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) e a Secretaria de Cultura (SeCult), ambos da UFSC.
Coordenação Geral do Projeto: Jussara Paraná Sanches Figueira.
Local: Praça da Cidadania – Pátio entre a Reitoria e o Pavilhão da Sepex (em caso de chuva, esta atração será cancela). [40min.]

16h. – Teatro “Capitã Reciclagem e sua amiga Joaninha”

Peça teatral utilizada em atividades de educação ambiental com estudantes de educação infantil e ensino fundamental. O roteiro aborda a temática da produção de resíduo na sociedade atual e a importância de darmos o destino correto para cada coisa. Com interpretação das bolsistas de extensão Andressa dos Passos Barbosa e Tuany Lohn Cardoso (roteirista). Projeto Institucional de Extensão Sala Verde – PROEX/UFSC. Coordenação: Marlene Alano Coelho Aguilar. [30min.]

17h. – Grupo de Dança “Três Raças” do CENETI

Apresentação da coreografia “Dança das Baianas” do Grupo de Dança do Centro Estudantil do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (CENETI) da UFSC, que conta com integrantes maiores de 60 anos e apresenta danças típicas da cultura brasileira. Coordenação: Urilda Soares – Voluntária do NETI / PROEX. [30min.]

18h. – Coral da UFSC

Formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, e por pessoas da comunidade externa, o grupo existe desde 1963 na Universidade. Seu repertório é voltado para a Música Popular Brasileira (MPB) e este ano realiza um trabalho em comemoração aos 70 anos do nascimento da cantora Elis Regina. Projeto cultural permanente, o Coral da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult).
Coordenação e Regência: Miriam Moritz. [40min.]

Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC