UFSC celebra 60 anos em sessão solene que enfatiza a importância de quem faz a universidade

19/12/2020 11:35

Registro da sessão solene, conduzida pelo reitor (canto inferior direito)

Uma cerimônia de reconhecimento às pessoas que fazem da Universidade Federal de Santa Catarina um lugar de excelência marcou a celebração dos 60 anos da instituição. De forma remota e com transmissão pelo YouTube, a sessão solene do Conselho Universitário, que ocorreu nesta sexta-feira, 18 de dezembro, foi marcada pela posse de 12 novos diretores de centro e pela diplomação dois doutores Honoris Causa e dois professores e uma professora eméritos. Além disso, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar também anunciou o nome da nova vice-reitora da UFSC, cujo mandato inicia em janeiro de 2021: Catia Regina Silva de Carvalho Pinto, do quadro permanente no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e ex-diretora da UFSC Joinville.

O reitor celebrou a história da Universidade, reforçando a importância de momentos felizes, tais como a implementação das políticas de inclusão de minorias. Também salientou o quanto servidores docentes e técnicos e os acadêmicos abraçam a UFSC, “vestindo a camisa”, mesmo quando os recursos investidos são escassos. O resultado disso, segundo ele, é o sucesso nos rankings universitários, que sempre trazem a instituição como destaque. “É uma classificação que decorre do trabalho de todos”, disse. Aos homenageados, Ubaldo lembrou que eles marcam a história da UFSC e apontam para a excelência institucional.

A vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, que cumpre seus últimos meses de gestão, lembrou a importância da UFSC não só para Santa Catarina, mas também para o país. Segundo ela, são 60 anos formando “profissionais extremamente qualificados e promovendo o avanço na geração do conhecimento”.

Dois diretores de centro recém empossados também tiveram a palavra na sessão, representando os demais. Rosete Pescador, que assume o Centro de Ciências Agrárias, falou sobre a importância da UFSC e dos seus 60 anos de excelência, assegurando uma gestão democrática, transparente, planejada e plural, que nasceu de um projeto coletivo. Novo diretor do Centro Tecnológico de Joinville, Diego Santos Greff também celebrou a UFSC e sua expansão para o interior, assumindo o compromisso de fazer da UFSC Joinville um campus presente, que ensine, pesquise e trabalhe.

Dignidades universitárias

Na entrega das dignidades universitárias, o Conselho Universitário, acolhendo proposição das unidades acadêmicas, aprovou e diplomou dois doutores Honoris Causaalém de dois professores e uma professora eméritos. O reitor fez a entrega simbólica dos títulos, com a exposição dos diplomas na tela da transmissão.

Eugenio Raúl Zaffaroni, agora Doutor Honoris Causa, lembrou que nas cerimônias tradicionais, o anel que formaliza a honraria representa o compromisso de quem a recebe. “Assumo-o com toda a responsabilidade”, disse o professor, que completa 81 anos em 7 de janeiro e é considerado uma das maiores autoridades mundiais em Direito Penal da atualidade.

O diploma também foi recebido com entusiasmo pelo Doutor Honoris Causa Sylvio Carlos Back, que considerou esta uma “honra inacreditável”, ao lembrar que UFSC é uma das maiores universidades do país. Reconhecido pelo conjunto da sua obra literária e cinematográfica dedicadas à arte e à cultura catarinenses e brasileiras, ele se disse um autodidata, destacando que, em outros tempos, fazer um filme era como fazer um doutorado, por conta das dificuldades de produção e dedicação à obra.

Entre os professores eméritos, Antônio Carlos Wolkmer, reconhecido internacionalmente como um dos nomes mais expressivos da Ciência Jurídica contemporânea, reforçou sua trajetória como “professor, defensor da justiça e de um direito crítico e transformador”. Dilvo Ilvo Ristoff, agraciado pelos projetos visionários e pelo empenho na busca de qualidade e acessibilidade na educação superior do Brasil, celebrou a luta que deve ser travada na universidade por uma “sociedade avançada, justa, inclusiva e democrática”. Representada pelo filho, Denis, Ilse Scherer Warren expôs a felicidade e o orgulho em receber o título, que escolhe dividir com a família, os amigos e os protagonistas dos seus trabalhos acadêmicos. Ilse é uma das maiores estudiosas sobre os movimentos sociais no Brasil e na América Latina.

Leia os perfis dos homenageados e da homenageada

Doutor Honoris Causa: Eugenio Raúl Zaffaroni
Doutor Honoris Causa: Sylvio Carlos Back
Professor Emérito: Antônio Carlos Wolkmer
Professor Emérito: Dilvo Ilvo Ristoff
Professora Emérita: Ilse Scherer Warren

As novas direções

Centro de Ciências Agrárias:
Diretora: Rosete Pescador
Vice Diretora: Marlene Grade

Centro de Ciências Biológicas
Diretor: Alexandre Verzani Nogueira
Vice Diretora: Cristine Maria Bressan

Centro de Ciências da Saúde
Diretor: Fabricio de Souza Neves
Vice Diretor: Ricardo de Souza Magini

Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Diretor: Nilton da Silva Branco
Vice Diretor: Luiz Augusto dos Santos Madureira

Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde – Araranguá
Diretor: Eugênio Simão
Vice Diretor: Anderson Luiz Fernandes Perez

Centro de Ciências Rurais
Diretor: Juliano Gil Nunes Wendt
Vice Diretor: Alexandre de Oliveira Tavela

Centro de Desportos
Diretor: Michel Angillo Saad
Vice Diretora: Cintia de La Rocha Freitas

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Diretora: Miriam Furtado Hartung
Vice Diretor: Jacques Mick

Centro Sócio Econômico
Diretor: Irineu Manoel de Souza
Vice Diretora: Maria Denize Henrique Casagrande

Centro Tecnológico:
Diretor: Edson Roberto de Pieri
Vice Diretor: Sergio Peters

Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação de Blumenau
Diretor: João Luiz Martins
Vice Diretor: Adriano Peres

Centro Tecnológico de Joinville
Diretor: Diego Santos Greff
Vice Diretora: Elisete Santos da Silva Zagheni

Notícias UFSC