1° Encontro Memória e Direitos Humanos nos dias 25 e 26 setembro

25/09/2019 09:40

O 1° Encontro Memória e Direitos Humanos será realizado nos dias 25 e 26 setembro no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Encontro tem como tema Violências de Estado no Passado e no Presente e abordará o assunto com enfoque em seus avanços, recuos, e desafios atuais e futuros. Além de mesas redondas e palestras, estão programadas sessões de apresentação de trabalhos.

Inscrições:

As inscrições para o evento estão disponíveis no site do encontro: imdh.ufsc.br/eventos/primeiro-encontro-sobre-direitos-humanos. Para ouvintes que desejam certificado, o caminho é clicar na aba “Solicitar inscrição”. Para quem tem vínculo com a UFSC, basta colocar seu ID UFSC e senha na página que irá abrir. Para participantes externos à UFSC, é preciso clicar no ícone “Cadastrar-se” que aparece nessa nova página. Ali pode-se fazer um cadastro rápido e depois se inscrever no evento. Esse é o procedimento pra quem deseja solicitar certificado. Para quem não precisa de certificado, basta estar presente nos dias do evento que é público, aberto e gratuito.

Programação geral:

Dia 1 (Quarta/25)

8h30: Abertura do evento

8h30 – 10h00: Sessão 1 de apresentação de trabalhos: Reconstruindo a Memória

10h00 – 12h30:
– Sessão 2 de apresentação de trabalhos: Justiça de Transição e Anistia
– Sessão 3 de apresentação de trabalhos: Reconstruindo a Memória através dos museus e da literatura
– Sessão 4 de apresentação de trabalhos: Mulheres e Crianças durante a ditadura civil-militar de 1964
– Sessão 5 de apresentação de trabalhos: Violência de estado contra índios e camponeses durante a ditadura

14h00 – 17h00: Mesa Redonda Violência de Estado no período da ditadura civil-militar de 1964

Tópicos abordados:
1) A repressão politica e as violências durante a ditadura (conceituação geral), Mariana Rangel Joffily (professora UDESC);
2) Violência de gênero, Luisa Dornelles Briggmann (pesquisadora LEGH – UFSC);
3) Violência contra os indígenos, Luisa Tombini Wittmann (professora UDESC).
4) Violência no campo, Paulo Pinheiro Machado (professor UFSC).

19h00 – 22h00: Palestra Justiça de Transição incompleta e debilidade da democracia, Marlon Alberto Weichert (procurador federal dos Direitos do Cidadão Adjunto – MPF).

Dia 2 (Quinta/26)

8h00 – 9h30: Sessão 6 de apresentação de trabalhos: Terra, trabalho e direitos humanos

10h00 – 12h30:
– Sessão 7 de apresentação de trabalhos: Violência de estado contra os negros
– Sessão 8 de apresentação de trabalhos: Violência de Gênero ontem e hoje
– Sessão 9 de apresentação de trabalhos: O Judiciário e o encarceramento confrontados aos direitos humanos

14h00 – 17h00: Mesa Redonda Violência de Estado pós Constituinte: ocorrências do cotidiano

Tópicos abordados:
1) violência de gênero, Miriam Grossi (professora UFSC);
2) violência contra os índios, Kerexu Yxapyry (cacique do Morro dos Cavalos);
3) violência contra os negros, Vanda de Oliveira Gomes Pinedo (MNU);
4) violência e perseguição política, Fernando Ponte (professor UFSC).

18h00 – 19h00: Lançamento do Instituto Memória e Direitos Humanos, do novo Acervo Digital e da Exposição Virtual.

19h00 – 22h00: Palestra Direitos Humanos e Democracia no Brasil (de hoje), Edson Teles (professor Unifesp).

O 1° Encontro Memória e Direitos Humanos é uma realização do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina. A entidade tem como finalidades realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão e recolher informações sobre violações de Direitos Humanos, promovendo apoio às vitimas.

Serviço:

O quê: 1° Encontro Memória e Direitos Humanos
Tema: Violências de Estado no Passado e no Presente
Quando: quarta 25 e quinta 26 de setembro de 2019
Onde: Auditório da Reitoria e Hall da Reitoria para exposição (UFSC)
Quanto: evento público, aberto e gratuito
Inscrições e informações: mdh.ufsc.br/eventos/primeiro-encontro-sobre-direitos-humanos

Redes Sociais:

facebook.com/imdhufsc