#QuarentenaArteUFSC apresenta: “Queimadas de Estrelas”

01/07/2020 09:19

A #QuarentenaArteUFSC apresenta o curta-documental “Queimadas de Estrelas”. Confira:

A Comunidade do Morro da Queimada caracteriza-se como um local habitado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias dos serviços assistenciais do município, com significativa parcela da população e das famílias em situação de desemprego ou subemprego, com restrições de acesso à cultura, lazer, educação, saúde, transporte, emprego, renda, habitação e saneamento de qualidade. O projeto contempla famílias e indivíduos que correm riscos de violação dos direitos humanos ou que passam ou já passaram por situações de violação. A relevância deste projeto reside em oportunizar espaços de escuta, acolhimento e encontros artísticos à população da comunidade do Morro da Queimada.

Oficina de Artes na Queimada – foto: reprodução – Queimadas de Estrelas

A psicologia tem uma longa tradição de trabalhos comunitários, no curso de graduação em psicologia da UFSC, a ênfase Processos Comunitários e Ações Coletivas vem desenvolvendo projetos vinculados às políticas públicas, organizações comunitárias e ONGs nos últimos anos, gerando resultados positivos para as comunidades atendidas. A participação destas crianças, adolescentes e mulheres no grupo, mediante o vínculo e os processos grupais ali engendrados, bem como o ganho de uma maior autonomia financeira, no caso do grupo das mulheres, contribui para a efetivação de processos psicossociais que visam ganhos em qualidade de vida, saúde mental, autonomia, cidadania e emancipação.

Nestes dois anos, o projeto “Oficina de Artes na Queimada” mostrou como a arte como elemento da composição dos encontros pode ser um dispositivo muito eficaz da psicologia nos contextos comunitários, construindo novas possibilidades de estar e agir no mundo. Os processos de convivência coletiva e de aprendizagem, fomentam a criação para aquelas crianças, adolescentes e mulheres, de maneiras outras de resistir e existir em uma sociedade que insiste em colocá-los em uma posição de subalternidade. Mesmo com o campo complexo de forças atuando sobre a vida destes sujeitos, a oficina de arte possibilita a existência de um local seguro de diálogo, de encontro e de formação de vínculo, trazendo possibilidades artísticas de enfrentamento, lazer e resistência em uma comunidade colocada à margem pela sociedade.

O projeto de extensão “Oficinas de Artes na Queimada” coordenado pelo Prof. Dr. André Luiz Strappazzon do Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura. O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes,

Rede social: instagram.com/artesnaqueimada

#QuarentenaArteUFSC

A #QuarentenaArteUFSC é a ação colaborativa da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte: facebook.com/secarte.ufscinstagram.com/secarte.ufsc, ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Queimadas de Estrelas –  ficha técnica:

Direção: Laís Regina Schmitz e Larissa Niemann Pellicer
Roteiro e locução: Laís Regina Schmitz, Larissa Niemann Pellicer, André Luiz Strappazzon
Edição: Laís Regina Schmitz e Vitor Shimomura Spinelli
Ano: 2019