Experimenta Diversidade realizará série de oficinas nesta semana

21/11/2022 13:09

Nesta semana, entre as diversas atrações artístico-culturais, o Experimenta Diversidade realizará uma série de oficinas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As oficinas expressam a difusão de conhecimento e a diversidade cultural que caracteriza esta a 7ª edição do Experimenta.

A 7ª Edição do Experimenta Diversidade objetiva trazer à cena a temática da diversidade e sua representação nas linguagens artísticas e sua experimentação nos diferentes campos do conhecimento, como possibilidade de ampliação de saberes no diálogo emancipatório com aspectos da sociedade e no encontro com o outro.

Programação oficinas:

(CON)Fabulações Escuírecidas. Imagem: divulgação.

22/11 | terça-feira | 14h – (CON)Fabulações Escuírecidas
Onde: Auditório do CFH

Direção: Katharine Nataly Trajano Santos
Duração: 8 horas
Informações e inscrições: (con)fabulações esCUÍRecidas

A atividade proposta é composta por três momentos, um no período vespertino, outro dois no noturno, respectivamente:

1. a realização de duas oficinas (uma de escrita poética preta e outra sobre ensino de história, dialogando sobre ausências dos saberes pretos e as possibilidades através do rap para sua inserção);
  2. Sarau para partilha de produções das Oficinas, com microfone aberto;
  3. Mostra de curtas-metragens com intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade do acervo do NAVI e roda de diálogo com as pesquisadoras.

Escrita criativa de receitas culinárias. Foto: divulgação.

25/11 | sexta-feira

14h – Escrita criativa de receitas culinárias
Onde: Sala Goiabeira | Centro de Cultura e Eventos

Direção: Mariana Vogt Michaelsen
Duração: 4 horas
Classificação indicativa: livre
Inscrições no local

A oficina é fundamentada em uma pesquisa ampla sobre livros e cadernos de receitas, onde se inscreve a memória gustativa, transmitida de geração a geração. Ler receitas culinárias não somente como um registro histórico de certo tempo, mas também através do movimento da escritura. Cozinhar levantando a cabeça faz alusão à citação de Roland Barthes “ler levantando a cabeça”, quando algo se escreve com/no corpo de quem lê, assim, a leitora, o leitor continuam a escrever o texto que leem. Considerando as receitas culinárias como um modo de escrita que se refaz e, portanto, reescreve-se, a oficina propõe aos participantes que escrevam a partir de algo já escrito. Tendo como material de apoio alguns livros de receitas, poemas e romances, pretende-se aproximar a escrita culinária da escrita literária, de modo que a criatividade possa permitir outros modos de fazer e de escrever receitas culinárias.

Roda de Canto com Gestantes. Imagem: divulgação.

15h – Roda de Canto com Gestantes
Onde: Sala 208| Bloco D | CCE | Departamento de Artes

Duração: 90 min
Classificação indicativa: livre

Inscrições: Formulário – Inscrções – Roda de Canto com Gestantes

Informações: www.cantosdegaia.com | instagram.com/cantosdegaia

Em um círculo de mulheres iremos cantar e encantar a gestação. Uniremos as nossas vozes e com a potência criativa do canto materno teceremos um espaço para o cultivo de uma amorosa conexão da gestante consigo e com o bebê no ventre.

Condução: profa. Janaina Trasel Martins – doula, musicoterapeuta, sound healer – desde 2016 focalizando as rodas do Canto de Gaia com Gestantes.

> A programação completa com classificação indicativa das atrações do Experimenta está disponível na página: secarte.ufsc.br/experimenta.

De 21 a 27 de novembro o Experimenta reunirá mais de 30 ações em diversos locais da UFSC. A arte expressa-se por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, performances entre outras atrações. O Experimenta contou com a participação da comunidade acadêmica, recebendo inscrições de alunos, professores e técnicos-administrativos que enviaram propostas artístico-culturais.

O Experimenta é aberto ao público e gratuito. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) e do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN).

Serviço:

O quê: Experimenta Diversidade | 7ª edição