Cineclube 757 exibe e realiza debate sobre o documentário “Noite e Neblina”

17/04/2023 08:00

O documentário Noite e Neblina será exibido nesta segunda-feira, 17 de abril, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.

O documentário

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.

As debatedoras

Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.

Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: exibição do documentário Noite e Neblina (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: sexta-feira | 17/04/2023 | às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-385

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).