Programação | Aniversário UFSC | 18/12/2019
18h | Solenidade 40 anos de Gestão das Fortalezas pela UFSC
Para celebrar os 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC será realizada a sessão solene que homenageará diversas personalidades que ao longo de quatro décadas destacaram-se de forma notável na guarda e preservação desse patrimônio, contribuindo para tornar as Fortalezas em um dos mais importantes monumentos históricos e culturais do Brasil. Hoje, a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones integram o Conjunto de Fortificações no Brasil, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade. Composto por 19 construções situadas em 10 estados brasileiros, o conjunto está entre os bens que integram a Lista Indicativa Brasileira a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A cerimônia de homenagem é gratuita e aberta a toda comunidade e contará com a presença do reitor Ubaldo Cezar Balthazar, da Secretária de Cultura e Arte da UFSC professora Maria de Lordes Alves Borges e demais gestores da instituição.
20h | Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista
O Cantus Firmus – Música Medieval e Renascentista foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Atualmente o grupo é formado por cinco cantores, e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa.
A apresentação do concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas” é toda composta por ‘chansons françaises‘ do séc. XVI. As ‘chansons’ (canções) francesas do Renascimento são caracterizadas pela escrita primorosa e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy, Clement Jannequin e Josquin des Prez.
O concerto do Cantus Firmus propõe ainda uma breve aula de história da música, tanto para leigos quanto para aqueles que já possuem algum conhecimento na área. Esse aspecto didático é apresentado ao público associando a prática da música aos comentários e explicações sobre as composições daquela época.
Os ingressos para o concerto “Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa” do grupo Cantus Firmus serão distribuídos gratuitamente para toda a comunidade no local do evento uma hora antes do inicio da apresentação (19h).
Programa:
Concerto – Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas – Música da Renascença Francesa
- Tant que vivray – Claudin de Sermisy (c.1490-1562)
- Mon Amy – Ninot Le Petit (? – c.1502)
- Comment Au Départir – Pierre Cléreau (c.1515-1569)
- La, La, La, Je ne l’ose dire – Pierre Certon (1520-1572)
- Il est bel et bon – Pierre Passereau (1509-1547)
- Mille Regretz – Josquin de Prez (1450-1521)
- En m’en venant de veoir – Clément Janequin (1485-1558)
- Tourdion – Pierre Attaingnant (c. 1494 –1552)
- Ung mari se voulant coucher – Clément Janequin (1485-1558)
- J’atens le temps – Clément Janequin (1485-1558)
- Martin menoit son pourceau – Clément Janequin (1485-1558)
Ficha Técinica:

Formação atual – Cantus Firmus
(foto da esquerda para a direita)
Jefferson Bittencourt – contratenor/alaúde
Francis Persich – tenor
Eduardo Serafin – tenor
Cristian Gonçalves – barítono
Marcelo Aguiar – baixo
Direção: Jefferson Bittencourt