Agenda Cultural

jul
14
seg
Inscrições | Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
jul 14@8:00 – ago 17@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) divulga a chamada pública para participação na 10ª edição do Experimenta. O Edital visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro de 2025 com o tema Rufar os tambores: O samba vai passar. 

>> Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC

O edital objetiva selecionador propostas artísticas, culturais e de lazer, nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa, teatro, entre outras, para que sejam realizadas de maneira não remunerada durante a 10ª edição do Experimenta nos campi da UFSC.

Podem participar da seleção os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades, e discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC e também e trabalhadores terceirizados. As inscrições estão disponíveis de 14 de julho até 17 de agosto de 2025 e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Experimenta em Dança, 26/09/2024. Foto: divulgação/SeCArtE

O Experimenta – mostra de cultura, arte e lazer, é um evento anual organizado pela SeCArtE que visa promover a produção e socialização artística e cultural  da Universidade, no campo do ensino, da pesquisa e extensão, incentivando a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, bem como dos trabalhadores terceirizados.

Com a temática Rufar os tambores: o samba vai passar, a 10ª Edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que tem sua cadência na base da história e identidade brasileira: o samba.

O Experimenta, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025 acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), o maior Congresso de Carnaval do País, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba, composto pelas Ligas das Escolas de Samba. Com o tema Sankofa, o nosso futuro vem de longe, o evento promove reflexões sobre ancestralidade, cultura popular e o futuro das escolas de samba no Brasil.

A programação do Conasamba inclui debates e mesas temáticas com pesquisadores e representantes de escolas de samba, oficinas e encontros culturais e apresentações artísticas e celebrações carnavalescas. “Neste encontro especial, a Universidade se transforma em um palco aberto, onde a tradição se encontra com a inovação, e a força do samba se manifesta em suas múltiplas faces” destaca Jeferson Antonio Costa – Diretor de Eventos da Liga das Escola de Samba de Florianópolis (LIESF) e estudante do Curso de Ciências Sociais da UFSC.

O Experimenta é um evento aberto ao público e gratuito, logo, a SeCArtE convida a comunidade interna a UFSC para participar com seu saber-fazer artístico-cultural, bem como fica o convite a comunidade externa para participar conosco dessa roda.

 >> Cronograma

Divulgação do edital: 11/07/2025
Período para inscrição das propostas: 14/07/2024 a 17/08/2025
Divulgação do resultado preliminar: 20/08/2025
Período para recurso: 21/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação do resultado final: 28/08/2025

>> Serviço

O quê: seleção de propostas para a 10ª edição do Experimenta – Rufar os tambores: O samba vai passar
Quando: 14 de julho a 17 de agosto de 2025
Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

jul
29
ter
Edital | Cursos, Oficinas livres e Workshops de arte do DAC (Semestre 2025.2) @Departamento Artístico Cultural
jul 29@18:00 – ago 20@18:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital 022/2025/SeCArtE/UFSC. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte oferecidas por meio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC. As atividades serão realizadas no segundo semestre de 2025, de 25 de agosto a 28 de novembro.

O edital tem por finalidade propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC, por via de cursos, oficinas livres e workshops.

As inscrições se iniciam às 18h do dia 29 de julho e se encerram às 18h do dia 20 de agosto de 2025, sendo realizadas exclusivamente por meio de Formulário de Inscrição Eletrônica, disponível na página do DAC. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para membros da comunidade externa. Os cursos, oficinas livres e workshops possuem um limite de vagas para cada turma. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Será destinada uma bolsa integral para cada curso, oficina livre e workshop, para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado pela PRAE/UFSC ou que possuam o Cadastro Único do Governo Federal. Para efetivar a inscrição com bolsa integral é necessário marcar a opção “Assinale aqui para obter gratuidade” no formulário de inscrição e anexar o documento comprobatório.

>> Acesse: Edital 022/2025/SeCArtE

>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:

Artes Visuais

Cerâmica e processos de criação
Na pesquisa da Imagem
Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário
Pintura em tecido com tintas naturais

Artes Cênicas

Do jogo ao texto: Caminhos para uma presença cênica consciente
Maquiagem Drag King: Expressão e Gênero
OPT: Oficina Permanente de Teatro
Teatro: Uma artesania do encontro

Dança

MODAÇÕES: Movimentos para dançar emoções

Literatura

Solte sua escrita: Oficina livre de escrita criativa e expressão pessoal

Música

Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Iniciante
Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Intermediário
Iniciação ao Violão
Voz, Corpo e Palavras: Materializando o invisível

>> Cronograma:

Período de Inscrições: 29/07/2025 a 20/08/2025
Período de ajustes de matrícula:
 25/08/2025 a 28/08/2025
Início das oficinas: A partir de 25/08/2025
Informações: DAC | oficinas.dac@contato.ufsc.br | 48 3721-2498

ago
4
seg
Edital | Seleção de estudantes Bolsa Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC)
ago 4@8:00 – ago 15@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o edital de seleção de estudantes para bolsa do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

A seleção tem o objetivo de incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

>> Acesse:

Edital 023/2025/SeCArtE/UFSC

Podem se candidatar a vaga discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins da Universidade Federal de Santa Catarina que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Serão asseguradas bolsas para estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que entraram na UFSC por ações afirmativas (Decreto nº 9.427/2018) e para estudantes de outras categorias de vulnerabilidades sociais: beneficiários(as) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou beneficiários(as) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica; Quilombolas; Transexuais/Travestis; Pessoa Cigana em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica; População Ribeirinha; População em Situação de Rua; População Refugiada; Marisqueiras, Campesinos e Outros.

O bolsista cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas, devendo o horário da bolsa ser compatível com o horário de aula em que esteja matriculado. A UFSC concederá mensalmente ao bolsista uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

A UFSC não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de falha de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

>> Cronograma:

Lançamento do edital: 04/08/2025
Período de inscrições: 04/08/2025 a 15/08/2025
Divulgação dos resultados da 1ª etapa: 18/08/2025
Realização das entrevistas: 19/08/2025 a 22/08/2025
Divulgação do resultado final: 25/08/2025
Início das atividades: 01/09/2025

Informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302

ago
6
qua
Espetáculo | Quarteto Catarinas: ‘Do Clássico ao Popular – Mulheres na Música’ @Igrejinha da UFSC
ago 6@20:00 – 22:00

O Quarteto Catarinas apresenta na próxima quarta-feira, 6 de agosto, às 20h, na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o espetáculo Do Clássico ao Popular – Mulheres da Música. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e foi financiado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Serão interpretadas obras de Élisabeth Jacquet de la Guerre, Fanny Mendelssohn, Germaine Tailleferre, Chiquinha Gonzaga e Sandra Mohr. A apresentação é gratuita.

>> Sobre o Quarteto Catarinas:

O Quarteto Catarinas nasceu de um sonho genuíno de fazer música de câmara em um formato não tão comum na cena musical catarinense: quarteto de cordas composto apenas por mulheres. Com a ideia de difundir a música brasileira, o grupo propõe ressignificar a formação instrumental do âmbito clássico e erudito ao executar obra de compositores e compositoras nacionais. O quarteto também realiza eventos corporativos e ações culturais. O grupo é formado por Débora Remor, Talita Limas, Bianca de Souza e Raiza Diatel.

>> Sobre as integrantes:

Raiza Diatel, idealizadora do Quarteto, é bacharela em violino e bacharelanda em viola pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como violista na Orquestra de Câmara de Blumenau e na Orquestra de Cordas da Ilha, e como convidada na Camerata Florianópolis. É professora de viola no projeto social Educando com Música da Camerata Florianópolis e também produtora do projeto Cordas a Dois: Sons da Infância, que promove apresentações musicais com canções infantis nas unidades de Ensino Infantil.

Débora Remor é bacharela em Violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Música, Literatura e Performance em violino na Universidade de Western Ontario (UWO), no Canadá. Ela é chefe de naipe na Camerata Florianópolis e solista no projeto As 4 estações de Vivaldi. Participa também de grupos de câmara além de lecionar aulas de violino, masterclasses e oficinas para estudantes de graduação.

Talita Limas se formou em Música pela UDESC. Participou do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) e do Festival Música nas Montanhas. A violinista teve aulas com professores renomados, como Oliver Yatsugafu, Cármelo de Los Santos e Levon Ambartsumian. Ela participou da Orquestra de Cordas da UDESC, da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, da Orquestra de Cordas da Ilha, da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e da Orquestra de Câmara de Blumenau. Atualmente é violinista da Camerata Florianópolis.

Bianca de Souza é bacharela em Violoncelo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Ela iniciou seus estudos de violoncelo em sua cidade natal, Jundiaí, no estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se em diversas salas de concerto no Brasil e também em eventos internacionais, como em Los Angeles, nos Estado Unidos e no Chile. Atualmente, é violoncelista da Orquestra Filarmônica Catarinense.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

>> Serviço:

O quê: Espetáculo Do Clássico ao Popular – Mulheres na Música
Quando: 06/08/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram

ago
12
ter
Conferência Livre de Políticas para as Mulheres @Auditório do Centro Socioeconômico - CSE
ago 12@18:30 – 20:30

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), em parceria com a Cátedra Antonieta de Barros/UFSC, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Governo Federal e Ministério das Mulheres, convida todas as mulheres da comunidade universitária para a Conferência Livre de Políticas para as Mulheres. A conferencia será realizada no dia 12 de agosto, terça-feira, às 18h30 no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições gratuitas estão disponíveis por meio de formulário eletrônico.

O evento integra as ações preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) e tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.

Podem participar da conferencia estudantes, professoras, técnicas, servidoras, terceirizadas, pesquisadoras e demais interessadas. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A Conferência Livre é uma oportunidade de exercício da cidadania ativa, onde mulheres podem contribuir diretamente na formulação de políticas públicas a partir de suas vivências, necessidades e propostas.

É um momento essencial para o fortalecimento da democracia e da equidade de gênero na universidade e na sociedade. Participar é afirmar que políticas públicas devem ser construídas coletivamente, com base nas experiências reais da população.

Ao ocuparmos esse espaço, contribuímos com ideias, críticas, demandas e sonhos que podem orientar ações do Estado e ampliar direitos.

Informações: Instituto de Estudos de Gênero – estudosdegenero@gmail.com – @iegufsc

ago
16
sáb
Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e Encontro Regional da Biograph Sul @UFSC - campus Trindade - Florianópolis
ago 16@8:00

O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.

Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.

A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.

Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.

 

Espetáculo de dança | ‘Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão’ @Igrejinha da UFSC
ago 16@19:00 – 21:00

A Igrejinha e o Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebem o espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão. As apresentações são inspiradas na planta do cerrado que ressurge das cinzas. O espetáculo será apresentado em duas sessões, no sábado 16 de agosto às 19h na Igrejinha da UFSC, e no domingo, 17 de agosto, às 17h no Teatro Carmen Fossari. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade.

>> Sobre o espetáculo

Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é coreografado é interpretado por Carolina Diniz Bastos, graduanda do curso de Filosofia da UFSC, que propõe no espetáculo uma travessia sensível sobre o renascimento da mulher através do movimento.

O que há a fazer é dançar. Mergulhar cada vez mais fundo. Queimar toda energia dispersa em processo criativo. E, de repente, das cinzas, aparecerá um impulso de vida que permite dar o próximo passo.

O espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é uma iniciativa artística alinhada ao compromisso da instituição com a promoção da cultura, da reflexão crítica e do desenvolvimento acadêmico. Trata-se de um projeto que une arte e pensamento filosófico, explorando temas fundamentais para o debate contemporâneo, como a violência contra a mulher e os mecanismos de opressão psicológica, incluindo o gaslighting.

A apresentação é seguida de um bate-papo com o público.

>> Serviço

O quê: Espetáculo de Dança – Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão
Quando: 16/08/2025 – sábado – 19h | 17/08/2025 | domingo – 17h
Onde: Igrejinha da UFSC e Teatro Carmem Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: @caroldinizbastos

ago
17
dom
Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e Encontro Regional da Biograph Sul @UFSC - campus Trindade - Florianópolis
ago 17@8:00

O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.

Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.

A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.

Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.

 

Espetáculo de dança | ‘Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão’ @Igrejinha da UFSC
ago 17@17:00 – 19:00

A Igrejinha e o Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebem o espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão. As apresentações são inspiradas na planta do cerrado que ressurge das cinzas. O espetáculo será apresentado em duas sessões, no sábado 16 de agosto às 19h na Igrejinha da UFSC, e no domingo, 17 de agosto, às 17h no Teatro Carmen Fossari. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade.

>> Sobre o espetáculo

Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é coreografado é interpretado por Carolina Diniz Bastos, graduanda do curso de Filosofia da UFSC, que propõe no espetáculo uma travessia sensível sobre o renascimento da mulher através do movimento.

O que há a fazer é dançar. Mergulhar cada vez mais fundo. Queimar toda energia dispersa em processo criativo. E, de repente, das cinzas, aparecerá um impulso de vida que permite dar o próximo passo.

O espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é uma iniciativa artística alinhada ao compromisso da instituição com a promoção da cultura, da reflexão crítica e do desenvolvimento acadêmico. Trata-se de um projeto que une arte e pensamento filosófico, explorando temas fundamentais para o debate contemporâneo, como a violência contra a mulher e os mecanismos de opressão psicológica, incluindo o gaslighting.

A apresentação é seguida de um bate-papo com o público.

>> Serviço

O quê: Espetáculo de Dança – Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão
Quando: 16/08/2025 – sábado – 19h | 17/08/2025 | domingo – 17h
Onde: Igrejinha da UFSC e Teatro Carmem Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: @caroldinizbastos

ago
18
seg
Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e Encontro Regional da Biograph Sul @UFSC - campus Trindade - Florianópolis
ago 18@8:00

O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.

Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.

A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.

Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.

 

ago
19
ter
Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e Encontro Regional da Biograph Sul @UFSC - campus Trindade - Florianópolis
ago 19@8:00

O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.

Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.

A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.

Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.

 

set
12
sex
31° AÇOR | Festa da Cultura de Base Açoriana de SC @Ginásio de Esportes - Alfredo José de Borba
set 12@18:30 – set 14@20:30

De 12 a 14 de setembro, a cidade de Barra Velha – SC sedia a 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor. O evento reunirá música, apresentações culturais, exposições, religiosidade popular, tradições e gastronomia típica.

O AÇOR é o momento de de confraternização e de troca de experiências de Grupos Folclóricos, Saberes Populares, Tradições Religiosas, e de muitas vivêncas culturais da Faixa Litorânea do estado de Santa Catarina.

Desde o ano de 1994, com a realização do 1° AÇOR, em Itajaí/SC, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), promove, organiza, realiza, e coordena essa Grande Festa Cultura que tem como recorte a Herança Cultura trazida pelos casais açorianos que migraram para o Brasil Meridional em meados do Século XVIII.

Santa Catarina tem na sua base cultural aspectos dessas Heranças Culturais, que se formaram juntamente com as Culturas dos Povos Originários – os Indígenas, e os Povos que também vieram para cá, na condição de escravizados.

A festa promove encontros e o resgate histórico de heranças culturais, celebrando as tradições e costumes que moldaram a identidade catarinense. Ao todo, 22 municípios participarão do evento. 

No pavilhão principal haverá praça de alimentação, exposição cultural dos municípios, apresentações folclóricas, boi de mamão e outras manifestações culturais. Entre os destaques estão o Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo e os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e CEI’s de Barra Velha, integrando a Rede de Ensino do município.

A programação inicia na sexta-feira, 12 de setembro, com a abertura oficial, às 19h, apresentações culturais e show do grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí.

No sábado (13), acontece o desfile étnico, a partir das 9h30, saindo da Igreja Matriz pela Avenida Paraná até o pavilhão principal.

Já no domingo (14), a festa começa com o Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino Espírito Santo, com cortejo que sai da Casa do Império às 9h30 e segue para a Igreja Matriz, onde haverá missa às 10h. Para essa Celebração Litúrgica estão previstas mais de 15 bandeiras representantes de Instituições e Comunidades do nosso Litoral, e a participação dos Foliões do Divino, do Grupo Folclórico Casa dos Açores de São Paulo. Após a Celebração, ocorre a manifestação do Mastro de São Sebastião, tradicional manifestação cultural e religiosa de Penha/SC, e seguem-se as apresentações culturais no pavilhão principal. Para o fechamento das atividades culturais de domingo, ocorrerá o show do Manestrel da Ilha – Valdir Agostinho e Banda.

O evento é uma promoção da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), e da Prefeitura de Barra Velha. A realização é do Conselho Deliberativo do NEA/SECARTE/UFSC, e da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha, com a participação da Diretoria de Educação e Cultura.  A ação conta o apoio da da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores/Portugal.

Programação – 31ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina

12 de setembro – sexta-feira

18h30 – Abertura da Festa: apresentações culturais, estandes e espaço de alimentação
19h – Cerimonial de Abertura do 31º Açor
20h30 às 23h – Apresentações culturais
23h – Show Musical: Tarrafa Elétrica

13 de setembro – sábado

09h30 – Desfile etnográfico das cidades participantes do AÇOR – Rua Paraná, sentido pavilhão da festa
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 23h – Apresentações Culturais
23h – Show Musical

14 de setembro – domingo

09h30 – Cortejo do Divino Espírito Santo – Praça da Lagoa
10h – Missa de Encontro das Cantorias e Bandeiras do Divino – Igreja Matriz
11h – Abertura da praça de alimentação
12h – Abertura do palco cultural e estandes
12h às 18h – Apresentações Culturais
12h – Mastro de São Sebastião – saída da Igreja Matriz, sentido pavilhão da festa
12h às 18h – Apresentações Culturais
18h – Show musical: Manestral da Ilha – Valdir Agostinho e Banda

>> Serviço 

O quê: 31ª Festa da Cultura Açoriana – Açor
Onde: Ginásio de Esportes – Alfredo José de Borba – Av. Paraná – Barra Velha – SC
Quando: 12/09 a 14/09/2025
Quanto: Evento gratuito e aberto
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA | nea.ufsc.br | nea@contato.ufsc.br | 48 3721-8605

set
13
sáb
Espetáculo | Ternurinha em… Nem Uma a Menos @Teatro Carmen Fossari
set 13@20:00 – 21:00

No dia 13 de setembro, sábado, às 20h, o Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Nem Uma a Menos. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Even3. A meia-entrada tem um custo de R$ 20,00 e a inteira custa R$ 40,00. Esses valores são válidos até o dia 12 de setembro. A partir do dia 13 de setembro, em caso de disponibilidade de ingressos, a meia-entrada custará R$ 25,00 e a inteira custará R$ 45,00.

>> Sobre o espetáculo:

O espetáculo Nem Uma a Menos é fruto da pesquisa de doutorado da atriz e professora Tefa Polidoro, referente à bufonaria, grotesco, memórias e feminismos, desenvolvido entre 2016 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC. Protagonizado pela personagem bufonesca Ternurinha, uma mulher em situação de rua que anda pelo Brasil palestrando sobre as condições sociais e econômicas às quais está submetida, o espetáculo traz em seu título o grito que vem sendo entoado pelas mulheres latino-americanas desde o ano de 2015.

Com risos, lágrimas e cuspes, Ternurinha questiona o que é necessário fazer para que a mulher passe a ser considerada “uma” na sociedade em que vive, e consegue nos provar com sua matemática singular que “uma “nem sempre é igual a “uma”.

>> Sobre a artista:

Tefa Polidoro é atriz, pesquisadora, professora e encenadora. Ela iniciou sua carreira artística como bailarina clássica. A artista tem graduação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fui foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora substituta no curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, Tefa é professora colaboradora do curso de Teatro da UDESC. Dentre suas criações mais significativas estão (E)terno, Due lati della Campana e a teatropalestra Nem Uma a Menos, todas com dramaturgia própria, enfoque na discussão de gênero e pesquisa sobre criação cênica feminista.

Para mais informações, acesse o Instagram da personagem ou o Instagram da artista.

>> Serviço:

O quê: Espetáculo Nem Uma a Menos
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade| UFSC – Florianópolis
Quando: 13/09/2025 | sábado | 20h
Quanto: Os ingressos podem ser adquiridos via site Even3 | A meia-entrada custa R$ 20,00 (a partir do dia 13/09, R$ 25,00) e a inteira custa R$ 40,00 (a partir do dia 13/09, R$ 45,00)
Informações: Instagram da personagem | Instagram da atriz

set
22
seg
Planeta.Doc
set 22 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.

Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.

A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

>> Inscrições para oficinas e atividades

O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”

Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.

>> Eventos parceiros

Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).

Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.

set
23
ter
Planeta.Doc
set 23 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

set
24
qua
Planeta.Doc
set 24 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

set
25
qui
Planeta.Doc
set 25 dia inteiro

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaças aos biomas e impactos na vida da população serão tema de debates que ocorrem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas online. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e produzirá uma carta-manifesto endereçada a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Entre os 50 nomes confirmados estão o cineasta Silvio Tendler, o jurista Antonio Wolkmer, a professora Belinda Cunha, o pesquisador Sérgio Sauero, o teólogo Leonardo Boff, a antropóloga Meticia Merino, o economista Ladislau Dowbor, o pesquisador mexicano Leon Enrique Romero e o historiador Célio Turino.

Alguns dos conferencistas confirmados que gravarão participação pra o evento são Maude Barlow, autora, ativista canadense e cofundadora do Blue Planet Project, que trabalha internacionalmente pelo direito humano à água; Antonio Donato Nobre, cientista brasileiro, doutor em Ciência da Terra e pesquisador que destaca a importância da floresta como reguladora da atmosfera e das chuvas no continente sulamericano; o italiano Ugo Matteu, que é professor emérito da Universidade da Califórnia e professor titular da Universidade de Turim, na Itália, e estudioso do conceito inovador dos ‘bens comuns’; o cientista Carlos Nobre e o economista mexicano Enrique Leff.

Para conduzir os debates sobre o diagnóstico e as soluções para a crise climática e as emergências do planeta, a conferência terá três temas centrais, que vão reunir os participantes e conduzir cada um dos quatro dias do evento. Os temas serão:

Acompanhe a lista dos conferencistas confirmados.

Três temas centrais

Temas envolvem economia regenerativa, virada biocêntrica, cidades sustentáveis, entre outros assuntos. Foto: Divulgação/Planeta.Doc

● Bens Comuns e a Virada Biocêntrica.

● Cidades Sustentáveis, Florestas e Água.

● Inovação Social, Impacto e Economia Regenerativa.

Maratona com 50 TED-Talks

Conferência Planeta.Doc vai inovar também no formato dos debates. O público será convidado a mergulhar em uma maratona inspiradora de 50 TED-Talks, reunindo pensadores, cientistas, lideranças, ativistas e artistas. Além de reunir uma diversidade de participantes e muitos especialistas, a conferência quer engajar as pessoas para produzirem diagnósticos e soluções inovadoras oferecendo as palestras que apostam na performance dos conferencistas e no diálogo com o público.

Há conferencistas internacionais que enviarão suas apresentações em formato audiovisual, que serão exibidos para o auditório durante o evento e também poderão ser visto na plataforma de streaming do Planeta.Doc.

Festival Internacional de Cinema Socioambiental

A Conferência Planeta.Doc também vai marcar o início do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc, que exibirá filmes com temática socioambiental selecionados e premiados pelo projeto. O festival está na décima edição e fechou a primeira etapa de inscrições com 1.195 filmes enviados.

Até a conferência será feita a curadoria para a escolha de 150 filmes e a preparação da programação. A exibição dos filmes começa na abertura da conferência, em 22 de setembro e vai até 6 de dezembro, com sessões em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e também em ambiente on-line.

set
26
sex
Purpurina – O Musical @Teatro Ademir Rosa (CIC)
set 26@18:30 – 22:00

Após três anos, a produção Purpurina – O Musical volta aos palcos de Florianópolis em duas sessões no Teatro Ademir Rosa (CIC) no dia 26 de setembro, às 18h30 e 21h30. Criado por André Sens e Jamil Vigano, o espetáculo celebra a arte drag e a cultura queer em uma empolgante história que mistura elementos de um romance policial com toques de drama e humor, 15 músicas inteiramente originais e incríveis performances coreográficas. O musical é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio do Boulevard 14/32 e Floripa Airport, apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC e produção de LAB DAT – Laboratório de Design, Audiovisual e Transmídia. O espetáculo terá interpretação em Libras, em ambas as sessões. Os ingressos podem ser adquiridos no site Pensa no Evento. Serão destinadas algumas cortesias especiais para pessoas trans, PCDs, pessoas surdas e estudantes da UFSC. O número de ingressos de cortesia são limitados. Para concorrer aos ingressos, acesse o formulário.

>> Sinopse:

A trama acontece no distrito de Magnólia, onde se localiza a babadeira casa Purpurina, conhecida não só por suas grandes apresentações drag, mas também como um importante lar de acolhimento a artistas marginalizados. Dentre as personagens, destacam-se: Perla Purple, famosa drag que enfrenta um grande dilema amoroso, Miguel, jovem estudante que sonha em viver a arte da montação, e Sandra, atendente que luta para conquistar um espaço como modelo profissional.

>> Serviço:

O quê: Purpurina – O Musical
Quando: 26/09/2025 | sexta-feira | 1ª sessão: 18h30 | 2ª sessão: 21h30
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC) | Avenida Governador Irineu Bornhausen, n. 5600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: Entre R$ 17,50 (meia-entrada) e R$ 99,00 (inteira) | Formulário para concorrer aos ingressos de cortesia
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram

out
1
qua
Concerto Filosófico | O Iluminismo de Kant na Música @Igrejinha da UFSC
out 1@19:00 – 21:00

A Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.

O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.

>> Sobre o evento:

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

>> Programação:

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig
  • Gretchen am Spinnrade

III. Gábri Mesquita

  • Choro do Besouro

IV. Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
  • Dança do Índio Branco

>> Sobre os idealizadores do Concerto:

Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

>> Serviço:

O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, ingressos estão esgotados
Contato: mariaborges@yahoo.com

out
7
ter
Palestra | “Angola: nacionalismo, cultura e literatura” @Sala Selvino Assmann
out 7@18:00 – 20:00

O escritor e jornalista angolano João Melo, membro da Academia Angolana de Letras, fará a palestra Angola: nacionalismo, cultura e literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Reconhecido por sua atuação literária e política, Melo tem obras publicadas em diversos países e idiomas, incluindo árabe, bengali, espanhol, francês, inglês, italiano, mandarim e polaco. No Brasil, sua produção tem sido amplamente estudada, com destaque para pesquisas realizadas na própria UFSC.

Entre seus livros mais notáveis estão Filhos da Pátria e Imitação de Sartre & Simone de Beauvoir: O dia em que O Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida, Será este livro um romance?, que evidenciam sua escrita provocadora e multifacetada. Além da literatura, João Melo atuou como professor, publicitário, deputado e ministro da Comunicação Social em Angola.

O evento acontecerá na terça-feira, 7 de outubro, às 18h, na Sala Selvino Assmann, no segundo andar do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). no Campus Trindade da UFSC.  

A palestra Angola: nacionalismo, cultura e literatura é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, a ação conta com o apoia da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC) e da Associação dos Angolanos em Florianópolis.

out
29
qua
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 29 – out 31 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
30
qui
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 30 – nov 1 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
31
sex
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 31 – nov 2 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

nov
5
qua
Encontro | Corpo-território-Memória – chamamento para afirmação indígena @Auditório do CFH | Bloco F
nov 5@18:30 – 20:30

O Laboratório de História Indígena do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC (LABHIN) promoverá, no dia 5 de novembro, quarta-feira, às 18h30, um encontro com a escritora indígena e professora Danielle Munduruku, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento será realizado no Auditório do CFH, Bloco F, no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina.

O encontro tem como tema Corpo-território-memória: chamamento para afirmação indígena e integra o Projeto de Extensão “Por Histórias Indígenas Plurais: Reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Informações: labhin.ufsc.br@labhin.ufsclabhin@live.com

nov
10
seg
Edital Bolsa Cultura 2026-2027
nov 10 – dez 14 dia inteiro

Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a  Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.

>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027

A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.

Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.

A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.

>> Cronograma atualizado

Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026

nov
11
ter
Roda de conversa com Denise Fraga @Igrejinha da UFSC
nov 11@16:30 – 18:30

A atriz Denise Fraga, que viveu Dora no clássico “O Auto da Compadecida” (2000), visita na próxima terça-feira, 11 de novembro, terça-feira, às 16h30, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade, para um roda de conversa com o tema: “Atuação no Teatro e no Cinema”. O evento aborda experiências vividas pela atriz durante as gravações do filme “Livros Restantes”, estrelado por Denise e Augusto Madeira. A atividade integra a passagem da atriz pela capital para a pré-estreia do filme gravado em Florianópolis.

A roda de conversa é gratuita e aberta ao público. A entrada será liberada por ordem de chegada, e a capacidade do local é limitada a 80 lugares. Recomenda-se chegar com antecedência.

O filme chega aos cinemas em 27 de novembro, fruto de uma parceria Brasil-Portugal, e é o terceiro longa de ficção dirigido por Márcia Paraíso. O elenco conta ainda com atores catarinenses como Renato Turnes, Vanderléia Will, Marcinho Gonzaga, Andrea Buzato e Paulo Vasilescu.

A roda de conversa é uma iniciativa promovida pela Plural Filmes, com apoio da UFSC, por meio dos cursos de Artes Cênicas e Jornalismo, e colaboração da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Departamento Artístico Cultural (DAC). A atividade conta também com o apoio do projeto Cultura em Cena e ND Produções Artísticas.

“Livros Restantes”

A trama acompanha Ana Catarina, uma professora com mais de cinquenta anos que viveu a vida à beira-mar, em uma comunidade pesqueira da Ilha de Santa Catarina. Prestes a cruzar o oceano para uma nova vida em Portugal, Ana se vê presa às memórias gravadas nas dedicatórias de 5 livros que ela ainda não conseguiu se desfazer. Algumas recentes, outras de tempos distantes, essas recordações levam a reencontros que a fazem refletir sobre afetos do passado para, enfim, seguir em frente.

Financiado por editais brasileiros, o filme contou, ainda em sua fase de desenvolvimento, com a tutoria do Mafiz — setor de indústria do Festival de Málaga (Espanha) — e do programa “Punto G – Ventana Sur” (Argentina), voltado a projetos de longas-metragens de ficção em processo de criação, dirigidos por mulheres e pessoas não binárias. Rodado na Barra da Lagoa, o filme propõe se aprofundar na cultura popular da Ilha da Magia, seus costumes e vivências únicas do povo manezinho.

Denise Fraga 

Também produtora e cronista, a atriz carioca iniciou sua carreira nos anos de 1980 com o Grupo TAPA de teatro após se formar em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia nos palcos aconteceu em 85, com a peça “Conto de Inverno”, adaptação de Shakespeare. No ano seguinte, despontou no cinema com o longa-metragem “Com Licença, Eu Vou à Luta”. Sua performance na comédia “Por Trás do Pano” garantiu a Denise o título de melhor atriz no Festival de Gramado e Festival de Havana, além de outros reconhecimentos por sua interpretação de Helena, uma atriz insegura e com muitos problemas de relacionamento.

Em 2000, Denise participou de “O Auto da Compadecida”, que se tornou um clássico da televisão e cinema — lançado em formato de minissérie pela TV Globo e depois adaptado para o formato longa-metragem. Ao lado de grande elenco, como Selton Mello, Marcos Nanini e Fernanda Montenegro, a atriz dá vida a Dora, esposa do padeiro Eurico (Diogo Vilela) que é conhecida como assanhada pela cidade.

Texto: Matheus Alves – Estudante de Jornalismo – UFSC | Caderno Cultural Expressões 

nov
13
qui
Ingressos gratuitos | “Bee Gees Alive” @Centro de Cultura e Eventos - UFSC
nov 13@9:00 – 17:00

O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.

Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.

>> Serviço

O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850

nov
14
sex
Ingressos gratuitos | “Bee Gees Alive” @Centro de Cultura e Eventos - UFSC
nov 14@9:00 – 17:00

O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.

Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.

>> Serviço

O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850

nov
19
qua
Seminário Internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade” @Teatro Carmen Fossari
nov 19@19:30 – 21:30

O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, em parceria com o Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), convida para o seminário internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade”.

O encontro reunirá importantes vozes da resistência palestina e do movimento pelos direitos humanos, contribuindo para ampliar o diálogo sobre as graves violações enfrentadas pelo povo palestino nos centros de detenção israelenses — incluindo detenções arbitrárias, isolamento prolongado, tortura e negação de direitos básicos. Esse debate é fundamental para fortalecer a mobilização internacional por justiça e dignidade.

>>Participantes

Salah Al-Hammouri — ativista palestino, ex-prisioneiro político, diversas vezes detido pela ocupação israelense e atualmente exilado.

Rula Shadeed — ativista palestina e codiretora do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD).

Guaraci Fagundes — secretário nacional de Direitos Humanos do PV, presidente estadual do PV/SC e presidente da Federação Brasil da Esperança (PT–PV–PCdoB) em Santa Catarina. Integrante do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman.

>> Mediação e Abertura

Mediação: Prof. Waldir Rampinelli

Abertura e encerramento: Shahla Othman, presidenta do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e secretária executiva da UPAL — União Palestina da América Latina no Brasil, pelo Movimento de Mulheres pela Paz na Palestina.

>> Experiência Imersiva

Durante o evento, o público poderá participar de uma experiência em realidade virtual, vivenciando paisagens, sons e cenários da Palestina — uma oportunidade singular de proximidade sensorial com a vida cotidiana do povo palestino.