Café com Dança: ciclo de palestras e debates

04/05/2018 11:46

Luiz de Abreu – Espetáculo percursos de um Negro na Dança Contemporânea Brasileira

O ciclo de palestras e debates Café com Dança recebe o bailarino e coreógrafo Luiz de Abreu. O evento acontecerá durante a Semana de Dança, realizada entre os dias 07/05 e 11/05 no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Luiz de Abreu fará uma retrospectiva de sua trajetória discutindo sua própria experiência como artista negro no cenário da dança contemporânea brasileira.

Ele, que é bailarino e performer, têm o corpo negro como um dos temas a partir do qual é possível constelar sua obra. A Ideia é proporcionar um momento de reflexão e possibilitar a troca de saberes, vivências e percursos de modo a pensar o artista negro na arte contemporânea brasileira. O público terá a oportunidade de conversar com o coreógrafo e, posteriormente, compartilhar um delicioso café!

Sobre o convidado:

Luiz de Abreu nasceu em Araguari (MG), onde travou seu primeiro contato com a dança nos terreiros de umbanda. Iniciou os estudos em dança na cidade de Uberlândia de onde, em seguida, mudou-se para Belo Horizonte. Na capital mineira trabalhou em várias companhias de dança. Em meados dos anos 1990 chegou a São Paulo, onde teve início sua carreira solo. Já se apresentou em países como França, Alemanha, Portugal, Croácia, Cuba, Espanha, Inglaterra e República do Mali, além de participar dos mais diversos festivais de dança contemporânea do Brasil. O registro fílmico de sua obra O Samba do Crioulo Doido faz parte do acervo permanente do Centro George Pompidou e também do Centro Nacional da Dança (CND), ambos na França. Atualmente, mora entre São Paulo e Salvador, aprofundando suas investigações a respeito do corpo negro na arte. Formado em Dança na Faculdade Angel Vianna (RJ), é mestre em Artes Cênicas, com foco em dança, pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atualmente é aluno especial de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas da UFBA.

Sobre o projeto:

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, vídeo-palestras e atividades afins.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Pretende apresentar diferentes movimentos acadêmicos e artísticos que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como expor produções realizadas em diferentes campos do saber amalgamadas no encontro com a dança. Contudo, essas articulações não se limitam aos diversos campos do saber, mas se referem também a questões e temáticas que podem ser problematizadas com a dança e na própria dança. Neste sentido, podem abranger temáticas como dança e diferença, dança e diversidade, dança e deficiência ou dança e gênero, por exemplo. O Café com Dança desta edição coloca seu foco de interesse no artista negro na dança contemporânea brasileira.

A IV Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (DEF/CDS) e do Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão (ART/CCE) com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Ficha Técnica do Café com Dança:

Coordenação: Vera Torres – DEF/CDS

                         Débora Zamarioli – ART/CCE

Bolsista: Madalena Mendes Brito

Identidade Visual: Mônica de Souza e Heliziane Barbosa

Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte/UFSC

            Centro de Desportos/UFSC

  Departamento de Artes/CCE/UFSC

 

Serviço

O QUÊ: Conversa e Debate com o coreógrafo Luiz de Abreu

QUANDO: quinta-feira, dia 10 de maio de 2018, às 14h00min

ONDE: Sala Pitangueira, Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

QUANTO: gratuito e aberto a comunidade