Sessão dupla do Cine Paredão nesta sexta-feira, 02 de junho
O Cine Paredão apresenta os filmes Sangue do Condor, de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau, e Tire Dié, de Fernando Birri, nesta sexta-feira, 2 de junho, das 20h às 22h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, o evento será transferido para o auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aulas. Os filmes fazem parte da mostra Cinema em Território, em exibição durante o mês de junho.
Sangue do Condor é um drama que se debruça sobre três personagens de origem Quechua, representativos da população indígena boliviana, em relação com o colonizador norte-americano: São Paulina, mãe de três crianças mortas por uma epidemia e vítima de esterilização por parte das missões pacificadoras norte-americanas; Ignácio, líder da comunidade, que se põe a investigar o problema da baixa natalidade repentina de seu povo; e Sixto, irmão de Ignácio, indígena que migrou para a cidade grande e que vive um processo de desculturalização.
Já Tire Dié é um documentário que se desenvolve em torno de um grupo de crianças pobres, em Santa Fe, na Argentina, que perseguem um trem todos os dias pedindo moedas. O título faz uma referência à frase “Tire diez!” (“jogue dez centavos”, na tradução para o português), gritada pelas crianças aos passageiros.
Ffichas técnicas dos filmes:
Sangue do Condor
Direção: Jorge Sanjinés y Grupo Ukamau
Ano: 1969
País: Bolívia
Duração: 70 min
Classificação: 12 anos
Tire Dié
Direção: Fernando Birri
Ano: 1960
País: Argentina
Duração: 33 min
Classificação: 12 anos
>> Serviço
O Quê: Cine Paredão apresenta – Sangue do Condor e Tire Dié
Quando: 02/06/2023 | sexta-feira | 20h
Onde: bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no Auditório do CFH – Térreo do Bloco de Salas)
Quanto: evento gratuito e aberto a comunidade
Classificação:12 anos
Informações: @cineparedao