SeCArtE e NEA realizam entrega do Troféu Açorianidade 2022
Na quinta-feira, 25 de agosto, foi realizada no Salão Paroquial do município de Sombrio/SC a entrega do Troféu Açorianidade 2022, lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – 28º AÇOR e reunião do Conselho Deliberativo do NEA. A ação foi realizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e Prefeitura Municipal de Sombrio.
Na ocasião estiverem presentes prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), educadores e personalidades locais. O encontro contou também com apresentações dos grupos folclóricos Gaivo Açor de Balneário Gaivota e Açor Sul Catarinense de Sombrio. Após a solenidade foi oferecido para os presentes um café com pratos típicos da região.
O evento objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, que atuam em prol da cultura de base açoriana do estado de Santa Catarina, além de evidenciar a 28ª edição do AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que será realizada entre os dias 16 a 18 de setembro de 2022 em Sombrio.
A Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina – AÇOR ocorre anualmente a 28 anos. A festa tem por objetivo celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, expondo manifestações culturais e folclóricas mais representativas da cultura de base Açoriana no estado. É a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil, e durante os três dias do evento mostrará o que há de mais autêntico na cultura açoriana, envolvendo o folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A entrada para a festa é franca.
Troféu Açorianidade
A escolha de pessoas, profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus, é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 68 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais, e Fundações e Associações Culturais que atuam no litoral catarinense. Tem assento, também, neste Conselho a SANTUR, o Arquivo Público do Estado, e Consulado Honorário de Portugal. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.
A criação do protótipo do Troféu Açorianidade foi feita através de concurso público realizado em 1996, aberto a todo Estado de Santa Catarina sendo vencedor o Artista Plástico João Aurino Dias “Dão”. Nesta obra é valorizada a presença da religiosidade através da Bandeira e Pomba do Divino Espírito Santo, notamos a presença de um bote baleeiro, embarcações trazidas pelos açorianos e no verso deste troféu têm o registro de movimentos da dança folclórica açoriana.
Todos os anos são entregues 10 troféus.
Agraciados Troféu Açorianidade 2022:
Ilha de São Miguel (Instituição Ensino Superior ou Cultural): Casa da Cultura – Sombrio
Ilha Terceira (Grupo Folclórico): Grupo Folclórico Gaivo Açor – Balneário Gaivota
Ilha do Pico (Mestre dos Saberes e Fazeres): Wanildo Rosa (Construtor Naval) – Penha
Ilha do Faial (Administração Municipal): Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota
Ilha de São Jorge (Personalidade): Clair Hahn Fermiano – Sombrio
Ilha da Graciosa (Pesquisador): Vilmar Felício Adriano (Vilmar Carneiro) – Penha
Ilha das Flores (Artista Plástico): Neri Andrade – Florianópolis
Ilha de Santa Maria (Empresa Patrocínio/ Veículo de Comunicação): Cooperativa SICREDI Vale Litoral SC – Itapema
Ilha do Corvo (Artesão): Zená Pereira de Souza – Sombrio
Ilha de Santa Catarina (Escola Ensino Fundamental/Médio): E.E.B.M. Profa. Alda Santos de Vargas – Sombrio
Troféu AÇOR 2022: Prefeitura Municipal de Sombrio
Os nomes destes troféus fazem menção as nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditamos ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.
O município sede da Festa Anual da Cultura Açoriana de Santa Catarina recebe o Troféu Açorianidade/AÇOR sem concorrer às indicações e votações. Esta é à forma que o Conselho Deliberativo do NEA encontrou de homenagear e agradecer a cidade sede desta Festa.
Atividades do NEA
O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, há 38 anos, atua na Pesquisa, no Ensino e na Extensão Universitária valorizando e, principalmente, preservando os traços da Cultura Popular de Base Açoriana do litoral catarinense. As atividades de extensão do NEA se concentram em repassarmos os resultados das pesquisas para as comunidades de base açoriana, pois, com isto, estamos divulgando e motivando estas comunidades a reconhecerem, preservarem, e manterem suas tradições. Na área do ensino trabalhamos com capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino dos municípios e realizamos palestras para diversas comunidades litorâneas de Santa Catarina. Hoje, atuamos em 45 cidades do litoral catarinense, mais de 500 km de costa atlântica e uma população de, aproximadamente, 1.500.000 habitantes.
As ações do NEA visam levar a estas comunidades litorâneas os resultados das pesquisas realizadas promovendo cursos para professores, palestras, exposições, oficinas de artesanato, apresentações culturais, intercâmbio de grupos folclóricos, lançamentos de livros, exibição de documentários e muitos outros eventos, valorizando a identidade de base açoriana.
Laia mais:
28º AÇOR – Festa Da Cultura Açoriana de Santa Catarina, de 16 a 18 de setembro, em Sombrio/SC