Projetos Bolsa Cultura

Projetos Bolsa Cultura 2019/2020


Campus Araranguá


Conexão Cultural: Museus e artes
Coordenadora:
Eliane Pozzebon

Este projeto proporcionará a visitação a Museus Virtuais, por meio de uma atividade guiada por um instrutor que convida os visitantes a conhecerem os principais museus do mundo.

O objetivo da ação é proporcionar para alunos das escolas a visitação virtual aos inúmeros museus disponíveis no projeto Google Art Project e incluir o museu de Araranguá utilizando tecnologia similar ao recurso do Street View.

História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena
Coordenador:
Juarez Bento da Silva

Livro de histórias em quadrinhos sobre o cotidiano de uma comunidade indígena, narrado sob a ótica ameríndia. A elaboração e divulgação do livro contribuirá para a preservação da história e cultura Mbya Guarani, da tribo indígena Nhu Porã, localizada no município de Torres/RS.

Ìlera – saúde, cultura e diversidade
Coordenador:
João Matheus Acosta Dallmann

A ação busca promover saúde por meio da promoção da cultura numa perspectiva afro-atlântica. Este objetivo decorre da ideia de que uma boa saúde mental se dá através da representatividade das diferentes identidades sociais de um sujeito no ambiente em que este desenvolve suas atividades de formação humana e profissional.

Mapeando e Promovendo as Atividades e Espaços Culturais na Região de Araranguá
Coordenadora:
Kátia Cilene Rodrigues Madruga

Criação de uma plataforma digital para mapear e promover as iniciativas artísticas e culturais da região de Araranguá, identificando as iniciativas e espaços que desenvolvem projetos artísticos e culturais na comunidade interna e externa da UFSC.


Campus Blumenau


Direitos humanos e diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante
Coordenadora: Renata Orlandi

Este projeto visa favorecer contatos com a arte sensíveis às idiossincrasias que nos (des)humanizam, atentando ao que estas guardam de relação com o conceito de alteridade e a afirmação dos direitos humanos. Considera-se a relevância da temática proposta tendo em vista os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrados em 2018. O documento, o mais traduzido do mundo, disponível em mais de 500 idiomas, é um marco fundamental para a história dos direitos humanos no mundo, inspirando muitas nações e democracias.


Campus Curitibanos


Cinema Mundo – Itinerante
Coordenadora:
Monica Aparecida Aguiar dos Santos

A ação é objetiva iniciar um processo de “educação” através da apresentação de filmes para um público que, em geral, não tem acesso às salas de cinema, estimulando reflexões e discussões sobre as obras apresentadas.

Contando histórias sobre guarda responsável, saúde e bem-estar animal
Coordenadora: Rosane Maria Guimarães da Silva

Introduzir as informações sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal a partir das artes dramáticas e gráficas, despertando interesse pelas modalidades artísticas propostas.

Cultura em evidência
Coordenadora: Carine Lisete Glienke

Promover a cultura regional a partir das datas comemorativas, integrando comunidade acadêmica e sociedade local por meio de atividades culturais e artísticas.

Culturas do Campo: as Identidades de Gerações
Coordenador: Daniel Granada da Silva Ferreira

Utilizar a arte e os meios de divulgação e comunicação a fim de expandir a cultura do campo, valorizando as raízes e nos fazendo relembrar das identidades culturais do Planalto Serrano Catarinense.

Desenhando e desvendando fungos Fitopatogênicos
Coordenadora: Adriana Terumi Itako

Incentivo de estudantes no processo de criação artístico-cultural na temática de ilustração científica de microrganismos, principalmente dos fungos causadores de doenças em plantas.

Laboratório de Anatomia Animal de Portas Abertas para a Arte: uma proposta de  integração entre artistas e estudantes
Coordenadora: Rosane Maria Guimarães da Silva

Atividades de interação entre a universidade e a comunidade através de uma proposta que abre as portas do Laboratório de Anatomia Animal do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina aos artistas e estudantes da região.


Campus Joinville


Difusão da ciência e tecnologia no espaço de ciência e tecnologia III
Coordenadora: Tatiana Renata Garcia

O Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT), localizado no Campus Joinville, visa fortalecer a interação entre a Universidade a e sociedade, buscando contribuir para popularização da ciência e tecnologia. O ECT conta com atrações relacionadas com o meio ambiente, energias renováveis e tecnologia. Os visitantes podem interagir com maquetes, equipamentos de simulação, jogos, entre outros.

A ação visa promover a articulação entre a universidade e comunidade por meio de um espaço cultural interativo.

Levando ritmo e percussão para as escolas públicas e comunidade de Joinville
Coordenadora: Maria Simone Kugeratski Souza

A ação busca contar e preservar o samba e sua tradição levando sua história à comunidade externa, e dessa forma resgatar a percussão como recurso musical popular e democrático. Além disso, a proposta busca envolver acadêmicos em ações sociais, a fim de ampliar alternativas para os jovens que se vêem inseridos em um meio de oportunidades desiguais, e ações além da sala de aula para os universitários envolvidos no projeto.


Centro de Ciências Agrárias – CCA


Do paisagismo à arte visual na agrofloresta: Onde o resgate das culturas alimentares converge com a produção de matérias primas artísticas no CCA-UFSC
Coordenador: Ilyas Siddique

Projeto de extensão que busca dar continuidade às ações de agricultura urbana realizadas no Centro de Ciências Agrária, apresentando e mobilizando a comunidade para novas experiências.  A ação objetiva promover e apoiar a criatividade da comunidade do entorno do CCA para se expressar artisticamente através da agrofloresta, integrando paisagismo, artes visuais, resgate da cultura alimentar popular, produção de matérias primas artísticas e comunicação audiovisual.

Tecelagem artesanal de lã ovina e vivências em agroecologia para jovens e adultos com deficiência mental: Experienciando os ritmos da natureza e construindo autonomia.
Coordenadora: Patrizia Ana Bricarello

Promover a inclusão de jovens e adultos portadores de deficiência mental através da participação em oficinas de tecelagem artesanal de lã ovina e em vivências em agroecologia. As oficinas serão fundamentalmente práticas e propiciarão a capacitação do público ao trabalho artesanal com a lã ovina sob um contexto experiencialmente terapêutico.


Centro de Comunicação e Expressão – CCE


 XIII Semana acadêmica de cinema: Cinema, gênero e raça
Coordenadora: Alessandra Soares Brandão

Em sua 13ª edição, a Semana de Cinema traz como tema principal o estudo de gênero e raça no fazer e pensar a arte cinematográfica, funcionando como um fio condutor para problematizar, debater e racionalizar temas tão atuais quanto pertinentes ao saber artístico e político do período em que estamos vivendo.

A canção brasileira do século XX aos dias atuais: programa essa é pra tocar na rádio
Coordenador: Marcos Antonio Rocha Baltar

Anima Jam Floripa
Coordenador: Wiliam Machado de Andrade

Projeto que incentiva a união de alunos de todos os cursos de graduação, além da comunidade que divide o interesse por animação. A proposta consiste em formar equipes e produzir curtas animados seguindo um tema específico em um período previamente definido no início ou fim de cada semestre, incentivando a competitividade e disseminação de experiências.

Antropofonia
Coordenador: Rodrigo Garcez da Silva

Programa de TV multiplataforma (TV aberta, pay tv e web série) dedicado à cena musical e sonora do estado de Santa Catarina, contemplando entrevistas em estúdio, apresentações musicais e externas. Seu escopo abrange desde a música popular à erudita, passando por experimentalismo e paisagens sonoras.

Arquivamento, licenciamento, curadoria e difusão das obras de animação realizadas na UFSC
Coordenador: Gustavo Eggert Boehs

Promoção ações que contribuam para o adequado armazenamento, licenciamento, curadoria e difusão de obras audiovisuais de Animação produzidas como resultados de atividades letivas de cursos de graduação da UFSC. A atividade objetiva proporcionar à comunidade Universitária e a sociedade em geral acesso ao conteúdo artístico e cultural produzido pelos alunos da UFSC.

Cineclube Rogério Sganzerla
Coordenadora: Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto

Exibições e debates de filmes de difícil acesso e variadas temáticas. As sessões são gratuitas e acontecem regularmente nas terças-feiras, às 18h30, no Auditório Henrique Fontes, do CCE – Bloco B.

Cineclube sessão de arte, à tarde na UFSC III: o auto-diretor no cinema de arte
Coordenador: Luiz Fernando Pereira

Utilizar a análise de produções fílmicas para criar a oportunidade na audiência de ampliar ou aprofundar suas referências estéticas, artísticas, políticas e sociais. O Cineclube oportuniza o conhecimento sobre diferentes diretores, suas escolhas estéticas, a direção de arte, o contexto em que suas obras foram criadas e as diferentes proposições artísticas, sociais e políticas que apresentam.

Criações Literárias Digitais
Coordenador: Alckmar Luiz dos Santos

Criação e publicação na internet da obra “Caminhos Curtos Mais Longos”. A produção faz uma reflexão sobre mobilidades político-econômicas que se formam a custa de tragédias. No caso das situações do Haiti, da Síria e da Venezuela, em que parcelas da população não tiveram outra escolha a não ser imigrar.

A proposta prevê a publicação em página aberta a todos os interessados, além de realizar uma série de iniciativas de divulgação pelas redes sociais.

Curta UFSC em Festivais 2019
Coordenador: Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes

Inscrever curtas-metragens produzidos pelos alunos do Curso de Cinema da UFSC em festivais nacionais e internacionais, para divulgar e impulsionar a produção atividade acadêmica.

Dialogando com a literatura italiana
Coordenadora: Patricia Peterle Figueiredo Santurbano

Ações de cultura que visem a integração entre a extensão e a pesquisa dentro do Curso de Letras-Italiano da UFSC.

Documenta: galeria digital interativa com documentários produzidos no Jornalismo UFSC/FASE II
Coordenadora: Maria José Baldessar

Curadoria do acervo de foto- documentários e vídeo-documentários produzidos no âmbito da disciplina TCC do Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC, no período entre 1983 ao ano 2000.

E-book – Perfis do Jornalismo – 40 anos do Curso de Jornalismo da UFSC
Coordenadora: Melina de la Barrera Ayres

Publicação de um E-book que visa resgatar e narrara às memórias do Curso de Jornalismo, por meio das trajetórias dos profissionais que por ali passaram, ali deixaram inscritas suas marcas e histórias e dali também ganharam o mundo.

Espaço Cultural Gênero e Diversidades – Gestão 2019/2020
Coordenadora: Rochelle Cristina dos Santos

Fomentar cultura por meio da produção e difusão de projetos vinculados essencialmente às temáticas de Gênero e Diversidades.

Estudos Poéticos em Língua de Sinais
Coordenadora: Fernanda de Araujo Machado

Curso de duração de um ano “Poesia em Libras” para a comunidade surda, a atividade será ministrada a distancia, utilizando grupo fechado da rede social Facebook.

A ação é oportuniza a compreensão da poesia e suas regras, seus parâmetros, de forma detalhada, assim identificando perfeitamente os elementos que a constituem.

Observa em Detalhes – Exposição multimídia itinerante
Coordenadora: Cristina Colombo Nunes

Exposição itinerante imersiva com os registros feitos pela comunidade das unidades de conservação de Florianópolis assistidas pelo Observatório de Áreas Protegidas – Observa (CFH/UFSC).

Oficina e análise e criação de canções brasileiras executadas em violão e voz
Coordenador: Marcos Antonio Rocha Baltar

Despertar senso crítico e estético para a música e poesia brasileiras, por intermédio de um programa analítico de clássicos do repertório popular brasileiro, notadamente no gênero canção executados com violão e voz.

Organização do IV Festival de Folclore Surdo
Coordenadora: Fernanda de Araujo Machado

O evento que objetiva reunir membros da comunidade surda brasileira, alunos de graduação e de pós-graduação com poetas e artistas surdos brasileiros, estrangeiros em quatro dias de participação num festival de literatura e folclore em língua de sinais.

Promoção da Cultura de Sustentabilidade na UFSC por meio de Intervenções Artísticas II
Coordenador: Luiz Fernando Pereira

Desenvolver a implantação de uma cultura ambiental por maio de abordagens envolvendo a arte e intervenções artísticas, realizadas de sala, além de proporcionar uma vivência do tema mais impactante, a fim de tornar a Universidade uma instituição mais sustentável.

Projeto Cultural Cine Paredão
Coordenadora: Clelia Maria Lima de Mello e Campigotto

Exibição de produções cinematográficas nacionais e estrangeiras, promovendo reflexões sobre a filmografia e as possibilidades de conhecimento, estabelecendo um espaço de articulação diferenciado de integração universidade e comunidade, fortalecendo os setores do conhecimento da UFSC que se utilizam do cinema como objeto de pesquisa, criação, investigação.

Projeto de montagem de Os Altruístas, de Nicky Silver
Coordenadora: Elisana de Carli

Montagem da peça “Os Altruístas”, do aclamado dramaturgo americano Nicky Silver. Nessa obra, o autor desnuda a selvageria, ainda que profundamente humana, de seus personagens que, confusos e amargurados, tentam a todo custo impor seus interesses pessoais, sem se importar com os valores éticos e morais.
A ação objetiva a prática integrada à teoria aos discentes do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, apresentando o resultado e compartilhando o processo criativo, especialmente o uso de materiais recicláveis e upcycling na confecção de cenários, figurinos, adereços com a comunidade acadêmica e o público em geral, através de Oficina.

Projeto revista Punctum
Coordenador: Luiz Felipe Guimarães Soares

Reformulação da revista Punctum, periódico do curso de Cinema. Nessa nova proposta a revista passa a ampliar seus interesses para além do cinema abordando um conteúdo contracultural. A publicação será feita pela internet além de versões impressas em texto artístico, político e crítico nos formatos de vídeo, texto, música, e foto.

Projeto Transmídia “Balança, Bruxa!”
Coordenador: André Luiz Sens

O conceito de transmídia contempla estratégias, práticas e processos coletivos na construção de mundos narrativos multimidiáticos, onde o público contribui na sua manutenção e expansão, seja no estabelecimento de conexões entre as histórias ou na produção de novos textos. Nesse sentido, o projeto objetiva pensar e desenvolver estratégias e produtos para expansão transmidiática do mundo narrativo do espetáculo musical “Balança, Bruxa!”, inspirado nas obras bruxólicas de Franklin Cascaes.

Live Flux
Coordenador: Rodrigo Garcez da Silva

Grupo de pesquisa PACT, (dedicado a arte e tecnologia), dentro das formas do live cinema e outros tipos de pós-cinemas. Em parceria com o MIS/FCC atua também na formação de público para a arte contemporânea através das performances gratuitas, debates com realizadores e oficinas.

Sarau Boca de Cena – diálogos entre literatura, música e imagem
Coordenador: Ronaldo Lima

O Sarau Boca de Cena é um evento cultural inerentemente inovador – já foi realizado em anos anteriores (2004, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2014) em parceria com a SECARTE. Conduzido por professores (dos cursos de Letras e de Animação), por estudantes da UFSC e com a colaboração profissionais do ramo das artes provindos tanto do meio acadêmico quanto da comunidade externa (como Osmar Yang, Gisele Tyba), envolve a participação de escolas públicas e da comunidade universitária em geral.

Valorizando o audiovisual indígena na UFSC
Coordenador: Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira Mendes

Realização, em comunidade indígena, de pequenos filmes dirigidos por estudantes indígenas do curso de cinema da UFSC, com a posterior exibição dentro e fora da Universidade. O objetivo é colaborar com a melhor inserção do estudante na UFSC e a melhor compreensão de sua riqueza cultural e modo de vida numa audiência mais ampla que a indígena.


Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH


 Exposição Virtual Sobre Memória e Direitos Humanos
Coordenadora: Renata Cardozo Padilha

Exposição de caráter virtual sobre a violência de Estado no período da ditadura no Brasil, a partir dos acervos digitais e pesquisas produzidas no âmbito do trabalho desenvolvido pela Comissão da Memória e da Verdade da UFSC e demais parceiros em nível Nacional e do Estado de Santa Catarina.

Los Nuestros – Um jogo de história
Coordenador: Waldir Jose Rampinelli

Oferecer de maneira lúdica, conhecimento sobre personagens históricos, lugares, culturas e cosmovisão originária da América Latina para crianças e adolescentes, através da aplicação de um jogo de cartas nas escolas públicas de Florianópolis e da confecção de vídeos de curta duração como material de apoio para a aplicação do jogo de cartas.

Projeto: Literatura Indígena II
Coordenadora: Evelyn Martina Schuler Zea

A proposta visa promover, de modo geral, ações de criação, registro, discussão e difusão de artes verbais e práticas literárias indígenas.

Proposta oficinas de artes na queimada
Coordenador: André Luiz Strappazzon

Oficinas de artes para crianças, jovens e adultos, em que realizam-se atividades com linguagens artísticas variadas, como papel colê, pinturas, graffiti, cerâmica, produção artesanal de colares em diferentes técnicas, tais como o crochê e o macramé.
A atividade é uma ação conjunta entre o Departamento de Psicologia da UFSC, CRAS-Prainha e a Cooperativa da Queimada, que atuam em encontros semanais junto à comunidade do Morro da Queimada.

Renda de Bilros em Florianópolis: Arte, cultura e tradição
Coordenador: José Messias Bastos

Resgate histórico-geográfico da atividade cultural da renda de bilro em Florianópolis, destacando a arte da renda de bilros em seus diversos usos e expressões. Através de visitas e exposições a escolas, instituições públicas e privadas, com exposição fotográfica, vídeo e prática de renda da bilros.

Utu Suru Baco Smica – Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS 2019
Coordenador: Marcos Eduardo Rocha Lima

A ação realiza oficinas abertas à comunidade, com o intuito de promover o aprendizado e a experimentação da música, especialmente em sua interface com o teatro, através de atividades lúdicas de improvisação e criação.


Centro Socioeconômico – CSE


Circuito de Cinema Latino-americano e Caribenho Alí Primeira (CIRCULA)
Coordenador: Nildo Domingos Ouriques

Atividade de extensão que realiza periodicamente projeções e debates de filmes latino-americanos, difundindo e divulgando o cinema produzido no continente.

Legendas em português de filmes para ampliar a cultura econômica
Coordenador: Wagner Leal Arienti

Realizado desde o ano de 2012, o projeto consiste em formular legendas em Português de filmes com temática em Economia. A proposta é selecionar filmes, de domínio público, que abordem temas econômicos com uma visão alternativa, se contrapondo ao discurso hegemônico e oficial, permitindo o acesso a filmes e documentários alternativos, ao disponibilizar legendas em Português.

SiEM – Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio
Coordenadora: Patricia Fonseca Ferreira Arienti

Projeto de extensão que busca simular as principais mesas de debate e tomadas de decisão nas organizações internacionais tal qual a Assembleia Geral da ONU, o Conselho Especial das Nações Unidas para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários (SOCHUM), o Conselho de Segurança das Nações Unidas e entre outras.


Centro de Ciências da Educação – CED


 VIII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil – (R)e(X)istências literárias na  contemporaneidade – (SLIJ)
Coordenadora: Caroline Machado Momm

Efetivar a realização do VIII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VIII SLIJ) e do IV Seminário Internacional de literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (IV SELIPRAM): (R)es(X)istências literárias na contemporaneidade. O evento objetiva reunir pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.

Arte e cultura na formação universitária e no território
Coordenadora: Monica Fantin

Desenvolvimento de ações artísticas e culturais em diferentes espaços formativos da universidade e no território de modo a estimular a participação de estudantes e professores em diferentes projetos no âmbito da arte e cultura.

Espaço Estético – Colégio de Aplicação UFSC
Coordenadora: Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa

Projeto de ensino e extensão de caráter permanente para viabilizar exposições que refletiam sobre a pesquisa em artes visuais, abrindo espaço para interações do universo escolar com o seu entorno.

Na Roda da Vida: Capoeira e Resistência
Coordenadora: Danuza Meneghello

O projeto objetiva desenvolver atividades de extensão nos núcleos localizados no Centro de Desportos (CDS/UFSC) e no Colégio de Aplicação (CED/UFSC) direcionada a toda comunidade universitária e, principalmente, às comunidades que circundam a UFSC. As ações da proposta contemplam encontros culturais e socioeducativos.

Procura-se um Leitor
Coordenadora: Arlyse Silva Ditter

A ação visa promover oficinas de escrita crítica e literária sobre e junto à escritores contemporâneos de Santa Catarina, inserindo seus participantes na cena cultural da cidade de Florianópolis e Santa Catarina, por meio de um conjunto de ações que entrelaçam alunos, professores e escritores no ciclo: leitura, escrita, publicação, apreciação crítica, divulgação.