Espetáculo | O Pequeno Príncipe

Contato:
Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Espetáculo “O Pequeno Príncipe”. Foto: Maurício Garcias

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 14h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o espetáculo infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe.  A apresentação gratuita faz parte do projeto Circulação Teatral SC realizada por meio do Incentivo Estadual do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, em Florianópolis as apresentações contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE). O espaço possui acessibilidade e o espetáculo terá intérprete de Libras.

Numa remontagem da primeira versão de 2017, o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe” aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto.

Os convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308.

O Pequeno Príncipe

Escrita em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe é considerado um dos maiores clássicos da literatura universal. A obra foi adaptada para o teatro pelo Dromedário Loquaz em uma encenação com intensa força poética, ênfase no trabalho dos atores, trilha sonora original, e animação inspirada nas conhecidas aquarelas de Saint-Exupéry como recurso cenográfico. O espetáculo alcançou sucesso de público em cidades catarinenses e participou, em 2018, do 22º FENATIB – Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau.

A remontagem de O Pequeno Príncipe retoma o contato do grupo com o público infantil e homenageia o ator Sérgio Bellozupko, integrante do Dromedário Loquaz que atuou na montagem original e faleceu em abril de 2020.

Espetáculo “O Pequeno Príncipe”. Foto: Maurício Garcias

No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

Teaser espetáculo O Pequeno Príncipe

Sobre o grupo

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis – SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.

>> Serviço

O quê: Espetáculo – O Pequeno Príncipe
Quando: 05/10/2023 | quinta-feira – 14h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo