Agenda Cultural
Evento aberto para participação. É necessário trazer instrumento musical.
Classificação livre.
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Coral da UFSC. Foto: divulgação DAC/SeCArtE
Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o Coral da UFSC, grupo musical do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, disponível de 20 de março a 2 de abril de 2025. A confirmação da participação na etapa de entrevista será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição. As entrevistas serão individuais e acontecerão por ordem de chegada na Igrejinha da UFSC, no dia 3 de abril, quinta-feira, a partir das 15h. Todos que tiverem interesse e disponibilidade serão bem-vindos para participar do Coral. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igrejinha da UFSC. O início das atividades está previsto para o dia 8 de abril.
>> Sobre o Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Atualmente o Coral está sob coordenação e regência de Felipe Soares.
>> Sobre o Regente
Luiz Felipe Guimarães Soares é professor titular do Departamento de Artes da UFSC, onde leciona, entre outras disciplinas, Canto Coral e Trilha Sonora. Doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Udesc, bacharelando em Piano da Udesc. Tem experiência de regência Coral no Outro Coro e no Madrigal Udesc, tendo por mestres, André Pires, Cristina Emboaba, William Guedes, Per Ekhedal, Leo Marques e Ângelo José Fernandes.
>> Cronograma
Inscrições: de 20 de março a 2 de abril de 2025 | gratuitas por meio do formulário eletrônico
Entrevistas individuais: 3 de abril | na Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Início das atividades: previsto para o dia 8 de abril
Mais informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Primeira edição da Roda de Choro na Igrejinha da UFSC. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 11/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (CDS/UFSC-CNPq) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), com apoio do Programa Escala Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam para o concerto Piano: coração e alma, de José María Lalo Vallina (Argentina), que será realizado no dia 16 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h:30, na Igrejinha da UFSC.
Muito mais do que um concerto de piano, o espetáculo abre uma janela musical através de um vasto repertório, combinando música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de sua autoria, juntamente com obras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola.
Além do repertório de autores “clássicos”, também combina com obras da música latino-americana: folclore, boleros e tango; assim como as músicas dos Beatles. Isso oferece um repertório musical amplo e emocional, no qual o virtuosismo é permanentemente combinado com o sentimento. O intérprete e compositor convida os ouvintes a se reconectarem com suas próprias emoções e memórias em um diálogo constante entre a música e o coração. O espetáculo vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o professor, doutorando e pianista José María Lalo Vallina (UNCOMA-UNLP/Argentina) está desenvolve na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação que realiza em nossa instituição por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).
O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Serviço
O quê: Piano: coração e alma
Quando: 16/04/2025 | quarta-feira | 19h:30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Programa de Pós-graduação em Educação | ppge.ufsc.br | ppge@contato.ufsc.br
A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.
O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.
O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira
Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.
Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.
Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.
Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.
A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 16/05/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.
Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.
As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.
>> Serviço
O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc
No dia 28 de maio, quarta-feira, a banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, evento que reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Jubarte Elevador
Presente na cena local do rock autoral, Jubarte Elevador é um projeto formado por quatro integrantes: Antonio Felipe de Jesus Bernardo (bateria), Gabriel Oliveira (contrabaixo), Vinícius Fontes (guitarra) e Igor Gustavo Burg (vocais). O grupo se conheceu em Florianópolis, Santa Catarina, e mantém essa formação oficial desde 2023.
A banda já participou de diversos eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural, no centro da capital catarinense, além de levar sua música a casas de shows da cidade. O projeto busca construir músicas brasileiras dentro do gênero rock psicodélico e, às vezes, progressivo, trazendo influências de bandas como Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Mutantes, Som Imaginário e outros nomes que difundiram esse estilo musical no Brasil.
O repertório da banda é composto por músicas autorais, e embora já tenham mais de 18 faixas, ainda não lançaram um álbum oficial. No momento, contam apenas com uma versão demo, disponível nas plataformas digitais de música, que pode ser encontrada pelo título: “No Meu Planeta” – Jubarte Elevador. O som da banda traz diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Jubarte Elevador
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | as 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
Mais informações e contatos da banda:
Instagram: @jubarteelevador
E-mail: jubarteelevador.oficial@gmail.com
O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.
A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça: ler para se libertar – As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br
No dia 18 de junho, quarta-feira, a banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Formada em Palhoça-SC no ano de 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.
Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem até a bandas bailes e suas nostalgias, sempre mantendo uma identidade própria e [relevante. Suas letras em português abordam temas universais ressoando especialmente com a juventude brasileira, questões de saúde mental e autoconhecimento.
A Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e logo no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem como destaque as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.
Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’ n Didge organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus onde fizeram uma participação especial e Desgosto onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.
Os meninos seguem firme em sua missão de levar sua música para novos horizontes, sempre buscando evoluir e se conectar cada vez mais com seus fãs. Com novos projetos e lançamentos no horizonte, virão em breve um single novo (no próximo mês), um EP inédito, um projeto acústico audiovisual, videoclipes e materiais que mostram os bastidores da banda, como o processo de composição e gravação das músicas e ensaios.
A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Cambirela
Quando: 18/06/2025 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
>> Mais informações e contatos da banda
Mídias sociais: Instagram | Spotify | YouTube
WhatsApp: 48 99133-9119
O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, tendo a sua estreia no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC – no dia 8 de julho, às 20h30, com retirada de ingresso no site ou aplicativo Sympla. O pianista se apresentará nas cidades catarinenses de Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.
O projeto cultural Piano Apassionato tem como eixo central a paixão que envolve o universo do Piano. Cada apresentação é uma celebração desse sentimento intenso que atravessa diferentes dimensões da experiência musical.
A apresentação envolve: a paixão que impulsiona os compositores a criar obras dedicadas ao piano; a paixão inspiradora que move os intérpretes a estudar profundamente o repertório e a compartilhá-lo com o público; e, por fim, a paixão do ouvinte, que se inspira a escutar e entender a beleza e expressividade da música para piano solo.
Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.
Na primeira parte, o pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, Cirandinha, O Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.
Segundo o artista, a proposta de trazer essas músicas para o palco do recital de piano solo busca criar uma conexão direta com o público, despertando a identificação imediata ao reconhecer melodias familiares em um novo contexto sonoro. “Ao ouvir algo que remete à infância ou à cultura popular, o público se aproxima mais do intérprete e da proposta artística do concerto”, afirma Dietrich.
Na segunda parte do programa, o recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.
Integram o repertório o Intermezzo nº 2, Op. 118, de Johannes Brahms, uma das composições mais líricas e introspectivas do autor. Com sua melodia delicada e envolvente, a obra evoca sentimentos profundos de ternura, amor e paixão, revelando a faceta mais íntima e emocional de Brahms.
Outra obra de destaque no programa é a célebre Clair de Lune (Clarão da Lua), de Claude Debussy. Inspirado pelo brilho suave da lua refletido em diferentes paisagens e atmosferas, Debussy criou uma das peças mais conhecidas e poéticas da música erudita, marcada por sua beleza etérea e delicada expressividade.
O repertório da apresentação inclui, também, obras do compositor Frédéric Chopin, consagrado como o “Poeta do Piano” por sua sensibilidade e lirismo musical. O pianista interpretará o Noturno Op. 72 nº 2, uma de suas delicadas valsas e a célebre Polonaise Héroica Op. 53, peça emblemática que expressa vigor, amor a sua pátria: a Polônia e, virtuosismo.
Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorização das tradições populares brasileiras apresentada na primeira parte do recital. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.
>> Serviço
O quê: Piano Appassionato – Recital de Piano Alexandre Dietrich
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação: Livre
Currículo Alexandre Dietrich
Alexandre Dietrich iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, sob a orientação de Margaret Dhein. É graduado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde também obteve o título de Mestre em Música. Atualmente, é doutorando no curso de Música/Processos Criativos do CEART/UDESC, sob a orientação da Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Com protagonismo artístico/musical, atua não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil e no exterior. Sua carreira internacional teve início em 2003, quando, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, participou do “I Atelier Pianístico” em Bordeaux, França. Em 2007, retornou à Europa para uma turnê de piano solo, realizando apresentações em Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas.
No início de 2009, apresentou-se nos Estados Unidos ao lado do cantor Fernando De Carli. O duo realizou concertos nas cidades de Athens (Geórgia), no Edge Hall, e Roanoke (Virgínia), no Talmadge Recital Hall. Em 2010, Alexandre voltou aos Estados Unidos, a convite da University of Georgia, como aluno intercambista no curso de “Music Performance”, sob a orientação do pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Nesse período, participou também do “Brazilian Festival” na University of New Orleans, em New Orleans, e, em março, se apresentou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), a convite do Consulado Brasileiro e da própria universidade. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater, em Los Angeles.
Em 2011, lançou seu primeiro CD, Cantabile, com obras de Francisco Mignone, Frederic Chopin, Robert Schumann e Heitor Villa-Lobos. Em 2015, Alexandre retornou à Europa, realizando apresentações em Lisboa, no Palácio Foz, e, em setembro, em Hamburgo (Alemanha), na Kirchengemeinde Altona Ost, com recepção positiva de público e crítica.
Em 2017, destacou-se com sua turnê internacional, que incluiu recitais de piano solo na Costa Rica, nas cidades de San José e Torreallba, seguidos por apresentações em Milão e Lisboa. Em maio de 2018, apresentou-se no Festival Apollo Internacional de Artes, realizado em Alexandria/Washington DC, EUA, com o recital de piano solo abrindo o evento.
Ao longo de sua carreira, Alexandre Dietrich desenvolveu diversos projetos culturais no Brasil e em Santa Catarina, incluindo: “Pianíssímo”, “O Chorinho de Ernesto e Francisco”, “Cantabile”, “Pequenos Grandes Ouvintes I, II, III”, “Florianopianos”, “Florianópolis em Canto e Piano”, “Ciclo Chopin”, “Canções de Amor em Canto e Piano”, “Italianíssimo”, “Duo Mignone Dietrich”, “Piano a 4 Mãos”, “Canções pelo Sul do Brasil”, “Música para Todos”, “Piano Agitato”, “Os Quatro Cantos de Santa Catarina”, “Alexandre Dietrich e o Piano”, “Turnê Europeia Alexandre Dietrich” e “Tangos e Valsas”.
O trabalho artístico do pianista também se destaca no desenvolvimento da acessibilidade e democratização da música de concerto, através da organização e execução de mais de 500 recitais didáticos voltados para crianças e jovens, promovendo a socialização da arte, ampliando significativamente o acesso da sociedade à música erudita.
Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros, como Carlos Alberto Vieira (SC), Daniel Bortholossi (SC), Fernando Mathias (SP), Giovane Pacheco (SC), Gustavo Fontes (SC/SP) e João Evangelista (SC).
Na próxima sexta-feira, 18 de julho, às 18h, a Igrejinha da UFSC recebe a quarta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Sobre a Roda de Choro UFSC:
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 18/07/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br
Atualizado 18/07/2025 – 08:40 – Ingressos esgotados
Na quinta-feira, 24 de julho, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação é gratuita. Visto que o número de vagas era limitado, todos os ingressos já foram retirados.
>> Sobre o espetáculo:
O programa apresenta a “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. Mais do que um exercício de contraponto, essa coleção de fugas e cânones revela a profundidade espiritual e a precisão arquitetônica do barroco alemão. A OFiC interpreta a obra com a delicadeza e o rigor que ela exige, evidenciando sua atemporalidade.
O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.
A OFiC também interpreta o intenso Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.
Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone. Uma oportunidade única para vivenciar a riqueza e a diversidade do repertório sinfônico em um espaço de grande valor histórico e acústico.
>> Sobre a OFiC:
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 24/07/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito – Ingressos esgotados
Informações: Instagram | Site do evento
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 9 de agosto, sábado, às 20h, na Igrejinha da UFSC, um recital com o violonista italiano Giacomo Copiello. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Sobre o artista:
A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
>> Sobre o projeto Igrejinha Musical:
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. A Igrejinha Musical apresenta quinzenalmente durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Para mais informações, acesse o site do DAC ou o Instagram da Igrejinha Musical.
>> Sobre o serviço:
O quê: Igrejinha Musical | Recital com violoncelista Giacomo Copiello
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 09/08/2025 | sábado | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto | Instagram do artista
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Giacomo Copiello
De 11 a 14 de agosto, das 9h às 19h, o hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis, sediará um dos mais importantes eventos literários do calendário acadêmico: a Feira do Livro da UFSC. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio entre editoras universitárias de todo o Brasil e promover a democratização do acesso à leitura, oferecendo livros com descontos de 50% ou mais.
O evento, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC) em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e o III Festival Literário da UFSC (Flufsc), contará com a presença de renomadas editoras, como as da UFPR, UFMG, Unesp, Fiocruz, Unicentro, Unifesp, UFABC, Edusp, Eduem, Editus, Eduepa, Edufscar, PUCPress e Caminho de Dentro.
Além da ampla oferta de livros, a programação da feira inclui lançamentos de obras, palestras, apresentações culturais e homenagens. Entre os destaques estão a apresentação dos atores Ney Piacentini e Alexandre Rosa, que interpretarão trechos da obra Infância, de Graciliano Ramos, seguida de um debate sobre literatura e teatro. Também haverá discussões sobre literatura e cinema, com Fernando Oriente, e literatura e música, com Carlos Eduardo Martins. Uma homenagem especial será dedicada ao escritor, jornalista e ex-diretor da EdUFSC, Salim Miguel, em celebração ao seu centenário, comemorado em 2024.
Com atividades para todos os públicos, a Feira do Livro da UFSC promete ser um ponto de encontro entre literatura, cultura e conhecimento, promovendo o diálogo entre leitores, autores e editoras.
Programação (sujeita a alterações):
11/08 (segunda)
9h: Abertura oficial
12h30: Pagode do Aplicação
14h: Literatura e Cinema (Fernando Oriente)
17h30: Lançamento de livros
12/08 (terça)
Manhã: Atividade cultural
12h30: Companhia de dança
17h30: lançamento de livros
13/08 (quarta)
10h30: Aula “Lendo Salim Miguel para o Vestibular da UFSC”, com a professora Luciana Rassier, voltada para candidatos ao vestibular da UFSC/IFSC 2026
12h30: Geosamba
14h: Literatura e Música (Carlos Eduardo Martins)
18h: Arrasta ilha
14/08 (quinta)
13h: Orquextra
14h: Espetáculo “Infância”, de Graciliano Ramos (Ney Piacentini e Alexandre Rosa) e posterior debate sobre Literatura e Teatro, com os artistas.
17h30: Apresentação do Coral da UFSC
19h: Encerramento
>> Sobre a EdUFSC
Fundada em 1980, consolidou sua marca no mercado editorial nacional disseminando o conhecimento científico, cultural e artístico desenvolvido nas universidades ou fora delas, por meio da produção e comercialização de livros a preços acessíveis, especialmente aos acadêmicos, mas também ao público interessado em geral. Entre seus principais autores, estão professores e pesquisadores da UFSC, das diversas áreas – Filosofia, Literatura, Engenharia, Física, Matemática, entre tantas outras –, e artistas catarinenses, como Salim Miguel e Silveira de Souza. Embora valorize o conhecimento produzido na UFSC e a cultura catarinense, a Editora da UFSC busca também o intercâmbio de conhecimento com outras universidades e com escritores de destaque no cenário nacional e internacional.
Para mais informações, acesse o Site e Instagram da Editora da UFSC.
Serviço:
O quê: Feira do Livro da UFSC
Quando: de 11/08/2025 a 14/08/2025, das 9h às 19h
Onde: Hall e Auditório da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Entrada: Evento gratuito com entrada franca
Mais informações: Site da Editora da UFSC | Instagram
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe a quinta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 15/08/2025 | sexta-feira | 18h30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Festival Literário da UFSC – Flufsc, na sua terceira edição, neste ano de 2025 se reinventou e se ramificou, entrelaçando-se com outros eventos, entre eles a Feira do Livro da UFSC que ocorreu nos dias 11 a 14 de agosto e o 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras a ocorrer entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro na UFSC. E em 3 de setembro, com o subtítulo A poesia (que) nos devora dedicar-se-á um dia para a reflexão do poético na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis.
O objetivo do III Flufsc é provocar um espaço de debate sobre a o fazer poético nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência de escritores nacionais e internacionais com o gênero.
A programação contará com roda de conversas e lançamento de livros que tenham a poesia como diálogo.
Programação
3 de setembro de 2025 | quarta-feira
Teatro Carmen Fossari
9h30min | Abertura – palco aberto
10h | Roda de conversa
A UFSC em Poesia
George França, Patricia Peterle, Priscila F. Prado, Lino Peres
Mediação: João Nilson Alencar
14h | Roda de conversa
Descentros Poéticos
Ailton Moreira, Suelen Vieira, Mariana Queiróz
Mediação: Yannick Frederico
16h | Roda de conversa
A Poesia nos Coletivos
Marcio Souza e Márcia Feijó – Retintos
Flávia Quintanilha e Marlene de Faveri – Mulherio das Letras SC
Mediação: Rosane Cordeiro
19h | Perfomance
“Com quantos paus se faz uma carreira”
Énia Lipanga
Igrejinha da UFSC
20h | Lançamento de livros
*Programação sujeita a alterações.
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Programa de Extensão Ponteio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Igrejinha da UFSC, recital com a violonista Marisa Sardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
>> Ponteio
O Programa de Extensão Ponteio da Udesc é uma iniciativa dedicada ao enriquecimento da formação em violão, oferecendo master classes com artistas renomados/as, performances artísticas e abertura à participação da comunidade. Ao complementar a formação acadêmica dos/as estudantes e promover a apreciação cultural, o Ponteio desempenha um papel vital no desenvolvimento musical e na difusão da arte do violão na sociedade.
>> Serviço
O quê: Igrejinha Musical | Recital Marisa Sardo
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 10/09/2025 | quarta-feira | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | @dac.secarte.ufsc – @igrejinhamusical – @ponteio.udesc – @marisasardoguitar
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Marisa Sardo
Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.
A sessão desta quinta-feira, 11 de setembro, exibe o filme Eglê. Após o filme haverá bate-papo com a diretora Adriane Canan. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.
>> Sobre o filme:
Eglê é muitas. Poeta, escritora, editora, tradutora, comunista, mãe, companheira, roteirista, professora perseguida e presa pela ditadura civil-militar. Uma trajetória de coerência e generosidade. Uma catarinense que abriu caminho para muitas mulheres. Aos 95 anos, conta sua história de luta e esperança.
>> Sobre a diretora:
Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção.
>> Eglê – Trailer
>> Serviço
O quê: filme Eglê | Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos
Quando: 11/09/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: salimmiguel100anos.com.br
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O dueto, ativo desde 2013, tem se destacado no cenário da música de câmara brasileira, realizando apresentações no Brasil e no exterior, além de promover oficinas para jovens músicos.
O Duo Titton Zamith tem como foco a valorização da música de câmara brasileira, promovendo a cultura nacional por meio de interpretações dedicadas e envolventes. A dupla destaca-se por apresentar repertórios que abrangem desde compositores consagrados até obras contemporâneas pouco exploradas, contribuindo para a difusão do conhecimento musical no país.
>> Sobre Titton-Zamith
João Titton é doutorando pela UNICAMP, mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP. Atualmente, é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de grupos como o Quarteto Brasilis e o Quinteto de Cordas de Curitiba, e atualmente integra o Quarteto Cruz e Souza. Como spalla e solista, já se apresentou em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmonia SC e a Orquestra do Estado do Mato Grosso. João também participa como professor em festivais nacionais, como o FEMUSC e o Festival Internacional de Música de Gramado.
Maurício Zamith é pianista e professor do Departamento de Música da Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Durante sua carreira, foi premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara e produziu o CD Tempo Composto, com obras de professores da Udesc. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produções artísticas na área.
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
>> Serviço
O quê: Igrejinha Musical | Recital Duo Titton-Zamith
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2497 | Instagram DAC – Instagram Igrejinha Musical
Canais do YouTube: Igrejinha Musical
No dia 15 setembro, segunda-feira, às 20h a Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o projeto Show Lado B. O evento é livre e gratuito para toda a comunidade.
O projeto Show Lado B é o trabalho autoral do músico, compositor, pianista e cantor florianopolitano Bernardo Flesch, que explora vários gêneros de forma inventiva, tendo na essência a mistura de estilos musicais brasileiros, por vezes de forma inusitada, envolvendo samba, reggae, funk, forró, rock, entre outros. O Show Lado B é um espaço de encontros entre ritmos, histórias e pessoas. Misturamos gêneros populares com requinte e personalidade, revelando a riqueza da diversidade musical brasileira. A proposta dialoga com a contemporaneidade e com a quebra de barreiras sociais e artísticas, focando na música como um elo afetivo, capaz de unir diferentes mundos.
Bernardo Flesch realizará um show com duração de uma hora aproximadamente, apresentando suas músicas autorais. Estará acompanhado da banda formada pelos músicos: Caio Domingues (guitarra), Vinícius Valverde (bateria) e Vicente Reis (baixo). Além disso, a artista Cassiani Tasca, que é cantora, compositora e produtora cultural da Ilha de SC, fará participação especial no show.
O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura, valorizar a diversidade musical catarinense e apresentar a sonoridade e composições próprias do artista Bernardo Flesch.
A proposta Show Lado B é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB, 2024.
>> Equipe técnica
Manu d’Eça – fotógrafa
Daniel Olivetto – designer gráfico
Juliano Zanotelli – assessor de imprensa
Bárbara Kristensen – produção executiva
Cassiani Tasca – coordenação geral
O projeto de extensão FantastiCatarina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o Clube de Leitura dos Horrores, que retorna às atividades em 18 de setembro, às 18h30, na sala 213 do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O debate do próximo encontro será sobre a obra de horror gótico O grande deus Pã, de Arthur Machen. A Editora DarkSide, apoiadora do projeto, colaborou com brindes para os mediadores de leitura e para sorteio entre os participantes da leitura crítica.
>> Sobre o FantastiCatarina:
O projeto reúne pessoas que compartilham a paixão pelo medo e pela forma intrigante como o fantástico e o aterrorizante revelam muito sobre a sociedade. Interessados(as) em participar dos debates podem comparecer aos encontros programados na agenda do FantastiCatarina. No segundo semestre de 2025, as reuniões acontecem uma vez por mês até dezembro.
O projeto também realiza oficinas, rodas de conversa e minicursos promovidos pelo grupo. As atividades são gratuitas, abertas ao público e com certificação.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
>> Serviço:
O quê: Clube de Leitura dos Horrores
Onde: Sala 213, Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 18h30
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram
Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 18:30h, a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 19/09/2025 | sexta-feira | 18:30h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br
Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.
Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.
A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.
>> Inscrições para oficinas e atividades
O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”
Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.
>> Eventos parceiros
Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).
Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.
Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.
A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional — características que se refletem fortemente em seus livros e na sua música. Em “Brincadeiras à parte”, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, segunda-feira na Igrejinha da UFSC, a partir das 18h com entrada gratuita para o público.
Celebrando 20 anos de carreira, Letrux insere na obra pequenas pausas entre os textos, funcionando como interlúdios que convidam o leitor a respirar e refletir. Este é o seu segundo livro publicado pela Planeta, após “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, que reúne textos, poemas e aforismos.
A escrita de Letrux dialoga com a poesia marginal e o verso livre, incorporando uma sensibilidade moderna que trata de feminismos, questões de gênero, afetos líquidos e o esgotamento da vida contemporânea. Seus livros e músicas se entrelaçam, criando uma obra híbrida, ao mesmo tempo pop e literária, que ressoa especialmente entre leitores que buscam uma voz honesta, desafiadora e profundamente humana.
“Supostamente livre, louca… sinto Letrux assim. E chega junto uma figura atraente, desafiadora e talentosíssima. Difícil resistir. Molhada, moderna, Letrux é feita pra levar.”
– Marina Lima
“Multiartista é pleonasmo: toda arte é múltipla, todo artista é um multiartista… Letrux, por exemplo, já se apresenta desdobrando identidades – menos jogo de espelhos, mais carteira desdobrável de camelô – popular e democrática como ‘estauta’ alabastrina. Sou fã confesso… Let’s do it.”
– Pedro Bial
>> Ficha técnica:
- Título: Brincadeiras à parte
- Autor: Letrux
- ISBN: 978-85-422-3754-2
- 176 páginas | R$ 39,90
- Editora: Planeta
>> Sobre a autora:
Letícia Novaes, a Letrux, é referência na música independente contemporânea. Com quatro álbuns lançados, incluindo o finalista ao Grammy Latino de 2020, Letrux é cantora, compositora, atriz, escritora e poeta. Seus livros publicados incluem “Zaralha – abri minha pasta” (2015), “Tudo que já nadei” (2021) e “Brincadeiras à parte” (2025). Em seus trabalhos, Letrux discute questões de gênero, feminismo e direitos humanos, refletindo sobre o tempo presente de forma sensível e provocadora.
>>Sobre a editora:
A Editora Planeta Brasil, parte do Grupo Planeta fundado há 70 anos em Barcelona, é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo. Com mais de 1.500 livros publicados no país, abrange gêneros de ficção e não ficção através de nove selos editoriais, incluindo Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.
>>Serviço
O quê: Lançamento do livro Brincadeiras à parte – Letrux
Quando: 29/09/2025 | segunda-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Nathalia Bottino – 
Barbara Novaes – 
Leticia Cangane – 
A Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.
O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.
>> Sobre o evento:
Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.
Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.
Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.
>> Programação:
I. Ludwig van Beethoven:
- Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
- 32 variações em Dó Menor, WoO 80
II. Schubert/Liszt:
- Erlkönig
- Gretchen am Spinnrade
III. Gábri Mesquita
- Choro do Besouro
IV. Villa-Lobos
- Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
- Dança do Índio Branco
>> Sobre os idealizadores do Concerto:
Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.
>> Serviço:
O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, ingressos estão esgotados
Contato: mariaborges@yahoo.com
O projeto Três tempos para quatro mãos apresenta na Igrejinha da UFSC, no dia 8 de outubro de 2025, quarta-feira, às 19h, o recital didático com o Duo Machado-Carvalho.
A apresentação gratuita traz um panorama da música de câmara para piano a quatro mãos, com repertório que percorre o século XVIII ao XX, passando por Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla, até chegar às ricas sonoridades da música latino-americana.
O programa valoriza especialmente composições brasileiras com raízes afro-indígenas, como a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu de Tia Inah (Machado Sandoval) e o Ragtime Pianola de Sinhô (José Barbosa da Silva). Muitas dessas obras são pouco difundidas nos programas de concerto tradicionais, como a versão para piano a quatro mãos do Maracatu, recentemente disponibilizada pelo Instituto Piano Brasileiro.
>> Sobre o Projeto
O projeto Três tempos para quatro mãos busca democratizar o acesso à música de concerto, e contará com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade a diferentes públicos.
>> Serviço
O quê: Recital didático | Projeto Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho
Quando: 8/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto a comunidade
Acessibilidade: Apresentação contará com interpretação em Libras
Informações: @duomachadocarvalho
A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.
Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.
O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).
O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.
>>Serviço
O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).
O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.
A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço
O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500














