O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Agenda Cultural

jul
8
ter
Peça Teatral | “Em busca da Magia” – Reservada para escolas @Teatro Carmen Fossari
jul 8@16:15 – 17:15

A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).

>> Sinopse

Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.

>> Ficha técnica

Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC:  Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos

Espetáculo | ‘Telas em Vida: Pintando movimentos’ @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
jul 8@19:00 – 21:00

O espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos será realizado nesta terça-feira, 8 de julho, às 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O objetivo é celebrar a arte brasileira por meio de coreografias de Ginástica para Todos, em uma experiência que transforma o corpo em pinceladas de expressão e liberdade. A entrada é gratuita. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo link disponibilizado na bio do Instagram do GinasticArte.

Cada coreografia foi inspirada em obras de arte e artistas brasileiros e brasileiras, como Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Salim Miguel, Rita Ximenes, Antônio Nicolielo, Flávio Cardozo, e tantos outros que coloriram a identidade cultural do Brasil. No palco, o movimento transformará em corpo o que antes foi tinta, verso, melodia — agora reinventado em cada cena que se cria.

O evento é organizado pelo projeto de extensão GinasticArte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), coordenado pela professora Patrícia Luiza Bremer Boaventura. Na composição do espetáculo, participarão as turmas do GinasticArte e outros convidados, como o grupo Criarte, do Projeto de Extensão Práticas Corporais; o projeto de extensão UFSCCheer; e a turma da disciplina Teoria e Metodologia da Ginástica, do bacharelado em Educação Física da UFSC. O evento conta com o apoio financeiro do projeto de extensão Pilates para a Comunidade CDS/UFSC.

Para mais informações, acesse o Site do evento e a Programação.

>>Serviço:

O quê: Espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | Programação do evento

Peça Teatral | ‘A sesta da terça-feira’ @Teatro Carmen Fossari
jul 8@21:00 – 21:45

A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta, no dia 8 de julho, às 21h, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral A sesta da terça-feira. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos.

>> Sinopse:

Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã, realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira nos convida a um exercício ético do pensar a ação humana.

Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.

>> Ficha Técnica:

Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria.
Duração aproximada: 45 minutos

>>Serviço:

O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo

jul
15
ter
Oficina | Mostra do Projeto COLArte: ‘Modações – Movimento para Dançar Emoções’ @Teatro Carmen Fossari
jul 15@10:00 – 12:00

O Projeto COLArte convida a todos os interessados a conhecer e assistir a oficina Modações – Movimentos para Dançar Emoções, a qual será ministrada por Camila Silveira, na terça-feira, 15 de julho, das 10h às 12h, no Teatro Carmen Fossari, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é necessário realizar a inscrição. O evento é gratuito e destinado a todos que queiram conhecer a oficina e participar das demais atividades do COLArte no próximo semestre. O objetivo é apresentar a comunidade interna e externa da UFSC o Projeto COLArte e as atividades artísticas que são promovidas semestralmente pelo programa. Não haverá emissão de certificados.

>> Sobre o COLArte:

O Programa Cursos e Oficinas Livres de Arte (COLArte) é um conjunto de atividades educativas e artísticas do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece à comunidade interna e externa a oportunidade de mergulhar no universo das artes. O COLArte busca democratizar o acesso a diversas linguagens artísticas, oferecendo cursos e oficinas acessíveis e de qualidade nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Não é necessário ser discente ou servidor da UFSC para participar.

Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.

>> Serviço:

O quê: Mostra do Projeto COLArte Modações – Movimento para Dançar Emoções
Quando: 15/07/2025 | terça-feira | das 10h às 12h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site | @dac.secarte.ufsc

jul
29
ter
Edital | Cursos, Oficinas livres e Workshops de arte do DAC (Semestre 2025.2) @Departamento Artístico Cultural
jul 29@18:00 – ago 20@18:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital 022/2025/SeCArtE/UFSC. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte oferecidas por meio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC. As atividades serão realizadas no segundo semestre de 2025, de 25 de agosto a 28 de novembro.

O edital tem por finalidade propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC, por via de cursos, oficinas livres e workshops.

As inscrições se iniciam às 18h do dia 29 de julho e se encerram às 18h do dia 20 de agosto de 2025, sendo realizadas exclusivamente por meio de Formulário de Inscrição Eletrônica, disponível na página do DAC. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para membros da comunidade externa. Os cursos, oficinas livres e workshops possuem um limite de vagas para cada turma. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Será destinada uma bolsa integral para cada curso, oficina livre e workshop, para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado pela PRAE/UFSC ou que possuam o Cadastro Único do Governo Federal. Para efetivar a inscrição com bolsa integral é necessário marcar a opção “Assinale aqui para obter gratuidade” no formulário de inscrição e anexar o documento comprobatório.

>> Acesse: Edital 022/2025/SeCArtE

>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:

Artes Visuais

Cerâmica e processos de criação
Na pesquisa da Imagem
Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário
Pintura em tecido com tintas naturais

Artes Cênicas

Do jogo ao texto: Caminhos para uma presença cênica consciente
Maquiagem Drag King: Expressão e Gênero
OPT: Oficina Permanente de Teatro
Teatro: Uma artesania do encontro

Dança

MODAÇÕES: Movimentos para dançar emoções

Literatura

Solte sua escrita: Oficina livre de escrita criativa e expressão pessoal

Música

Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Iniciante
Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação – Nível Intermediário
Iniciação ao Violão
Voz, Corpo e Palavras: Materializando o invisível

>> Cronograma:

Período de Inscrições: 29/07/2025 a 20/08/2025
Período de ajustes de matrícula:
 25/08/2025 a 28/08/2025
Início das oficinas: A partir de 25/08/2025
Informações: DAC | oficinas.dac@contato.ufsc.br | 48 3721-2498

ago
4
seg
Edital | Seleção de estudantes Bolsa Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC)
ago 4@8:00 – ago 15@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulga o edital de seleção de estudantes para bolsa do Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC) na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC).

A seleção tem o objetivo de incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

>> Acesse:

Edital 023/2025/SeCArtE/UFSC

Podem se candidatar a vaga discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis ou áreas afins da Universidade Federal de Santa Catarina que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar na Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

Serão asseguradas bolsas para estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que entraram na UFSC por ações afirmativas (Decreto nº 9.427/2018) e para estudantes de outras categorias de vulnerabilidades sociais: beneficiários(as) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, ou beneficiários(as) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica; Quilombolas; Transexuais/Travestis; Pessoa Cigana em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica; População Ribeirinha; População em Situação de Rua; População Refugiada; Marisqueiras, Campesinos e Outros.

O bolsista cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas, devendo o horário da bolsa ser compatível com o horário de aula em que esteja matriculado. A UFSC concederá mensalmente ao bolsista uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

A UFSC não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivos de falha de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

>> Cronograma:

Lançamento do edital: 04/08/2025
Período de inscrições: 04/08/2025 a 15/08/2025
Divulgação dos resultados da 1ª etapa: 18/08/2025
Realização das entrevistas: 19/08/2025 a 22/08/2025
Divulgação do resultado final: 25/08/2025
Início das atividades: 01/09/2025

Informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302

ago
6
qua
Espetáculo | Quarteto Catarinas: ‘Do Clássico ao Popular – Mulheres na Música’ @Igrejinha da UFSC
ago 6@20:00 – 22:00

O Quarteto Catarinas apresenta na próxima quarta-feira, 6 de agosto, às 20h, na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o espetáculo Do Clássico ao Popular – Mulheres da Música. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e foi financiado com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Serão interpretadas obras de Élisabeth Jacquet de la Guerre, Fanny Mendelssohn, Germaine Tailleferre, Chiquinha Gonzaga e Sandra Mohr. A apresentação é gratuita.

>> Sobre o Quarteto Catarinas:

O Quarteto Catarinas nasceu de um sonho genuíno de fazer música de câmara em um formato não tão comum na cena musical catarinense: quarteto de cordas composto apenas por mulheres. Com a ideia de difundir a música brasileira, o grupo propõe ressignificar a formação instrumental do âmbito clássico e erudito ao executar obra de compositores e compositoras nacionais. O quarteto também realiza eventos corporativos e ações culturais. O grupo é formado por Débora Remor, Talita Limas, Bianca de Souza e Raiza Diatel.

>> Sobre as integrantes:

Raiza Diatel, idealizadora do Quarteto, é bacharela em violino e bacharelanda em viola pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como violista na Orquestra de Câmara de Blumenau e na Orquestra de Cordas da Ilha, e como convidada na Camerata Florianópolis. É professora de viola no projeto social Educando com Música da Camerata Florianópolis e também produtora do projeto Cordas a Dois: Sons da Infância, que promove apresentações musicais com canções infantis nas unidades de Ensino Infantil.

Débora Remor é bacharela em Violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Música, Literatura e Performance em violino na Universidade de Western Ontario (UWO), no Canadá. Ela é chefe de naipe na Camerata Florianópolis e solista no projeto As 4 estações de Vivaldi. Participa também de grupos de câmara além de lecionar aulas de violino, masterclasses e oficinas para estudantes de graduação.

Talita Limas se formou em Música pela UDESC. Participou do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) e do Festival Música nas Montanhas. A violinista teve aulas com professores renomados, como Oliver Yatsugafu, Cármelo de Los Santos e Levon Ambartsumian. Ela participou da Orquestra de Cordas da UDESC, da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, da Orquestra de Cordas da Ilha, da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e da Orquestra de Câmara de Blumenau. Atualmente é violinista da Camerata Florianópolis.

Bianca de Souza é bacharela em Violoncelo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Ela iniciou seus estudos de violoncelo em sua cidade natal, Jundiaí, no estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se em diversas salas de concerto no Brasil e também em eventos internacionais, como em Los Angeles, nos Estado Unidos e no Chile. Atualmente, é violoncelista da Orquestra Filarmônica Catarinense.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

>> Serviço:

O quê: Espetáculo Do Clássico ao Popular – Mulheres na Música
Quando: 06/08/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram

ago
16
sáb
Espetáculo de dança | ‘Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão’ @Igrejinha da UFSC
ago 16@19:00 – 21:00

A Igrejinha e o Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebem o espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão. As apresentações são inspiradas na planta do cerrado que ressurge das cinzas. O espetáculo será apresentado em duas sessões, no sábado 16 de agosto às 19h na Igrejinha da UFSC, e no domingo, 17 de agosto, às 17h no Teatro Carmen Fossari. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade.

>> Sobre o espetáculo

Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é coreografado é interpretado por Carolina Diniz Bastos, graduanda do curso de Filosofia da UFSC, que propõe no espetáculo uma travessia sensível sobre o renascimento da mulher através do movimento.

O que há a fazer é dançar. Mergulhar cada vez mais fundo. Queimar toda energia dispersa em processo criativo. E, de repente, das cinzas, aparecerá um impulso de vida que permite dar o próximo passo.

O espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é uma iniciativa artística alinhada ao compromisso da instituição com a promoção da cultura, da reflexão crítica e do desenvolvimento acadêmico. Trata-se de um projeto que une arte e pensamento filosófico, explorando temas fundamentais para o debate contemporâneo, como a violência contra a mulher e os mecanismos de opressão psicológica, incluindo o gaslighting.

A apresentação é seguida de um bate-papo com o público.

>> Serviço

O quê: Espetáculo de Dança – Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão
Quando: 16/08/2025 – sábado – 19h | 17/08/2025 | domingo – 17h
Onde: Igrejinha da UFSC e Teatro Carmem Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: @caroldinizbastos

ago
17
dom
Espetáculo de dança | ‘Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão’ @Igrejinha da UFSC
ago 17@17:00 – 19:00

A Igrejinha e o Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebem o espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão. As apresentações são inspiradas na planta do cerrado que ressurge das cinzas. O espetáculo será apresentado em duas sessões, no sábado 16 de agosto às 19h na Igrejinha da UFSC, e no domingo, 17 de agosto, às 17h no Teatro Carmen Fossari. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade.

>> Sobre o espetáculo

Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é coreografado é interpretado por Carolina Diniz Bastos, graduanda do curso de Filosofia da UFSC, que propõe no espetáculo uma travessia sensível sobre o renascimento da mulher através do movimento.

O que há a fazer é dançar. Mergulhar cada vez mais fundo. Queimar toda energia dispersa em processo criativo. E, de repente, das cinzas, aparecerá um impulso de vida que permite dar o próximo passo.

O espetáculo de dança Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão é uma iniciativa artística alinhada ao compromisso da instituição com a promoção da cultura, da reflexão crítica e do desenvolvimento acadêmico. Trata-se de um projeto que une arte e pensamento filosófico, explorando temas fundamentais para o debate contemporâneo, como a violência contra a mulher e os mecanismos de opressão psicológica, incluindo o gaslighting.

A apresentação é seguida de um bate-papo com o público.

>> Serviço

O quê: Espetáculo de Dança – Canela-de-Ema: A Fênix do Sertão
Quando: 16/08/2025 – sábado – 19h | 17/08/2025 | domingo – 17h
Onde: Igrejinha da UFSC e Teatro Carmem Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: @caroldinizbastos

set
13
sáb
Espetáculo | Ternurinha em… Nem Uma a Menos @Teatro Carmen Fossari
set 13@20:00 – 21:00

No dia 13 de setembro, sábado, às 20h, o Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo Nem Uma a Menos. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Even3. A meia-entrada tem um custo de R$ 20,00 e a inteira custa R$ 40,00. Esses valores são válidos até o dia 12 de setembro. A partir do dia 13 de setembro, em caso de disponibilidade de ingressos, a meia-entrada custará R$ 25,00 e a inteira custará R$ 45,00.

>> Sobre o espetáculo:

O espetáculo Nem Uma a Menos é fruto da pesquisa de doutorado da atriz e professora Tefa Polidoro, referente à bufonaria, grotesco, memórias e feminismos, desenvolvido entre 2016 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC. Protagonizado pela personagem bufonesca Ternurinha, uma mulher em situação de rua que anda pelo Brasil palestrando sobre as condições sociais e econômicas às quais está submetida, o espetáculo traz em seu título o grito que vem sendo entoado pelas mulheres latino-americanas desde o ano de 2015.

Com risos, lágrimas e cuspes, Ternurinha questiona o que é necessário fazer para que a mulher passe a ser considerada “uma” na sociedade em que vive, e consegue nos provar com sua matemática singular que “uma “nem sempre é igual a “uma”.

>> Sobre a artista:

Tefa Polidoro é atriz, pesquisadora, professora e encenadora. Ela iniciou sua carreira artística como bailarina clássica. A artista tem graduação em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Fui foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora substituta no curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, Tefa é professora colaboradora do curso de Teatro da UDESC. Dentre suas criações mais significativas estão (E)terno, Due lati della Campana e a teatropalestra Nem Uma a Menos, todas com dramaturgia própria, enfoque na discussão de gênero e pesquisa sobre criação cênica feminista.

Para mais informações, acesse o Instagram da personagem ou o Instagram da artista.

>> Serviço:

O quê: Espetáculo Nem Uma a Menos
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade| UFSC – Florianópolis
Quando: 13/09/2025 | sábado | 20h
Quanto: Os ingressos podem ser adquiridos via site Even3 | A meia-entrada custa R$ 20,00 (a partir do dia 13/09, R$ 25,00) e a inteira custa R$ 40,00 (a partir do dia 13/09, R$ 45,00)
Informações: Instagram da personagem | Instagram da atriz

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.

out
1
qua
Concerto Filosófico | O Iluminismo de Kant na Música @Igrejinha da UFSC
out 1@19:00 – 21:00

A Professora Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.

O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

>> Sobre o evento:

Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.

Na segunda parte, Borges e Tossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.

Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.

>> Programação:

I. Ludwig van Beethoven:

  • Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
  • 32 variações em Dó Menor, WoO 80

II. Schubert/Liszt:

  • Erlkönig
  • Gretchen am Spinnrade

III. Gábri Mesquita

  • Choro do Besouro

IV. Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
  • Dança do Índio Branco

>> Sobre os idealizadores do Concerto:

Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

>> Serviço:

O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Contato: mariaborges@yahoo.com

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.