Agenda Cultural
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 27 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 27/07/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 9 de agosto, sábado, às 20h, na Igrejinha da UFSC, um recital com o violonista italiano Giacomo Copiello. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Sobre o artista:
A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
>> Sobre o projeto Igrejinha Musical:
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. A Igrejinha Musical apresenta quinzenalmente durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Para mais informações, acesse o site do DAC ou o Instagram da Igrejinha Musical.
>> Sobre o serviço:
O quê: Igrejinha Musical | Recital com violoncelista Giacomo Copiello
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 09/08/2025 | sábado | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto | Instagram do artista
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Giacomo Copiello
De 11 a 14 de agosto, das 9h às 19h, o hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis, sediará um dos mais importantes eventos literários do calendário acadêmico: a Feira do Livro da UFSC. A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio entre editoras universitárias de todo o Brasil e promover a democratização do acesso à leitura, oferecendo livros com descontos de 50% ou mais.
O evento, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC) em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e o III Festival Literário da UFSC (Flufsc), contará com a presença de renomadas editoras, como as da UFPR, UFMG, Unesp, Fiocruz, Unicentro, Unifesp, UFABC, Edusp, Eduem, Editus, Eduepa, Edufscar, PUCPress e Caminho de Dentro.
Além da ampla oferta de livros, a programação da feira inclui lançamentos de obras, palestras, apresentações culturais e homenagens. Entre os destaques estão a apresentação dos atores Ney Piacentini e Alexandre Rosa, que interpretarão trechos da obra Infância, de Graciliano Ramos, seguida de um debate sobre literatura e teatro. Também haverá discussões sobre literatura e cinema, com Fernando Oriente, e literatura e música, com Carlos Eduardo Martins. Uma homenagem especial será dedicada ao escritor, jornalista e ex-diretor da EdUFSC, Salim Miguel, em celebração ao seu centenário, comemorado em 2024.
Com atividades para todos os públicos, a Feira do Livro da UFSC promete ser um ponto de encontro entre literatura, cultura e conhecimento, promovendo o diálogo entre leitores, autores e editoras.
Programação (sujeita a alterações):
11/08 (segunda)
9h: Abertura oficial
12h30: Pagode do Aplicação
14h: Literatura e Cinema (Fernando Oriente)
17h30: Lançamento de livros
12/08 (terça)
Manhã: Atividade cultural
12h30: Companhia de dança
17h30: lançamento de livros
13/08 (quarta)
10h30: Aula “Lendo Salim Miguel para o Vestibular da UFSC”, com a professora Luciana Rassier, voltada para candidatos ao vestibular da UFSC/IFSC 2026
12h30: Geosamba
14h: Literatura e Música (Carlos Eduardo Martins)
18h: Arrasta ilha
14/08 (quinta)
13h: Orquextra
14h: Espetáculo “Infância”, de Graciliano Ramos (Ney Piacentini e Alexandre Rosa) e posterior debate sobre Literatura e Teatro, com os artistas.
17h30: Apresentação do Coral da UFSC
19h: Encerramento
>> Sobre a EdUFSC
Fundada em 1980, consolidou sua marca no mercado editorial nacional disseminando o conhecimento científico, cultural e artístico desenvolvido nas universidades ou fora delas, por meio da produção e comercialização de livros a preços acessíveis, especialmente aos acadêmicos, mas também ao público interessado em geral. Entre seus principais autores, estão professores e pesquisadores da UFSC, das diversas áreas – Filosofia, Literatura, Engenharia, Física, Matemática, entre tantas outras –, e artistas catarinenses, como Salim Miguel e Silveira de Souza. Embora valorize o conhecimento produzido na UFSC e a cultura catarinense, a Editora da UFSC busca também o intercâmbio de conhecimento com outras universidades e com escritores de destaque no cenário nacional e internacional.
Para mais informações, acesse o Site e Instagram da Editora da UFSC.
Serviço:
O quê: Feira do Livro da UFSC
Quando: de 11/08/2025 a 14/08/2025, das 9h às 19h
Onde: Hall e Auditório da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Entrada: Evento gratuito com entrada franca
Mais informações: Site da Editora da UFSC | Instagram
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe a quinta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 15/08/2025 | sexta-feira | 18h30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Ebó Epistêmico, em parceria com o NUER (Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas) e a Lupa (Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia), promove no dia 20 de agosto, quarta-feira, a 6ª edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento. Nesta edição, serão abordados temas concernentes à aula “Teatro Experimental do Negro (TEN) e Projeto Unesco”, que trata do contexto de mobilização de artistas negros na elaboração de um modo afrocentrado de produção teatral através do TEN, liderado por Abdias do Nascimento em companhia de figuras como Léa Garcia, Ruth de Souza e Guerreiro Ramos, e que teve grande importância política tanto na sua época de maior atuação entre os anos 1944 e 1968, quanto como vanguarda das artes cênicas; e das contribuições e controvérsias no campo de produção acadêmico-cientifica, em particular das ciências sociais, na definição de um racismo à brasileira. O evento irá ocorrer nos espaços do Centro De Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Sobre o Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento:
O Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias é um evento periódico sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC) que reúne pesquisadores, professores, estudantes, artistas, comunicadores, ativistas e militantes antirracistas na construção de uma atividade que visa promover saberes afirmativos de forma inovadora e criativa. O principal objetivo é desestabilizar formatos e modelos de transmissão de conhecimento no ambiente universitário que reproduzem padrões eurocêntricos e coloniais, dispondo de outras formas de produção e circulação de saberes que trazem expressões artísticas, políticas e culturais. A partir da feitura de cruzos, a abordagem transdisciplinar do projeto promove a elaboração de novos modos de ser e construir coletivamente no fazer universitário.
>> Sobre o Ebó Epistêmico:
O Ebó Epistêmcio é um projeto de pesquisa, ensino e extensão coordenado pelas professoras Flávia Medeiros Santos, Alexandra Eliza Vieira Alencar e Thainá Castro Costa, que visa a transposição didática dos conteúdos ministrados na disciplina Estudos Afro-Brasileiros, disciplina obrigatória na Licenciatura do curso de Ciências Sociais da UFSC, para a comunidade universitária e a sociedade em geral.
>> Sobre o NUER:
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) surgiu em novembro de 1986 a partir de um projeto de pesquisa sobre territorialidade negra e invisibilidade no sul do Brasil. Durante esses anos de sua existência, vem realizando pesquisas, consultorias, criação de acervos para consulta bibliográfica e projetos editoriais em sua maioria voltados para estudos sobre populações afro-brasileiras. Na interface dos estudos afro-brasileiros, diversas pesquisas foram realizadas sobre identidades étnicas, contextos migratórios, patrimônio cultural, expressões artísticas e performáticas, etnicidades e nacionalismos. As pesquisas realizadas no NUER objetivam conhecer, compreender e, sobretudo, problematizar as identidades étnicas e as suas interfaces no âmbito das políticas culturais e dos direitos sociais.
>> Sobre a LUPA:
A Lupa – Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia, coordenado pela Profª. Dra. Flavia Medeiros (ANT/CFH/UFSC) e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS/CFH/UFSC), faz parte da rede do INCT (InEAC) – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos e da REMA – Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas. Criada oficialmente no final de 2023 com registro no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, a Lupa reúne atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com instituições públicas, agentes estatais, organizações civis e integrantes de movimentos sociais com foco nas relações que envolvem conflitos, poder, regras e normas. Nossa produção se dedica à construção de conhecimento etnográfico, refletido e aprofundado na perspectiva antropológica sobre política, direitos e conflitos. Nosso objetivo é aproximar percepções e elaborar descrições a partir de processos de demanda e reconhecimento de direitos e nas interações com burocracias estatais, regulações normativas e morais e mecanismos de controle social.
Para mais informações, acesse o Instagram do Ebó Epistêmico e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: 6ª ed. Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento
Quando: 20/08/2025 | quarta-feira | evento de dia inteiro
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: Site | Instagram
O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DECL/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que estão abertas as inscrições para a quinta edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS.
Poderão participar dos jogos os/as servidores/as docentes e técnico-administrativos/as da UFSC, ativos/as ou aposentados/as desde que devidamente inscritos/as. Nesta edição também poderão participar trabalhadores/as terceirizados/as devidamente registrados/as, dentro dos limites estabelecidos no regulamento específico de cada modalidade.
>> Acesse:
Regulamento Geral e Específico
Formulário de Inscrição – JIS 2025
Termo de Responsabilidade – JIS 2025
As atividades serão realizadas entre os meses de setembro e novembro de 2025. Com 12 modalidades esportivas, o evento tem como principal objetivo fortalecer os laços entre os segmentos da comunidade universitária, estimular valores de cooperação, trabalho em equipe e inclusão, assim como da prática esportiva e de lazer como forma de promoção da saúde, além de propor novas modalidades e formas de participação, sem o foco exclusivo na competição.
A inscrição para participação no 5º JIS deverá ser realizada pelo/a responsável de cada equipe, entre os dias 20 de agosto e 21 de setembro de 2025, exclusivamente por meio de formulário de inscrição específico, que deverá posteriormente ser enviado para o e-mail decl.secarte@contato.ufsc.br.
Para a inscrição ser efetivada, será requerida a entrega de 1 kg de alimento não perecível por atleta. Os alimentos deverão ser entregues no Núcleo de Integração Multicultural Popular e Esportivo (NIMPE) até o dia da primeira participação da equipe no evento/modalidade.
Modalidades esportivas oferecidas – 5º JIS:
- Basquetebol 3×3 Feminino
- Basquetebol Masculino
- Bocha Trio Feminino
- Bocha Trio Masculino
- Canastra Duplas Livre
- Corrida Rústica de Revezamento Mista
- Dominó Duplas Livre
- Futebol Sete Masculino Categoria Livre
- Futsal Feminino
- Voleibol Masculino
- Voleibol Feminino
- Xadrez Livre
Além das modalidades esportivas tradicionais, serão apresentadas ainda outras atividades esportivas, culturais e de lazer, para as quais as/os trabalhadoras/es e seus familiares serão convidados a participar tanto como espectadoras/es quanto como participantes.
Mais informações estão disponíveis na página do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer: decl-secarte.ufsc.br ou no telefone 48 3721-9628.
A quinta edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte por meio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL/SeCArtE), com apoio do Centro de Desportos (CDS), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTUFSC), Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (ASSUFSC), Laboratório de Avaliação e Estudos em Promoção da Saúde e Epidemiologia do Centro de Ciências da Saúde (LAEPE/CCS), Centro Acadêmico de Educação Física e Associação Atlética do Curso de Educação Física.
>> Serviço
O quê: Inscrições – Jogos de Integração dos Servidores da UFSC – 5º JIS
Quando: de 20/08/2025 a 21/09/2025
Onde: Por meio do Formulário de Inscrição – JIS 2025
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – decl-secarte.ufsc.br | decl.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-9628
A 1ª Caravana Cultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre nos dias 22 e 23 de agosto, sexta-feira e sábado, no Espaço do Fogo e no Centro Socioeconômico (CSE), no campus da Trindade. A atividade é promovida pelo projeto UFSC com as Aldeias, pelos estudantes indígenas da UFSC, e pelo Comitê de Cultura de Santa Catarina. Serão dois dias de vivências culturais, formação e mobilização, reunindo estudantes, lideranças indígenas e quilombolas em um espaço de escuta, troca e fortalecimento das culturas originárias. O objetivo da atividade é estimular os caminhos da cultura, da ancestralidade e do direito à expressão. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line.
>> Programação:
Para mais informações, acesse o Instagram do UFSC nas Aldeias.
>> Serviço:
O quê: 1ª Caravana Cultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina
Quando: 22/08/2025 (sexta-feira, das 14 às 18h30) e 23/08/2025 (sábado, das 14h às 17h30)
Onde: Espaço do Fogo e Centro Socioeconômico (CSE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, com vagas limitadas
Informações: Instagram
O projeto transmídia Purpurina lança no mês de agosto a segunda edição do Festival Purpurina, todo dedicado à cultura queer. O evento ocorre em 30 de agosto, sábado, a partir das 19h no Boulevard 14/32 do Aeroporto de Florianópolis, que patrocina o Festival. O projeto é uma realização do Laboratório em Design, Audiovisual e Transmídia (LAB DAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A produção conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArtA) por meio do Edital Bolsa Cultura, da produtora Joy Studios e da Colore & Pinta.
No line-up do Festival Purpurina, estão os cantores André Schuck e Rivero, as drags A Nova Hera e Gigi Gemini, o coletivo ballroom Floripa Kunt e Purpurina Show, um grupo formado pelo elenco do espetáculo Purpurina – O Musical, que retorna ao teatro em setembro deste ano. O evento também será palco da Grande Final da segunda edição do #ConcursoPurpurina, com Bruaka Budá, Nit Nit Picky e Paulão Rego, que concorrem à premiação em dinheiro e kits de maquiagem. As drags Kandy Cooper, Jô Juba e Ororo, participantes da edição, também marcarão presença. Os diretores André Sens e Jamil Vigano assinam a direção artística e executiva do Festival Purpurina que conta ainda com Perla Purple e Gab Gab no comando da apresentação.
Mais informações no Instagram @lab_dat e @casapurpurina.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 31 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 31/08/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Programa de Extensão Ponteio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 20h, na Igrejinha da UFSC, recital com a violonista Marisa Sardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
>> Ponteio
O Programa de Extensão Ponteio da Udesc é uma iniciativa dedicada ao enriquecimento da formação em violão, oferecendo master classes com artistas renomados/as, performances artísticas e abertura à participação da comunidade. Ao complementar a formação acadêmica dos/as estudantes e promover a apreciação cultural, o Ponteio desempenha um papel vital no desenvolvimento musical e na difusão da arte do violão na sociedade.
>> Serviço
O quê: Igrejinha Musical | Recital Marisa Sardo
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 10/09/2025 | quarta-feira | 20h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2499 | @dac.secarte.ufsc – @igrejinhamusical – @ponteio.udesc – @marisasardoguitar
Canais do YouTube: Igrejinha Musical | Marisa Sardo
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
O dueto, ativo desde 2013, tem se destacado no cenário da música de câmara brasileira, realizando apresentações no Brasil e no exterior, além de promover oficinas para jovens músicos.
O Duo Titton Zamith tem como foco a valorização da música de câmara brasileira, promovendo a cultura nacional por meio de interpretações dedicadas e envolventes. A dupla destaca-se por apresentar repertórios que abrangem desde compositores consagrados até obras contemporâneas pouco exploradas, contribuindo para a difusão do conhecimento musical no país.
>> Sobre Titton-Zamith
João Titton é doutorando pela UNICAMP, mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP. Atualmente, é professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de grupos como o Quarteto Brasilis e o Quinteto de Cordas de Curitiba, e atualmente integra o Quarteto Cruz e Souza. Como spalla e solista, já se apresentou em orquestras renomadas, incluindo a Orquestra Filarmonia SC e a Orquestra do Estado do Mato Grosso. João também participa como professor em festivais nacionais, como o FEMUSC e o Festival Internacional de Música de Gramado.
Maurício Zamith é pianista e professor do Departamento de Música da Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela UNICAMP e bacharel pela USP. Durante sua carreira, foi premiado em concursos nacionais de piano e música de câmara e produziu o CD Tempo Composto, com obras de professores da Udesc. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produções artísticas na área.
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
>> Serviço
O quê: Igrejinha Musical | Recital Duo Titton-Zamith
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | 48 3721-2497 | Instagram DAC – Instagram Igrejinha Musical
Canais do YouTube: Igrejinha Musical
No dia 15 setembro, segunda-feira, às 20h a Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o projeto Show Lado B. O evento é livre e gratuito para toda a comunidade.
O projeto Show Lado B é o trabalho autoral do músico, compositor, pianista e cantor florianopolitano Bernardo Flesch, que explora vários gêneros de forma inventiva, tendo na essência a mistura de estilos musicais brasileiros, por vezes de forma inusitada, envolvendo samba, reggae, funk, forró, rock, entre outros. O Show Lado B é um espaço de encontros entre ritmos, histórias e pessoas. Misturamos gêneros populares com requinte e personalidade, revelando a riqueza da diversidade musical brasileira. A proposta dialoga com a contemporaneidade e com a quebra de barreiras sociais e artísticas, focando na música como um elo afetivo, capaz de unir diferentes mundos.
Bernardo Flesch realizará um show com duração de uma hora aproximadamente, apresentando suas músicas autorais. Estará acompanhado da banda formada pelos músicos: Caio Domingues (guitarra), Vinícius Valverde (bateria) e Vicente Reis (baixo). Além disso, a artista Cassiani Tasca, que é cantora, compositora e produtora cultural da Ilha de SC, fará participação especial no show.
O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura, valorizar a diversidade musical catarinense e apresentar a sonoridade e composições próprias do artista Bernardo Flesch.
A proposta Show Lado B é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB, 2024.
>> Equipe técnica
Manu d’Eça – fotógrafa
Daniel Olivetto – designer gráfico
Juliano Zanotelli – assessor de imprensa
Bárbara Kristensen – produção executiva
Cassiani Tasca – coordenação geral
Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 18:30h, a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 19/09/2025 | sexta-feira | 18:30h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br
Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.
Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.
A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.
>> Inscrições para oficinas e atividades
O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”
Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.
>> Eventos parceiros
Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).
Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.
Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 28 de setembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/09/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
O XI Colóquio Kant Multilateral, com o tema Esclarecimento: Ciência e Ética, ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A abertura será segunda-feira, às 18h30. Abordando aspectos centrais do pensamento iluminista, o evento explorará temas como a relação entre o Iluminismo e a religião. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário.
Sessões dedicadas ao direito, à educação, à arte e à política terão como objetivo examinar de que modo a filosofia de Kant influenciou as estruturas sociais. Questões contemporâneas também serão abordadas, incluindo fake news, teorias da conspiração e as implicações do aquecimento global a partir de uma perspectiva kantiana.
A iniciativa também se dedica às questões de gênero, raça e à relevância dos ideais iluministas na América Latina, estabelecendo conexões entre conceitos históricos e os desafios globais atuais, como o cosmopolitismo e a irracionalidade nos discursos contemporâneos. “Essa rica variedade temática promete fomentar discussões profundas sobre como os princípios do Iluminismo continuam a influenciar as práticas científicas, éticas e sociais da atualidade”, afirma a organização.
Os palestrantes principais são Heiner Klemme, da Universidade Martin-Luther Halle-viittenbero, Alemanha; Helga Varden, da Universidade de Illinois, EUA; Luigi Caranti, da Universidade de Catania, Itália; e Patrícia Kauark Leite da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
A participação dá direito a certificado de 40 horas. Programação e mais informações no site do colóquio.
A Professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria de Lourdes Borges e o renomado pianista Pablo Rossi apresentam Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música, um evento que une filosofia e música para explorar o Iluminismo kantiano por meio da arte. A apresentação combina reflexões filosóficas sobre razão, liberdade e estética com a execução de peças musicais que dialogam com o espírito do Iluminismo. Uma experiência única que convida o público a mergulhar na harmonia entre ideias e sons.
O concerto ocorrerá na Igrejinha da UFSC, no dia 1º de outubro, a partir das 19h. Os ingressos estão esgotados.
>> Sobre o evento:
Na primeira parte, os organizadores buscam relacionar o Sapere Aude do Iluminismo kantiano com a música de Beethoven, enquanto uma ruptura com o Cânone do Classicismo. Como exemplo, serão interpretadas a Sonata ao Luar Op. 27 e as 32 Variações em Dó Menor.
Na segunda parte, Borges e Rossi apresentam a composição Erlkönig de Schubert/Liszt, que se baseia num poema de Goethe. O texto do Erlkönig poderia ser visto como a oposição entre misticismo e razão, representados respectivamente pelo Rei dos Elfos e pelo pai de um menino que está doente. Ainda de Schubert/Liszt, eles trazem a peça Grechten am Spinnrade, numa alusão ao Fausto de Goethe.
Por fim, questiona-se se o Iluminismo e sua hipertrofia da razão não seria responsável pela desconsideração da natureza. Seria possível assimilar a preocupação com a sobrevivência da terra a um pensamento neoiluminista do século XXI? Nessa última parte, serão apresentadas obras de Gábri Mesquita e de Villa-Lobos.
>> Programação:
I. Ludwig van Beethoven:
- Sonata Op. 27, No. 2 – “Ao Luar”
- 32 variações em Dó Menor, WoO 80
II. Schubert/Liszt:
- Erlkönig
- Gretchen am Spinnrade
III. Gábri Mesquita
- Choro do Besouro
IV. Villa-Lobos
- Saudades das Selvas Brasileiras nos. 1 e 2
- Dança do Índio Branco
>> Sobre os idealizadores do Concerto:
Maria de Lourdes Alves Borges graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu o seu mestrado em Filosofia em 1990 e o doutorado em 1996, ambos pelo UFRGS. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária de Cultura e Arte da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do GT Kant-ANPOF e professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Pablo Rossi estreou nacionalmente aos treze anos, se apresentando com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Pablo ganhou o primeiro lugar em mais de dez concursos internacionais. e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais. O artista tem colaborado com as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas da Ucrânia, Minas Gerais e Goiás, dentre outras.
>> Serviço:
O quê: Concerto Filosófico: O Iluminismo de Kant na Música
Quando: 1º/10/2025 | quarta-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito, ingressos estão esgotados
Contato: mariaborges@yahoo.com
O projeto Três tempos para quatro mãos apresenta na Igrejinha da UFSC, no dia 8 de outubro de 2025, quarta-feira, às 19h, o recital didático com o Duo Machado-Carvalho.
A apresentação gratuita traz um panorama da música de câmara para piano a quatro mãos, com repertório que percorre o século XVIII ao XX, passando por Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla, até chegar às ricas sonoridades da música latino-americana.
O programa valoriza especialmente composições brasileiras com raízes afro-indígenas, como a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu de Tia Inah (Machado Sandoval) e o Ragtime Pianola de Sinhô (José Barbosa da Silva). Muitas dessas obras são pouco difundidas nos programas de concerto tradicionais, como a versão para piano a quatro mãos do Maracatu, recentemente disponibilizada pelo Instituto Piano Brasileiro.
>> Sobre o Projeto
O projeto Três tempos para quatro mãos busca democratizar o acesso à música de concerto, e contará com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade a diferentes públicos.
>> Serviço
O quê: Recital didático | Projeto Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho
Quando: 8/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto a comunidade
Acessibilidade: Apresentação contará com interpretação em Libras
Informações: @duomachadocarvalho
A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.
Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.
O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).
O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.
>>Serviço
O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).
O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.
A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço
O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500
Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com entrada gratuita, o público está convidado a viver uma experiência musical intensa e envolvente em um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
Nesta edição, a Formação de Cordas da OFiC traz um programa impactante e expressivo, que transita por diferentes épocas e estilos da música ocidental. A noite se inicia com a versão orquestral do célebre Quarteto nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela”, de Franz Schubert — obra marcada por dramaticidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório camerístico do século XIX.
Em seguida, o clima muda com a eletrizante Suíte “Psycho”, de Bernard Herrmann, composta para o clássico filme de Alfred Hitchcock. A suíte, que se tornou um marco na música para cinema, traz tensão, dissonâncias e ritmos pulsantes que evocam a atmosfera psicológica e inquietante do suspense.
Encerrando o programa com brilho, o pianista Pablo Rossi— reconhecido internacionalmente por sua técnica refinada e interpretações apaixonadas — se junta à orquestra para interpretar a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Misturando elementos do jazz e da música clássica, a obra é um dos maiores ícones do sincretismo musical americano do século XX.
A série “OFiC nas Igrejas” tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, promovendo apresentações em espaços históricos e religiosos da Grande Florianópolis. A iniciativa aproxima o público da música erudita em um ambiente acolhedor e de grande valor simbólico.
>> Programa
Franz Schubert
“A Morte e a Donzela” (versão orquestral)
Bernard Herrmann
Suíte “Psycho”
George Gershwin
“Rhapsody in Blue” (com Pablo Rossi, piano)
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Departamento Artístico e Cultural da UFSC da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 16/12/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chagada.
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br – 48 3721-3853 | @oficmusic
Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), apresenta no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o pianista britânico Connor Heraghty. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. A atração integra a programação cultural da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, que será realizado na UFSC Campus Trindade de 20 a 24 de outubro.
Natural de Londres na Inglaterra, Connor Heraghty é um pianista de destaque, celebrado por suas performances dinâmicas e cativantes. Nesta temporada, Connor se apresentou como solista com orquestras como a Symphonique De Nivelles e em diversos palcos de recital solo na Europa e no Reino Unido. Seus programas envolventes ressoam profundamente com o público, oferecendo uma mistura de brilhantismo técnico e musicalidade sincera.
Connor tem se apresentado como solista e músico de câmara em alguns dos locais mais prestigiados do Reino Unido, da Europa e do Brasil. Entre os locais notáveis no Reino Unido estão Wigmore Hall, Milton Court Barbican, St Martin-in-the-Fields, St James’s Piccadilly e o Palácio de Buckingham, onde se apresentou na presença do Rei Charles. Internacionalmente, ele encantou o público na Fazioli Concert Hall em Veneza, no Lithuanian Music Theatre & Academy Hall e no Palácio Radziejowice, na Polônia.
Reconhecido por seu talento desde cedo, Connor recebeu uma bolsa para estudar performance de piano com Valéria Szervánszky na Purcell School of Music. Continuou seus estudos na Guildhall School of Music & Drama, sob a orientação da Professora Sênior de Piano, Joan Havill, onde concluiu o B.Mus (Hons), o Master of Music e o Master of Performance, seguidos pelo prestigioso Diploma de Artista. Seu recital final foi agraciado com o estimado “Concert Recital Diploma”.
A carreira de Connor foi moldada por mentores renomados como Nelson Delle-Vigne Fabbri, Norma Fisher, Sir Stephen Hough, Peter Frankl e Michel Béroff. Ele conquistou os principais prêmios em competições como The Wales International Piano Competition, The UK Liszt International Piano Competition, Recondite Armonie Piano Competition, IPPA Conero e Worthing Concerto Competition.
Apoiado por bolsas do The Guildhall Trust, Leverhulme Arts Trust, Countess of Munster e Alec Beecheno Bursary Award, Connor foi nomeado Junior Artist Fellow na Guildhall após seus estudos. Sua carreira solo é complementada por seu papel como cofundador do premiado London Piano Duo com a pianista Daisy Ou. Juntos, eles criam e apresentam programas inovadores e envolventes, colaborando com outros artistas para criar recitais memoráveis e acessíveis. Eles também foram agraciados com o “Guildhall Futures Fund Award”. Connor é representado pela Piha Entertainment e apoiado pela Talent Unlimited.
>> Programa do recital
Beethoven
Sonata nº 21 em Dó maior, Op. 53 “Waldstein”
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 12
Rachmaninoff
Prelúdio em Dó sustenido menor, Op. 3 nº 2
Camargo Guarnieri
Ponteio nº 49
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 2
Serguei Rachmaninoff
Prelúdio em Si bemol maior, Op. 23 nº 2
Intervalo
Bach / Siloti
Prelúdio em Si menor, BWV 855a
Liszt
Après une lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (“Sonata Dante”)
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 26 de outubro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones encontra-se temporariamente fechada em razão das obras no trapiche que dá acesso à fortificação.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 26 de outubro de 2025 – domingo – 18h | Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
A Igrejinha da UFSC receberá o recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções no dia 29 de outubro, quarta-feira, às 20h, com interpretação do tenor Afonso Portela e do pianista Alexandre Dietrich. A entrada será gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local.
A série contempla quatro apresentações: a estreia será em Imbituba, 25 de outubro, seguida por três recitais em espaços culturais de Florianópolis.
O recital é dedicado a composições inspiradas nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, transformadas em canções para canto e piano. Algumas obras revelam ritmos, melodias, harmonias e letras — muitas vezes no idioma yorubá — que dialogam com a herança afro-brasileira e foram incorporadas à cultura popular nacional.
Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita de canto e piano.
Os recitais fazem parte do Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura – 2024. O projeto conta com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
>> Sobre os artistas
Alexandre Dietrich: o pianista Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É Doutor e Mestre e Doutor em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros brasileiros. Desde 2023, Alexandre Dietrich é solista e integrante da Orquestra de Câmara de Blumenau.
Afonso Portela: maestro, cantor e pesquisador, Afonso Portela é doutorando e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O cantor Afonso Portela transita entre o repertório popular brasileiro e o de concerto, com interpretações que já o levaram a se apresentar em diversos estados do Brasil e também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai. Na sua carreira como maestro foi fundador e dirigiu importantes formações musicais no Acre, como a Camerata Filarmônica do Acre (2024), a Companhia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (2012) e o Coro EMAC (2010), contribuindo para o fortalecimento da cena musical no estado. Na pesquisa acadêmica, Afonso dedica-se ao estudo dos vocábulos da fala do caboclo amazônico brasileiro e à sua aplicação na interpretação de canções regionais. Parte de seus resultados foi apresentada no congresso internacional do CESEM, em Portugal.
>> Serviço
O quê: Recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções
Quando: 29/10/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local
Informações: silvestreproducoes2@gmail.com
O Mulherio das Letras é um movimento literário feminista que reúne mulheres escritoras, poetas, editoras, pesquisadoras e todas aquelas que têm a literatura como forma de expressão e resistência. Com o objetivo de promover a visibilidade e valorização das produções literárias femininas, o Mulherio das Letras realiza anualmente o Encontro Nacional, que, em sua 8ª edição, promete ser um marco na história do movimento. O evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Auditório e Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com uma programação diversificada, que contempla mesas de debate, lançamentos de livros, saraus, oficinas de escrita, performances literárias e muito mais. A diversidade de atividades é um dos pontos altos do Encontro, que busca dar voz e espaço para as diferentes formas de expressão das mulheres na literatura.
As mesas de debate abordarão temas como a representatividade feminina na literatura, a importância da sororidade entre escritoras, a luta contra o machismo e a misoginia no meio literário, entre outros assuntos relevantes para as mulheres que escrevem. Além disso, os lançamentos de livros serão uma oportunidade para conhecer as novas vozes femininas que estão emergindo no cenário literário nacional.
Os saraus e performances literárias prometem emocionar e encantar o público presente, com leituras e interpretações de textos que expressam toda a diversidade e potência da escrita feminina. Já as oficinas de escrita serão uma oportunidade para as participantes aprimorarem suas habilidades e compartilharem experiências criativas em um ambiente acolhedor e estimulante.
Para participar do 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras, as interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente na plataforma da Even3. Os ingressos são gratuitos. Caso a participante queira contribuir com o projeto, é possível fazer doações pela plataforma. As inscrições se encerram no dia 29 de outubro.
>> Programação:
30/10 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Café da Manhã e Acolhimento
10h-12h: Acorda Corpo
13h30-14h: Abertura
14h-16h: Nós, elas, as letras e o feminismo
16h30-17h: Dicionário de Mulheres Poetas do RS
17h-18h: Sarau de Lançamentos – Hall da Reitoria
31/10 – Auditório da Reitoria
10h-12h: Mulheres de Clarice – Apresentação teatral
10h-12h: Narrar sem medo
10h-12h: Oficina de Cordel para Mulheres Escritoras
10h-12h: Traduzir poesia
14h-16h: Publicação e Tradução
16h30-17h30: Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista
20h30-23h: Show Musical
01/11 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Publicar, publicar, publicar
10h30-11h30: Ecofeminismo: uma visão holística do fazer poético das mulheres
11h30-12h30: Som, poesia e ancestralidade
13h30-17h: Almoço e Passeio
19h-20h: Sarau do Mulherio – Porongo | Rua Doutor Ylmar Corrêa, n. 80 – Santa Monica | Florianópolis – SC
Para mais informações, acesse o Instagram do Mulherio das Letras de Santa Catarina ou o site do evento.
>> Serviço:
O quê: 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras
Quando: De 30/10/2025 a 01/11/2025 | das 9h às 23h
Onde: Auditório e Hall da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site do evento | Instagram
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta











