Exposição | ‘Salim Miguel – 100 Anos’
UFSC - Florianópolis
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), convida a comunidade para a abertura da exposição Salim Miguel – 100 Anos. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 18 de agosto de 2025, às 19h, no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
A mostra é um tributo ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), figura ímpar da literatura brasileira e catarinense contemporâneas. Reconhecido com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela própria UFSC, Miguel foi um multifacetado escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, cujo legado transcende gerações.
A exposição promete uma imersão na vida e na vasta obra deste intelectual, que dedicou sua vida à cultura. O objetivo é preservar a memória cultural de Santa Catarina, dando visibilidade à sua inestimável contribuição e proporcionando acesso gratuito à história da sua obra e percurso. Esta iniciativa integra o Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel, o qual organiza diversas ações acadêmicas e culturais em torno do seu legado, instigando debates, estudos e pesquisas.
A SeCArtE convida a todos os docentes, discentes, técnicos administrativos e a comunidade em geral para prestigiar este momento único de celebração da cultura e da literatura catarinense.
A mostra permanecerá aberta para visitação gratuita de 18 de agosto 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
>> Serviço
O quê: Exposição Salim Miguel – 100 Anos
Quando: Abertura – 18/08/2025 – segunda-feira – 19h | Visitação – 18/08 até 12/02/2025 – segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Onde: piso térreo – Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Quanto: Exposição gratuita e abera a comunidade
Informações: salimmiguel100anos.com.br











