Últimos dias da exposição Pandorgas pela África no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

12/06/2023 07:47

Exposição Pandorgas pela África. Foto: divulgação SeCArte/UFSC

O Projeto Pandorgas pela África foi idealizado pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a atividade é coordenado pela professora Ilka Boaventura Leite em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

A ação envolveu três etapas, a primeira, realizada no dia 23 de maio, foi a oficina para confecção de pandorgas (pipas ou papagaios), a segunda, ocorreu no dia 24 maio, foi a solta das pipas na UFSC em frente à Reitoria e a terceira, é a exposição das pandorgas e demais materiais alusivos à presença de África na UFSC.

A exposição contempla as pandorgas além de fotografias das varias etapas da realização da oficina. O curso foi ministrado por Alejandro Araújo Santos com a participação de docentes, técnicos administrativos, estudantes e público em geral.

Além disso e em alusão ao Maio África, comemoração do dia 25, Dia da África, a exposição trata da presença dos/as estudantes, cerca de 360, provenientes de 14 países do continente africano que estudam na UFSC na graduação e pós-graduação através de diversos convênios nos campus de Florianópolis, Curitibanos, Araranguá, Joinville e Blumenau. A mostra apresenta também as áreas e cursos realizados por estes/as estudantes, algumas informações sobre seus países de origem, os processos políticos e econômicos de cada um e as línguas oficiais e tradicionais faladas nesses países. A ação procura destacar as pesquisas realizadas sobre o continente africano na UFSC que resultaram em dissertações e teses. Esse conjunto de dados relevantes e inéditos enfatizam a importância dos estudos africanos na UFSC, o internacionalismo, a presença africana e a diversidade cultural da universidade.

A mostra permanecerá para visitação pública até o dia 23 de junho, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSCpiso térreo.

>> Serviço

O quê: exposição – Pandorgas pela África
Onde: hall central – piso térreo | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | Trindade | Florianópolis – SC
Quando: até 23 junho de 2023 | de segunda a sexta-feira das 7h às 19h