Ação promove oficina gratuita de confecção de pandorgas em comemoração ao Dia Mundial da África

23/05/2023 08:00

Em comemoração ao Dia Mundial da África, celebrado anualmente em 25 de maio, o Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza na próxima semana o evento Pandorgas pela África. A ação promove oficina gratuita de confecção de pandorgas, além de soltura e exposição das pandorgas.

Oficina de confecção de pandorgas:
23/05/2023 – terça-feira – das 17h às 19h
Local: Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) – ao lado da Igrejinha da UFSC
Inscrições: no Formulário Eletrônico

Soltura das pandorgas:
24/05/2023 – quarta-feira – às 12h
Local: em frente à Reitoria I da UFSC

Exposição de pandorgas:
De 30/05 a 16/06/2023
Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Ministrante da oficina

Alejandro Araújo dos Santos. Argentino, descendente de brasileiro e italiana. Fundador da Escola Argentina do Barrilete (Pandorga) em 1994Realizou diversos talleres e oficinas de pandorgas  na Argentina, Brasil, Cuba e Uruguai,

Dia da Mundial da África

Em 25 de maio de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituía o Dia da Mundial da África. A data foi escolhida por conta do encontro ocorrido no mesmo dia, mas em 1963, quando 32 chefes de Estados africanos em reuniram em Adis Abeba, Etiópia, e criaram a Organização da Unidade Africana (OUA), a atual União Africana.

O encontro tinha como pauta discutir e combater a submissão, a colonização e o neocolonialismo. A data tornou-se um momento de reflexão sobre questões raciais que ultrapassam os limites geográficos.

A ação Pandorgas pela África conto com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

>> Serviço

O quê: Pandorgas pela África – confecção e soltura de pandorgas
Quando: 23/05 e 24/05 – terça e quarta-feira
Onde: oficina gratuita de confecção de pandorgas – ao lado da Igrejinha da UFSC | soltura das pandorgas – em frente à Reitoria I da UFSC