Semana da Dança: ugandense Oscar Ssenyonga faz do corpo potência em ‘Dictatorship Democracy’

19/11/2020 17:44

Se não fosse a dança, Oscar Ssenyonga poderia ter percorrido um caminho mais violento. O ugandense, de 25 anos, cresceu em Kasubi, subúrbio de Kampala, na África Oriental. Desde menino investiga o corpo, se interessa e pratica as danças culturais. “A maioria das pessoas com quem cresci em Kasubi está na prisão, morta ou louca. Portanto, sou grato à minha mãe que me incentivou a dançar porque me manteve produtivamente engajado”, comenta.

Seu espetáculo “Dictatorship Democracy” analisa a situação política do país dos últimos 30 anos, do desenvolvimento social à democracia, passando pelos regimes ditatoriais. Ao mesmo tempo, o bailarino propõe a reflexão acerca da história, das marcas deixadas pelas lideranças do passado, das lideranças de hoje e do papel da juventude como fator decisivo para a construção de um futuro. De qual futuro se trata? O trabalho será apresentado nesta sexta-feira, 20 de novembro, às 20h, no canal da 6ª  Semana da Dança UFSC no Youtube.

Fundador da Mambya Performing Arts Foundation e a Mambya Dance Company – MDC, o coreógrafo e diretor artístico utiliza a dança como meio de transformação em projetos que ocorrem em comunidades vulneráveis. E também se apropria da expressão corporal como questionamento da realidade vivida.

No dia 22, às 14h, Oscar Ssenyonga participa da live “Take me to a promised land”. Com mediação de Débora Zamarioli e tradução de Pedro Rieger, a conversa será em torno da trajetória e perfil ativista do bailarino ugandense.

Semana da Dança UFSC

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC – faz parte da celebração de 60 anos da UFSC – é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC, emissora onde serão transmitidos os espetáculos e vídeos-dança. E ainda parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. A agenda de oficinas, cursos, debates e imersões artísticas ocorrerá nas plataformas do Zoom e Google Meet. E as lives e espetáculos ficarão concentrados no canal da semana da dança no YouTube.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019.

Serviço:

O quê: Semana da Dança UFSC
Quando: 16 a 22 de novembro
Onde: YouTube – Semana da Dança UFSC
Redes sociais: facebook.com/semanadadancaufsc | instagram.com/semanadadancaufsc
Site: semanadadancaufsc.com
E-mail: semanadancaufsc@gmail.com

Tags: ArteCulturaDançaSemana da Dança UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina