SeCArte apresenta “Hamlet in Quarto” na série de homenagens a Carmen Fossari

26/04/2021 17:50

Cena de “Hamlet in Quarto” – Foto: divulgação/DAC

Para homenagem à memória da servidora técnico-administrativa, atriz, dramaturga e poetisa, Carmen Fossari, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) apresenta uma série de espetáculos que ilustram a trajetória de Carmen na Universidade e no meio artístico-cultural catarinense.

A terceira e ultima atração da homenagem é o espetáculo “Hamlet in Quarto”, a produção é encenada pelo Grupo de Pesquisa Teatro Novo com tradução de José Roberto O’Shea e direção de Carmen Fossari. A apresentação foi registrada no ano 2015 na segunda temporada de apresentações do espetáculo. A montagem de “Hamlet in Quarto” foi a ultima participação de Carmen no Experimenta, evento on-line realizado de 26 de outubro a 01 de novembro de 2020 reunindo diversas ações artitíco-culturais desenvolvidas na UFSC.

Além de “Hamlet in Quarto” a série de homenagens apresentou na ultima semana “As Luas de Galileu Galilei” e “Luz em Einstein”.

Assista o espetáculo “Hamlet in Quarto”:

Parte 01

Parte 02

Hamlet in Quarto

Cena de primeiro in quarto da peça Hamlet – Foto: divulgação/DAC

Segundo o tradutor José Roberto O’Shea, este primeiro texto, impresso de Hamlet, é notadamente o mais teatral, com inúmeras referências  às montagens teatrais da época. O texto é escrito em verso e prosa.

Shakespeare escreveu ainda mais dois Hamlets. O primeiro Hamlet (in Quarto) foi encenado pela primeira vez no Brasil através do Grupo Pesquisa Teatro Novo, montagem que o grupo estreou em 2012.

A montagem é inspirada no teatro asiático japonês, desde o universo do Teatro e Dança Noh e Kabuki (maior influência) e a sonoridade do Taikô.

A opção da linguagem oriental para um texto ocidental traduz, em parte, esta necessidade de distanciar a cena para aproximar o foco dramático e, por fim, dar vazão à universalidade do personagem Hamlet.

Esta montagem de Hamlet levou 2 anos, entre a pesquisa textual e a incorporacão com o link da cultura oriental.

Sinopse

A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. O texto de William Shakespeare traça um mapa do curso de vida e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Carmen Fossari

Carmen Fossari (Foto: Divulgação)

Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte. Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa Teatro Novo.

Em seu currículo Lattes, Carmen destacou entre as informações relevantes que dirigiu mais de 70 espetáculos com obras de Jean Batiste Poquelin de Mollière, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Guillaumme Apolinaire, Dias Gomes, August Strindberg, Eugene Ionesco, Luigi Pirandello, em diversos gêneros. Adaptou obras de escritores catarinenses para teatro: Flávio José Cardoso, Almiro Caldeira de Andrade, Franklin Cascaes, Argus Cirino, Raul Caldas Filho, Lindolfo Bell, Cruz e Sousa, Fábio Brugmann, com textos de sua autoria e também de outros dramaturgos catarinenses.

Os espetáculos dirigidos e produzidos por ela foram apresentados além de Santa Catarina em diversos estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Açores (Portugal).

Carmen faleceu aos 66 anos no dia 18 de abril 2021.