Pianista catarinense Pablo Rossi apresenta a música Erlkönig de Schubert-Liszt

08/01/2021 11:14

Pablo Rossi – Erlkönig de Schubert-Liszt. Imagem: reprodução YouTube.

Animações de criaturas de Franklin Cascaes produzidas por aluno(a)s e professores da UFSC encantam o pianista Pablo Rossi. O vídeo faz parte da apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC”. O concerto gravado sem a presença de público no Teatro Governador Pedro Ivo Campos em Florianópolis estreou no dia 19 de dezembro de 2020 no canal do YouTube da UFSC e marcou as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Confira a música Erlkönig de Schubert-Liszt interpretada pelo pianista Pablo Rossi:

No vídeo, as criaturas de Franklin Cascaes, em animação do DesignLab da UFSC, dialogam com a música Erlkönig de Schubert/Liszt. A música original de Schubert tem como letra o poema de Goethe, Erlkönig/o rei dos Elfos. O poema nos conta a história de um pai que cavalga com seu filho doente em busca de um médico. Ao passar pela floresta, o menino vê a terrível figura do Rei dos Elfos, enquanto para o pai não havia ali nada além do que as forças da natureza, o barulho do vento, o som das folhas das árvores. Essa ideia das forças da natureza que parecem trazer em si um poder mágico – e até mesmo maligno – é retratada nas figuras de Cascaes, na bruxa, no boitatá. Aqui os desenhos de Cascaes, cujo direito de imagem nos foi cedido gentilmente pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE), foram animados por professores e aluno(a)s da UFSC e agora encantam e assombram o nosso querido Pablo.

A apresentação “Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC” é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

UFSC 60 anos

Uma ode à vida: concerto de Pablo Rossi em homenagem aos 60 anos da UFSC ocorre neste sábado, 19 de dezembro

Ficha técnica:

Ficha técnica: Pianista: Pablo Rossi
Direção artística: Pablo Rossi
Produção: Maria Borges
Roteiro: Pablo Rossi e Maria Borges
Direção de arte: Karin Serafin
Direção de som: Heitor Bittencourt
Iluminação: Marco Ribeiro
Afinação piano: Theo Cassoli
Filmado pelo Estúdio Móvel