NDI realiza exposição com obras de crianças no Espaço Estético do Colégio de Aplicação

16/05/2022 08:10

Será realizada até a próxima segunda-feira, 23 de maio, a Exposição Pintura-Corpo, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação, com produções de autoria de crianças de 5 e 6 anos que fazem parte dos grupos 6 do Núcleo de Educação Infantil (NDI), a última faixa etária atendida pela Educação Infantil. As pinturas-corpo, produzidas durante a disciplina de Artes Visuais, sob a docência da professora Angélica D’Ávila Tasquetto, tiveram como referência a obra do artista francês Odilon Redon.

Com seu simbolismo, Redon criou uma espécie de universo de seres fantásticos. Aranhas sorridentes, ciclopes, cabeças sem corpos são apenas algumas das criaturas às quais as crianças foram apresentadas. A atividade consistiu em completar o corpo faltante para uma das obras de Redon, em que somente a cabeça era apresentada.

Uma das produções é uma pintura-corpo na qual uma criança vestia um avental- tela e a outra realizava a pintura. Na sequência, trocavam de lugar e a pintura ocorria novamente, em outro avental-tela. “Com isso, houve um desejo de mobilização do tempo, do espaço e do próprio corpo, já que as pinturas eram realizadas em pé e num corpo móvel. Na exposição poderemos ver parte do processo e também o resultado final das produções”, afirma a diretora do Núcleo, Juliane Mendes Rosa La Banca.

Ainda conforme Juliane, esta etapa da educação infantil é marcada pelas expectativas em relação à mudança de escola que irá ocorrer no próximo ano, na qual as crianças irão se inserir no Ensino Fundamental. “Então, além de terem todo a possibilidade de expor e visitar suas produções num espaço estético fora do NDI, a exposição também foi uma oportunidade para conhecer um espaço escolar diferente, que abriga o Ensino Fundamental e Médio.”

Tags: exposiçãoNDINúcleo de Educação InfantilUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina