Exposição “100 mulheres – 5 perguntas” abre no dia 08 de março no Hall da Reitoria da UFSC

06/03/2023 06:00

O projeto “100 mulheres – 5 perguntas” trata-se da realização de um livro digital, construído coletivamente com a respostas de 5 perguntas sobre o “ser mulher” e violência, respondidas por 100 mulheres diferentes. Nesta exposição individual, serão mostradas algumas das 100 telas que foram desenvolvidas para o livro, que falam sobre a realidade da mulher brasileira, a partir do seu lugar de fala.

“Com arte e atitude, o projeto chega a mais de 100 respostas, se transformando numa porta aberta e acolhedora de infinitos desdobramentos e possibilidades. Potencializando os registros das vozes destas mulheres que não tinham onde dividir  seus traumas e dores, a artista pinta, cola, digitaliza, fotografa, imprime gestos, deixa rastros, destes ruídos numa contemporaneidade onde a arte aprende e discute, este corpo da violência sexual que além de afetar a saúde física e psíquica das vítimas, atinge toda a sociedade ao colocar o medo do estupro como um elemento de existência das mulheres limitador de suas decisões e, consequentemente, afetando seu pleno potencial de desenvolvimento assim como sua liberdade, pois temem principalmente, não serem acreditadas. São incontáveis os relatos de discriminação, preconceito, humilhação e abuso de poder em relação às mulheres em situação de violência sexual”

Meg Tomio Roussenq – Orientadora artística do projeto.

Sobre a artista:

Júlia Steffen; Foto: divulgação.

Júlia Steffen (1996) é artista visual e reside em Florianópolis. Mestre pela Universidade Federal do Paraná em Acessibilidade em Obras de Arte (2020-23) e graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2019), além de envolver-se nos últimos dez anos em cursos de técnicas de desenho, aquarela e pintura à óleo. Sua produção é centrada na temática do “ser mulher” na atualidade. Através de suas vivências em diversos lugares da América Latina, busca retratar a realidade das mulheres latino americanas, denunciando o racismo, machismo, homofobia e xenofobia experenciados diariamente em uma sociedade colonizada.

Participou de exposições coletivas e individuais durante os últimos nove anos. Nos últimos anos, foi contemplada pelo Edital Aldir Blanc do Estado de Santa Catarina com o projeto “100 mulheres – 5 perguntas’, participando de suas exposições individuais com o projeto; e pelo edital Elisabete Anderle de 2022 do Estado de Santa Catarina, com o Projeto “Da dor à luta: histórias de mulheres sobreviventes da violência”. Além disso, participou de exposições coletivas, sendo a mais recente a exposição “Combinatória dos Gestos”, em cartaz atualmente no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis até o dia 16 de março.

A exposição “100 mulheres – 5 perguntas” de Júlia Steffen é uma realização do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

:: Serviço

O quê: exposição “100 mulheres – 5 perguntas” de Júlia Steffen
Onde:
Hall da Reitoria I – Campus Reitor João David Ferreira, Trindade, Florianópolis – SC
Quando: abertura – 08/03/2023 – 18h30min | visitação até 17/03/2023 | das 8h às 19h
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499

Redação: divulgação SECARTE/UFSC, com informações da artista.

Tags: ArteCulturadacexposiçãohall da ReitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina