Estudantes do Colégio de Aplicação expõem trabalhos inspirados em obra de Mário de Andrade

05/07/2022 09:44

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 15 de julho, a exposição Pauliceia desvairada no CA, com textos e imagens produzido pelas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. A mostra decorre do trabalho dos estágios curriculares da graduação em Letras – Português com a leitura de Pauliceia desvairada, coleção de poemas de Mário de Andrade indicada como leitura obrigatória para o vestibular UFSC 2023.

Em diferentes abordagens, os estudantes do CA estudaram sobre o livro, sobre Mário de Andrade e o Modernismo brasileiro. Cada turma, de sua forma, deu sentido a essa experiência e produziu textos distintos. No 3A, a tônica foi a das ficções, e Mário de Andrade se metamorfoseia em personagem de várias narrativas, pulverizando seus “trezentos-e-cinquenta” eus pelo tempo e pelo espaço, transformando-se até mesmo em Youtuber e em personagem de sonho.

Já no 3B, a turma produziu um jornal literário, em que Mário é entrevistado e biografado, Pauliceia é recriada visualmente e aparece, inclusive, uma receita. No 3C, reescrituras de alguns dos poemas da Pauliceia foram feitas na forma de paródias ou outras retextualizações. Por fim, no 3D, a tônica foram os manifestos, e os estudantes escreveram sobre as questões que mais os angustiam no momento presente.

Num segundo momento, com o professor da turma, buscou-se recriar visualmente os poemas da Pauliceia que não haviam sido trabalhados antes. Dessa forma, a leitura de um texto pelo estudante foi sucedida de uma interpretação visual, ou seja, uma transcriação na forma de imagem. São apresentadas, ainda, reproduções de telas produzidas por artistas de vanguarda, brasileiros ou estrangeiros.

A exposição é organizada pelos professores George França, do CA, e Isabela Melim Borges, do Departamento de Metodologia de Ensino, e pelos estudantes de Letras Bianca Maia Mello da Silva, Camila de Andrade, Raquel Ferreira da Rosa Oliveira, Juliana Maggio, Leandro Scarabelot, Gislene Aparecida Souza, Jéssica Simas Ivakovski, Maiara Casal Mendes e Thais Piloto da Silva.

Tags: Colégio de AplicaçãoEspaço EstéticoMário de AndradeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina