Espaço Estético do Colégio de Aplicação lança vídeo em comemoração aos seus 20 anos

26/04/2021 09:42

Cena do vídeo 20 Anos Espaço Estético – Foto: reprodução YouTube

O audiovisual surge a partir de um desejo de registrar em vídeo a Exposição Interativa realizada em comemoração aos 20 anos (1998-2018) do Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC. O desafio foi lançado para Alex Brandão Ribeiro, estudante de arquivologia, já graduado em Cinema pela UFSC, fotógrafo, cinegrafista, editor e educador, neste período estagiário do Espaço Estético, que prontamente aceitou o desafio. Realizou as filmagens no período da exposição, entre maio e junho de 2018,  e posteriormente editou, presenteando-nos com esta homenagem que ficará para sempre projetada na história do Espaço Estético. O vídeo com câmera e edição de Alex Brandão Ribeiro; Música: “Chega de Saudade” de Jacob do Bandolim; foi realizado pelo Espaço Estético CA – UFSC com o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), por meio do Edital Bolsa Cultura.

Acesse o vídeo:

Sobre a Exposição:

20 Anos Espaço Estético” foi uma exposição comemorativa e interativa que  se constituiu pouco a pouco com a colaboração da comunidade escolar e visitantes, que de passagem ou impelidos pelo convite da exposição, participaram de sua elaboração. Em cada painel de exposição havia uma pergunta ou uma solicitação para contribuição, e, cada uma e cada um, foi deixando algo de si: memórias do Espaço Estético; desejos referentes ao que gostaria de ver ali exposto ou propostas para realização de exposições futuras; contato, caso tivessem interesse em ali expor; ou, uma pergunta, uma mensagem, um desenho, uma pintura, um objeto para ali ser exposto. As contribuições podiam ser produzidas em períodos pré-agendados, nos quais Alex Brandão Ribeiro – ex-aluno, estagiário do Espaço Estético e editor do vídeo lançado – disponibilizava materiais para escrita e criação de desenhos e papeis autocolantes, e o próprio autor fixava nos painéis da exposição. Mas, contribuições poderiam também serem trazidas e fixadas ou entregues diretamente na coordenação do Espaço Estético para serem expostas durante o período da exposição. Houve grande participação, principalmente dos alunos da escola, que rapidamente preencheram os paineis disponíveis com desenhos, recados, pinturas e variadas contribuições, formando um grande mosaico colorido. A dinâmica de interação foi intensa por parte de alguns alunos que sempre retornavam ao Espaço Estético para desenhar imagens e/ou escrever mensagens. Alguns alunos dos Anos Iniciais compareciam quase todos os dias, externando manifestações de tristeza e descontentamento ao encerrar a exposição.

Sobre o Espaço Estético:

Inaugurado em março de 1998, através de um projeto de ensino e extensão, o Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC, hoje se caracteriza como uma Atividade Permanente da Escola. Tem como objetivo propiciar alfabetização visual, sistematizando melhor o processo ensino-aprendizagem visando a educação estética. Para isso o Espaço Estético – CA/UFSC viabiliza exposições e ações educativas como: encontros com artistas/autores, debates e oficinas que discutem sobre a pesquisa nas artes visuais, abrindo espaço para interações da escola com o entorno. Localizado em um lugar de passagem, torna-se parte do cotidiano escolar, sendo um local de apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais. Estas geradas no dia-a-dia em sala de aula, bem como as produzidas autonomamente, como fruto de pesquisa de alunos, ex-alunos, comunidade escolar, estudantes, professores de arte, pesquisadores e artistas convidados.

Neste ano de 2021, em que o Espaço completa 23 anos, podemos ressaltar a importância da criação deste espaço didático-pedagógico como mediador do conhecimento e aprendizagem de leitura da cultura visual, criando condições para que alunos, comunidade e interessados, vivenciem experiências significativas, momentos de integração e vivências estético-artístico-visuais, além de ampliar conhecimentos de arte e possibilitar leituras outras de mundo.

Professora Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa
Coordenadora e idealizadora do Espaço Estético CA/UFSC

O projeto de extensão “Espaço Estético Colégio de Aplicação UFSC” recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC – SeCArte, por meio do Edital Bolsa Cultura.

Tags: Colégio de AplicaçãoCulturaEspaço EstéticoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina