Coletive Saia do Mar realiza apresentação presencial pelo Projeto 12:30 na quarta-feira, dia 15 de junho

13/06/2022 07:00

Banda Coletive Saia do Mar. Foto: Nicolas Farjo Cintra

Na quarta-feira, dia 15 de junho, o Projeto 12:30 recebe a banda Coletive Saia do Mar, com apresentação presencial na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC – no campus da Trindade em Florianópolis. O evento tem início às 12h30, é gratuito e aberto à comunidade.

Coletive Saia do Mar

Coletive Saia do Mar é um grupo de Florianópolis, iniciado em 2018, que estuda samba de coco. O samba de coco é uma manifestação cultural dos estados do nordeste do Brasil. É brincado em roda com canto, palmas e dança junto com instrumentos de percussão que convidam o público a entrar na roda e participar. A banda trabalha realizando rodas nas ruas e organizando eventos e oficinas, além de integrar outras manifestações culturais como capoeira, samba de roda e percussão africana.

Integrantes

Jade Bustos (Arte-educadora e Música)
Nascida em Foz do Iguaçu (PR), é educadora, graduada em Licenciatura Letras Espanhol pela UFSC. Jade é fundadora e integrante do Coletive Saia do Mar, no qual é compositora, percussionista e vocalista. Em 2016, 2017 e 2019 participou de oficinas, ensaios e apresentações com o bloco Cores de Aidê e grupos de Maracatu Baque do Tempo e Baque Mulher. Artesã e luthier, constrói alguns instrumentos (berimbau, atabaque, agbê, alfaia, ganzá, maracás, tamancas). Em maio de 2021 ministrou oficinas de Samba de Coco, pelo projeto “Vem pra roda de Samba de Coco”, que ganhou o prêmio de Estímulo à Cultura Elisabete Anderle/ 2019. De Janeiro até março de 2022, participou do “Projeto Pari Passo: da criação até o vídeo clip”, um projeto de gravação de música autoral, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc de 2021.

Rafael Zerbini de Carvalho Martins (Músico, Luthier, Arte-educador)
Nascido em São Paulo (SP), é músico profissional, multi-instrumentista, luthier e professor, licenciado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rafael é construtor de pífanos e ministra oficinas, ensinando a arte da lutheria. Atua como professor de música, oferecendo aulas de piano, cavaquinho, violão, sanfona e pífano. É membro do Coletive Saia do Mar, no qual atua como instrumentista (sanfona, cavaco, pífano) nas rodas de coco e demais manifestações culturais propostas pelo coletivo. Atualmente, é atuante no cenário musical de Florianópolis, presente nas rodas de choro, samba de coco, samba de roda, forró, rodas de capoeira, de percussão, e demais manifestações culturais recorrentes na ilha.

Juli Simon (Biólogue e Musicista)
Nascide em Florianópolis (SC), é multi-instrumentista, com formação em Ciências Biológicas pela UFSC e mestrado em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Manaus, AM). Começou seus estudos em música em 2013, tocando contrabaixo. Em novembro de 2020, iniciou estudos de flauta transversal, teoria musical e canto, e em 2021 iniciou estudos autodidatas de atabaque, congas, alfaia, agbê e triângulo, participando de grupos de estudos de samba de coco e samba de roda. Ingressou no Coletive Saia do Mar em setembro de 2021. Atualmente, toca flauta transversal no Núcleo de Estudos da Fanfarra da Ponte, participando de diversas apresentações públicas e cortejos, além de ser multi-instrumentista e cantadore no Coletive Saia do Mar.

Anderson Lagranha (Percussionista)
Nascido em Canoas (RS), toca bateria desde 2015. A partir de sua mudança para Florianópolis, em 2019, começou a estudar percussão do Oeste da África, com Santigo Cáceres. Em março de 2021, realizou oficina com Mestre Renato Beabá do grupo Malta de Beabá (RS). E o Petit Stage com Sekouba Oularé, com quem atualmente estuda percussão Malinke com o grupo Tam Tam Sankaran. Iniciou no Coletive Saia do Mar em setembro de 2021, com o qual vem aprendendo o samba de coco e estudando o samba de roda, também realizando diferentes oficinas e rodas.

Projeto 12:30

Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 tem realizado a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30” desde março de 2021. Agora em 2022, no formato semipresencial, segue promovendo as atividades online.

As apresentações virtuais ficam disponíveis para serem acessadas a qualquer momento no canal do YouTube e são, também, disponibilizadas no formato de “podcasts” nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação serão divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc).

Acesse aqui o canal do YouTube do Projeto 12:30

Serviço:

O quê: apresentação presencial Coletive Saia do Mar
Quando: 15 de junho de 2022 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao Centro de Cultura e Eventos
Quanto: gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail: bianca.kaizer@ufsc.br
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497
Contato Coletive Saia do Mar: instagram.com/saiadomaroficial | (48) 99859-8667

Mais sobre o Projeto 12:30 em www.dac.ufsc.br ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArte / UFSC,  com informações da banda.

Tags: dacmúsicaProjeto 12:30UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina