UFSC é campeã de futebol de campo nos Jogos Universitários Brasileiros 2023

26/05/2023 06:27

A equipe da UFSC conquistou um campeonato inédito para Santa Catarina. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceu o jogo final na modalidade futebol de campo masculino nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no último sábado, 27 de maio. A UFSC conquistou, pela primeira vez, o título do JUBs nessa modalidade.

“É a primeira vez que Santa Catarina ganha o JUBs no futebol de campo, e só a segunda universidade federal a levar esse título. É algo bem grandioso essa equipe ter conquistado essa vitória nessa competição que é a olimpíada do esporte universitario no País. Uma conquista como essa não se repete tão facilmente, pois os times mudam, os alunos vão se formando, é difícil manter a equipe”, explica o coordenador da equipe, professor Juliano Fernandes, do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS).

A UFSC venceu os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) em 2022 e assim se classificou para a fase nacional, que na modalidade de futebol de campo ocorreu em Curitiba de 21 a 27 de maio. A modalidade de futebol de campo, rugby 7 e futebol 7 ocorrem no primeiro semestre. As demais modalidades esportivas terão jogos no segundo semestre. “Daquele time campeão dos JUCs em 2022, tínhamos 10 atletas, os outros se formaram e foram substituídos na equipe. É bem desafiador, um jogo de final, com um nível de atletas de muita qualidade”, salienta o docente.

A comissão técnica é formada por alunos e professores dos cursos da UFSC. (Foto: Divulgação)

A comissão técnica é formada pelo coordenador técnico, professor Juliano Fernandes e o professor Anderson Teixeira como auxiliar técnico, e os acadêmicos Miguel Fagundes, como técnico e Pedro Passos, com a função de preparador físico, ambos estudantes do curso de Educação Física e Adrian Sartor, do curso de Fisioterapia, do campus da UFSC em Araranguá.

A participação da UFSC nos jogos tem o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, do Centro de Desportos (CDS), e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A equipe faz parte do projeto de extensão Futebol Universitário da UFSC, coordenado pelos professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Futebol e Futsal (Nupedeff), e serve de laboratório para os acadêmicos do CDS que buscam atuar em comissões técnicas no futebol profissional.

Jogador da Guiné-Bissau

Um dos jogadores do time que ingressaram na equipe mais recentemente é o aluno Junho Sá Indi, da Guiné-Bissau. Junho veio para a UFSC transferido da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), no Ceará.

À reportagem da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Junho disse estar feliz e agradecido em fazer parte da Universidade. “Sou estudante de química e sempre gostei muito dessa área. Agradeço muito ao meu professor, Santiago Yunes, que sempre me incentivava. Escolhi a UFSC porque é uma das melhores universidades para mim”.

O jogo

Junho Sá Indi (ao centro) é estudante de Química na UFSC e veio transferido da Unila. Ele é um estudante internacional, da Guiné-Bissau. (Foto: Divulgação)

A UFSC venceu nos pênaltis, após empate de 1 a 1, com gol do atleta Vandrigo. Na cobrança de pênalti a UFSC venceu a UniAteneu, instituição do Ceará, por 5 a 4 e ficou com o título nacional. Confira todos os resultados no site da Confederação. A partida foi transmitida ao vivo e a gravação segue disponível no YouTube.

Veja abaixo, a lista completa de atletas-estudantes da UFSC, de 11 cursos diferentes da instituição, atuais campeões brasileiros na modalidade futebol de campo masculino:

Ângelo Gabriel Cassariego Perusso
Felipe Vieira Cubas
Gabriel Dias dos Santos
Gabriel Martini Almeida de Oliveira
Guilherme Facco Barbosa
Guilherme Godoy Oliveira
Igor Huttl Marques
João Pedro Motta (Capitão)
Junho Sá Indi
Kaique Gonçalves Cavalcante
Kauã Gonçalves Cavalcante
Leonardo Nobre dos Santos
Lincoln Alex Machado
Luiz Felipe Schwartz Dal Piva
Pablo Gondim de Oliveira
Rodrigo Silva Da Cunha
Vandrigo de Sá Oliveira
Vitor Augusto Espíndola

Miguel Fagundes Dos Santos (Técnico)
Pedro Vitor da Soler dos Passos  (Preparador Físico)
Adrian Thives de Bona Sartor (Fisioterapia)

O JUBS

O JUBS é organizado pela CBDU. Além do futebol de campo, neste sábado também ocorreram as disputas no futebol 7 e rugby 7. Entre atletas e comissão técnica, cerca de 1 mil pessoas participam dos JUBS. No futebol, 13 equipes disputaram a competição.

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC
com informações da CBDU e do NDMais

Fotos: FCDU (mais imagens disponíveis no Flickr)

Tags: CulturaEsporteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina