Pablo Rossi interpreta Schubert nos “Minutos Musicais”

11/05/2022 11:54

Pablo Rossi. Foto: reprodução vídeo

O segundo episódio da atual temporada da série “Minutos Musicais”  estreia neste sábado, 14 de maio, às 21h na TV UFSC. A atração traz o pianista Pablo Rossi interpretando a composição “Wanderer Fantasie” de Franz Schubert.

Com 33 minutos de duração, o episódio inicia com um depoimento de Pablo Rossi sobre Schubert e sua obra. Nesse vídeo, a composição de Schubert interpretada pelo pianista catarinense, para a Secretária de Cultura e Arte da UFSC e filósofa, Maria de Lourdes Alves Borges, “nos fala de um caminhante que busca encontrar seu lugar no mundo. Foi filmado na Igrejinha da UFSC, tendo como cenário a obra de Hassis “Humanidade”, recém-restaurada. O vídeo faz referência ao filme “Der Himmel über Berlim” de Wim Wenders, no qual um anjo decide tornar-se um homem. Assim, o pianista-anjo, ao ouvir a música que ele mesmo interpreta, faz a travessia em busca de sua humanidade. Sua transformação é acompanhada pelas mudanças de cor do cenário, passando de PB ao colorido exuberante do painel de Hassis”.

Já o diretor da segunda temporada, Zeca Pires, ressalta os diálogos de bastidores entre artistas e técnicos da TV UFSC, Departamento Artístico Cultural (DAC), Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e dos Cursos de Cinema e Jornalismo. “É muito  estimulante essas relações com estagiários e profissionais de diversas áreas, como a música, a iluminação, o som,o  cinema e outras. Por exemplo a direção de fotografia é de Pedro Meditsch, ex-estagiário do DAC e hoje profissional atuante no mercado do audiovisual, e dos atuais alunos dos cursos de Cinema e de Jornalismo,  Paulo Marcos de Assis, Eduardo Fernandes da Silva, Julia Dalri e Tomás Ruas em diversas funções. E todos trabalhando com pianistas com o grau de Pablo Rossi”, conclui o cineasta.

Acesse o vídeo no YouTube:

A segunda temporada da série apresentará ao todo seis episódios, além da Orquestra de Câmara da UFSC, em exibição, “Minutos Musicais” vai exibir o pianista Pablo Rossi interpretando Schubert, Villa Lobos e Edino Krieger. O compositor brasileiro Edino Krieger também será apresentado na série por meio da videoarte da música “Epigramas”, de autoria da professora do Curso de Cinema da UFSC, Clelia Melo.

O primeiro episódio da série apresentou a Orquestra de Câmara da UFSC, que sob a regência da maestrina Miriam Moritz, interpretou a canção “Flor da vida”, composição de Hamilton de Holanda. Ainda nessa temporada a Orquestra de Câmara da UFSC apresentará o Quarteto Villa Lobos com o 2º movimento Cantilela, a produção faz homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Assista o primeiro episódio da segunda temporada:

“Minutos Musicais” é uma ação da SeCArte e da TV UFSC, exibida no canal 63.1 na TV aberta, canal 15 da TV a cabo Claro/NET e no canal do YouTube da TV UFSC. A série apresenta produções musicais realizadas pela SeCArte, exibindo vídeos de grupos musicais da UFSC e repertórios de músicos convidados com ênfase na música de concerto. A ação estimula os diálogos entre música, audiovisual e cinema expandido em um só programa.

Serviço:

O quê: Minutos Musicais – Segunda temporada | Episódio 02 – Pablo Rossi – Schubert
Quando: sábado | 14/05 | 21h
Onde: TV UFSC | canal 63.1 TV aberta | canal 15 Claro/NET | youtube.com/tvufsc

Ficha técnica:

Produção executiva: Maria de Lourdes Alves Borges e Jonatan dos Santos
Direção: Zeca Pires
Direção de fotografia e câmera: Pedro Meditsch
Direção de som: Heitor Bittencourt
Edição: Paulo Marcos de Assis, Eduardo Fernandes da Silva, Julia Dalri e Tomás Ruas
Câmeras adicionais: Paulo Marcos e Zeca Pires
Técnico em iluminação: Luciano Bueno