Reconhecimento internacional ao trabalho do NEA/UFSC

11/06/2015 15:34

Entrega da Comenda pela Deputada Dra. Ana Luiz, Presidente da Assembleia Regional dos Açores. Foto de JoséAntonioRodrigues

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina completou em 2014, 30 anos de atividades na pesquisa, ensino e extensão, valorizando e preservando a identidade açoriana do litoral catarinense. Recebeu várias homenagens em nível nacional, e agora o reconhecimento vem da Presidência da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores que, em conjunto com a Presidência do Governo da Região Autônoma dos Açores, outorgou a Insígnia Autonómica de Reconhecimento ao Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC. A Seção Solene da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores – ALRAA, contou com a presença do Presidente dos Açores, todos os Deputados Regionais, Secretários de Governo e muitas autoridades, foi realizada no dia 25 de maio de 2015, dia em que se comemora o Dia da Região da Autônoma dos Açores e também o Dia do Espirito Santo. A cerimonia de entrega ocorreu na Ilha das Flores, na cidade das Lajes das Flores que também estava comemorando 500 anos de fundação em 2015.

Imagem da Insígnia Autonômica de Reconhecimento

O coordenador do NEA, o historiador Joi Cletison Alves viajou ao Arquipélago dos Açores especialmente para receber a Insígnia em nome do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. O coordenador do NEA diz que “Esta homenagem pertence a todas as instituições e pessoas que compõem o Conselho do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, espalhadas por mais de 40 municípios litorâneos catarinenses, pois o trabalho que o NEA faz, atuando em mais de 600 quilômetros de costa atlântica, é impossível fazer este trabalho sem estas parcerias. O nosso trabalho só está sendo reconhecido em vários níveis graças a esta atuação conjunta, e com o mesmo objetivo de valorizar e preservar a herança cultural que os açorianos nos deixaram no século XVIII”.