#QuarentenaArteUFSC apresenta: “Poemas do meu quintal”

12/08/2020 11:20

No período de isolamento social o quintal da professora Eliane Debus, do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação da UFSC (CED), se transformou em cenário para a declamação de poesia. O que começou como uma atividade individual sem grandes pretensões, acabou viralizando e originado o projeto “Poemas do meu quintal”. Na ação a professora utiliza as redes sociais para socializar poemas de escritores negros, brasileiros e de diferentes nacionalidades.

A ideia surgiu das participações da professora Eliane no projeto “Sacadas Literárias” promovido pelo professor José Leonardo Tonus, que atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada, com pesquisas sobre imigração na Université Paris-Sorbonne (Paris IV). O projeto reúne vídeos no Facebook de professores e escritores franceses, portugueses e brasileiros. A poesias gravadas no quintal da professora Eliane gerou engajamento e projeção, o que incentivou a docente da UFSC e socializar poesia em sem quintal.

Professora Eliane Debus no seu quintal. Foto: reprodução Instagram

Atualmente estão gravados mais de mais de 30 poemas que estão disponíveis no instagram.com/debuseliane e YoyTube – Eliane Debus e também nas redes sociais do Literalise, Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (facebook.com/literalise e instagram.com/literalise.grupodepesquisa).

O conteúdo é escolhido a partir do acervo pessoal da professora e atualmente ela possui uma significativa quantidade de obras de autores negros e negras, brasileiros e afro-latino americanos que abastecem a produção de vídeo. Os vídeos do quintal da professora estão ganhando repercussão sendo utilizados em atividades de ensino em escolas da região de Florianópolis, despertando o interesse de estudantes na literatura e poesia.

Na medida que o isolamento social for diminuindo a intenção da professora Eliane e levar os poemas para outros quintais “a ideia é ir para outros quintas, chamando de quintal até o grande campus da UFSC. A UFSC tem muitos lugares bonitos da natureza, no próprio CED tem várias arvores”.

Além do “Poemas do meu quintal” a professora Eliane Debus coordena o projeto de extensão “Contarolando em Formação e Ação: Co(a)ntando a Literatura de Temática Afro-brasileira, Africana e Índigena para Infância” que recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura. O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes.

A #QuarentenaArteUFSC é a ação colaborativa da SeCArte que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas por meio de internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte: facebook.com/secarte.ufscinstagram.com/secarte.ufsc, ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Serviço:

O quê: Projeto “Poemas do meu quintal”
Coordenadora: Eliane Debus
Redes sociais: instagram.com/debuseliane | YoyTube – Eliane Debusfacebook.com/literalise | instagram.com/literalise.grupodepesquisa

Redação: Ivo Caoê Baptiston – Jornalista
Revisão: Gabriel Endrigo – bolsista SeCArte – Letras Português e Literaturas

Tags: ArteCEDCulturaPoesiaQuarentenaArteUFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina