#QuarentenaArte: Coral da UFSC com o espetáculo “100 Anos de Dorival Caymmi”

01/05/2020 12:04

#QuarentenaArte apresenta Coral da UFSC com o espetáculo “100 Anos de Dorival Caymmi”, confira:

Ensaio 100 Anos de Dorival Caymmi – foto: Diana Souza

Apresentação do espetáculo “100 Anos de Dorival Caymmi” do Coral da UFSC, registrada pelo cineasta Zeca Nunes Pires no dia 13 de novembro de 2014, no Teatro da UFSC. A produção fez parte da III Semana de Arte do DAC.

O espetáculo recorda as músicas do grande compositor dos mares e dos amores.  No repertório: “Suíte dos pescadores”, “Vamos chamar o vento”, “Milagre”, ” Nem eu”, “Rosa Morena” e outras que demonstram em suas melodias e letras todo o amor do compositor por sua terra, a Bahia.

Especialmente para essa apresentação, o Coral da UFSC montou um Coro Cênico que, além dos integrantes do coral, contou com a participação do ator Adriano de Brito e da bailarina Fernanda Rosa, artistas locais convidados, e dos músicos Paulo Sol (baixo), Dário Cunha (percussão) e Miriam Moritz (violão) que é a regente do coral e assina a direção musical do trabalho, juntamente com Carmen Fossari, que assina a direção cênica. A neta do cantor e compositor, Stella Caymmi, escreveu cumprimentando Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, pelo espetáculo: “Fico tão feliz com a homenagem que muito nos honra, a mim e a minha família. Meu avô ficaria encantado. Um grande abraço, Miriam!”.

#QuarentenaArte é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), em parceria com a TV UFSC, que oferece alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio de internet. A iniciativa também objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC.

Coral da UFSC

O coral mantém suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense e um repertório voltado para a música brasileira. Tem como objetivo promover e difundir o canto coral, bem como contribuir para a integração e a extensão cultural da Universidade. Difunde conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

Sobre a Regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis, formada em música pela UDESC em 1987. Em 2003, finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL; em 2014, concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, Miriam permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em Portugal e na Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2012, ministrou curso de extensão sobre música brasileira para canto coral, em Paris. Além do Coral, é coordenadora e regente do Madrigal e da Orquestra de Câmara da UFSC.

Mais informações: dac.ufsc.br/coral-da-ufsc |

Ficha Técnica espetáculo “100 Anos de Dorival Caymmi”:

Direção Musical e Regência: Miriam Moritz
Direção Cênica: Carmen Fossari
Ator: Adriano de Brito
Bailarina: Fernanda Rosa
Violão: Miriam Moritz
Baixo: Paulo Sol
Percussão: Dário Cunha
Projeção de Slides: Suelen Benincá
Montagem de Luz: Luciano Bueno
Produção: Coral da UFSC