Projeto incentiva criação de obra de arte com resíduos das fortalezas

01/06/2022 07:40

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones em obras. Foto: Jaci Valdemiro Nunes

O lixo pode virar arte! Os resíduos produzidos nas obras de restauro e requalificação da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones serão utilizados como matéria-prima para uma obra de arte, criado por um aluno ou uma aluna de graduação ou especialização de artes visuais da região metropolitana de Florianópolis. O estudante será escolhido através de edital específico. O selecionado receberá um prêmio de R$ 1.000,00. As inscrições vão até 12 de junho, neste site.

A iniciativa é do projeto Cembyra, da Construtura Biapó, responsável pelas obras nas fortalezas. Os estudantes devem apresentar um projeto que reaproveite resíduos como ladrilhos hidráulicos e de concreto, madeiras, telhas cerâmicas e ecológicas, metais, tijolos, vidros, serragem, troncos de madeira, bambu, papelão, resíduos de praia etc. No edital, é possível ver fotos dos materiais.

O primeiro colocado na seleção executará a obra de arte no canteiro da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Os objetivos do edital são estimular a criação de obras e objetos de arte idealizados a partir da ressignificação dos resíduos; valorizar a história e a memória dos edifícios restaurados por meio da utilização de materiais que seriam desprezados; apresentar alternativas para o descarte, instigando as pessoas a pensarem sobre racionalidade econômica, consumo consciente e soluções ecológicas; entre outros.

As obras na Fortaleza de São José da Ponta Grossa e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones são custeadas pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, com projetos, contratos, gestão e fiscalização da superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Santa Catarina. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dá apoio logístico ao trabalho.

Tags: CFISCEditalFortaleza de Santo Antônio de RatonesFortaleza de São José da Ponta GrossaFortalezas da Ilha de Santa CatarinasustentabilidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina