Projeto Cinema Mundo exibe ‘Com amor, Van Gogh’ no dia 4 de abril

01/04/2019 07:00

O Projeto Cinema Mundo da UFSC exibirá, em sua próxima sessão, aquele que é considerado o primeiro longa-metragem pintado inteiramente à mão na história da sétima arte: “Com amor, Van Gogh” (Loving Vincent, 2017). O filme, dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, é uma narrativa biográfica sobre o pintor holandês Vincent Van Gogh. A exibição ocorre no dia 4 de abrilquinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária. Após a sessão, haverá debate com os comentários Ana Maria Alves de Souza e Bernardo Bertoli Amin. A entrada é franca e aberta a todos.

Sinopse

Um ano após o suposto suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo artista destinada ao irmão, Theo. Por influência de seu pai, carteiro e amigo do pintor, Armand decide entregar a carta e, então, viaja para a cidade francesa de Arles em busca da família do artista falecido. O filme é uma viagem pela vida conturbada de Van Gogh, travessia por meio da qual suas obras ganham movimento e contam a sua história, além de despertar a pergunta: Vincent Van Gogh se matou ou foi morto?

Sobre os comentaristas

Ana Maria Alves de Souza
Possui mestrado em Literatura (2011, UFSC), mestrado em Antropologia Social (2003, UFSC), e l icenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas (2009, CEART/UDESC). Interessa-se pelas diferentes construções de grafias da vida (narrativas (auto)biográficas, audiovisuais, fotobiografias), especialmente de artistas e esportistas. Atualmente estuda a memória dos artistas na cidade, o registro, conservação e difusão das imagens por eles produzidas, pensando formas de arquivo. É professora das escolas de ensino fundamental EBM João Alfredo Rohr, no Córrego Grande, e EBM Beatriz de Souza Brito, no Pantanal.

Bernardo Bertoli Amin
Formado em Cinema pela UFSC e Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá, morou em São Paulo entre 2016 e 2018, onde se especializou em Planejamento de Comunicação na Miami AdSchool e trabalhou como planner nas agências J. Walter Thompson Brasil e Mutato SP. Tem experiência em pesquisa de mercado e tendências, branding e marketing digital. Interessado por artes e audiovisual, também cursou Desenho e Criação de Personagens no Senai SC. Atualmente trabalha com consultoria de branding e marketing.

Mais informações na página do projeto Cinema Mundo, no Facebook e pelo e-mail

Tags: Cinema MundoUFSCVan Gogh