Poeta Énia Wa ka Lipanga participa de evento preparatório para Congresso Mundos de Mulheres

28/05/2022 22:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança na próxima terça-feira, 31 de maio, o projeto de extensão Arte, performance e política: artivismos e relações entre academia-movimentos sociais – artivismo Moçambique, que visa realizar ações on-line preparatórias para o 14º Congresso Mundos de Mulheres – Moçambique. O evento ocorre presencialmente em Maputo, Moçambique, com transmissão ao vivo pelo canal do IEG no YouTube a partir das 13h, e contará com a participação da jornalista, rapper, poetisa e artivista Énia Wa Ka Lipanga.

Énia Lipanga nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Em sua escrita, aborda temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade. Tem dois livros publicados: Para enxugar as nódoas dos meus olhos e Sonolência e alguns rabiscos, considerado o primeiro livro de poesia em tinta e braille de Moçambique e que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Congresso Mundos de Mulheres

O 14º Congresso Mundos de Mulheres ocorre de 19 a 23 de setembro, na Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, Moçambique, e será realizado de modo híbrido – on-line e presencial. O tema central do evento é Feminismos africanos: construindo alternativas para as mulheres e para o mundo através de um corredor de saberes que cuida e resiste.

No âmbito da UFSC, pesquisadoras do IEG organizam o projeto de extensão Arte, performance e política: artivismos e relações entre academia-movimentos sociais – artivismo Moçambique para mobilizar a comunidade acadêmica a participar do evento. O projeto objetiva conectar grupos artísticos/culturais, dos movimentos sociais de mulheres e feministas moçambicanos, articulando arte, performance e política (artivismo) nas relações entre a academia e os movimentos sociais.

Serviço:

O quê: lançamento do projeto de extensão Arte, performance e política: artivismos e relações entre academia-movimentos sociais – artivismo Moçambique
Quando: 31/05 | terça-feira | 13h
Onde: no canal do IEG no YouTube