Pesquisa pública avalia expectativas com as fortalezas

15/07/2020 11:35

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é uma das candidatas a patrimônio mundial

Uma pesquisa online está reunindo informações sobre a expectativa de visitantes quanto a atrativos turísticos, de lazer, de infraestrutura e de acesso, além de outras opiniões, sobre as fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. A iniciativa é do comitê técnico em prol da candidatura a patrimônio mundial, que tem coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC) e participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) junto com outras entidades.

• A pesquisa, que toma cerca de 10 minutos, pode ser respondida neste link até o dia 31 de julho.

O objetivo do questionário é avaliar as expectativas do público em relação a usos adequados para as fortalezas, demandas por atrativos, qualificação dos espaços, formas de acesso, tíquete médio a ser gasto, entre outros dados. Não é exigido, para responder, que a pessoa já tenha ido a alguma das fortalezas.

A pesquisa foi apresentada durante reunião do Comitê Técnico de Santa Catarina em prol da Candidatura a Patrimônio Mundial do Conjunto de Fortificações Brasileiras. As perguntas foram elaboradas por consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vem trabalhando junto ao comitê, e aprovadas em reunião.

A pesquisa deve ajudar a embasar a elaboração de um plano para as fortalezas, com intenção de tornar os bens mais atrativos e sustentáveis. Esse modelo auxiliará na construção de soluções conjuntas, de diferentes entidades, com vista à preparação dos monumentos, e de tudo que envolve a visitação, para se tornarem patrimônio mundial.

Candidatura pela UNESCO

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones são candidatas a se tornarem patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O conjunto de todas as candidatas reúne 19 fortificações brasileiras que podem, juntas, receber a inscrição de patrimônio mundial. Esses bens estão espalhados por 10 estados brasileiros.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

É a primeira vez que o Brasil participa com uma candidatura de bem seriado, ou seja, formado por diferentes partes. Cabe ao país indicar quando tudo estará pronto para avaliação da UNESCO. Por enquanto, os comitês estaduais trabalham na elevação da qualidade desses bens e das parcerias que os sustentam.

Há 40 anos, a UFSC é gestora da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, aberta à visitação pública em 1984. Com o tempo, a universidade assumiu também a administração da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. As três fortificações, conhecidas como o Triângulo Defensivo da Baía Norte, são um grande atrativo turístico e cultural que, ano passado, recebeu mais de 196 mil pessoas.

Por enquanto, em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus, as fortalezas estão fechadas à visitação.

Serviço:

O que: pesquisa online sobre a expectativa de visitantes quanto aos aspectos gerais das Fortalezas
Como: a pesquisa pode ser respondida neste link
Quando: até dia 31 de julho