Peça teatral de grupo da UFSC é selecionada para festival irlandês

03/06/2020 12:45

Atrizes Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan no espetáculo Minha Pequena Irlanda. Foto: Dayane Ros

A peça Minha pequena Irlanda, do grupo de teatro Ciclopatas, composto pela professora de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dirce Waltrick do Amarante e por alunos e ex-alunos do curso, participa da programação internacional do Bloomsday Festival 2020, da Irlanda. A produção é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce, e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle.

O Bloomsday é um festival literário que ocorre em diversas parte do mundo em homenagem a James Joyce e seu famoso romance Ulysses, que foi ambientado em Dublin em 16 de junho de 1904. Devido à Pandemia de Covid-19, neste ano, a programação do Bloomsday Festival irlandês é completamente online. Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

Minha pequena Irlanda integrou a programação comemorativa do Bloomsday 2019 da capital catarinense, sendo apresentada nos dias 15 e 16 de junho no teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC). A peça está disponível no Youtube e faz parte da programação da #QuarentenaArte, ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC), que oferece alternativas artísticas culturais que possam ser apreciadas pela internet.

Ficha técnica:

Espetáculo: Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)
Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros