Palco do Projeto 12:30 recebe o som de ‘Los Desterros’, nesta quarta-feira, 5/6

01/06/2019 09:55

Nesta quarta-feira, dia 05 de junho, o Projeto 12:30 recebe a banda “Los Desterros”, de Florianópolis. A sonoridade do grupo é resultado de pesquisa sobre as tradições musicais da América Latina e do Caribe pós Descobrimento, em que a música contemporânea também entra na lista de influências da banda, trazendo um pulso mais ousado para as referências tradicionais. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece ao lado do Centro de Cultura e eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.

Os integrantes

“Los Desterros” se formou em 2017 a partir da amizade de dois guitarristas, Leonardo Cattoi (Orquestra Manancial da Alvorada) e Daniel Postal (Modernas Ferramentas de Exploração), que tinham em comum o interesse pela pesquisa dos sons e ritmos latino americanos.

Originalmente eram um quarteto instrumental ao lado do percussionista Diogo Costa (Abayomi, GLIP, Skrotes) e do baixista Alysson Fernandes. Em maio de 2018, a cantora Emília Carmona é convocada para dar voz ao grupo abrindo novas possibilidades e horizontes sonoros. Em agosto do mesmo ano, o atual baixista Chico Abreu (Skrotes, Carolino) entra para o quinteto e o trabalho ganha um novo fôlego. O conjunto se completa com a chegada de mais um percussionista, o argentino Emílio Suarez (Koroba, Abayomi). Portanto a atual formação de sexteto tem apenas alguns meses de vida.

Após a partida de Diogo e Emílio para uma breve temporada de estudos e trabalho na Argentina, Los Desterros puderam contar com o talento de Leonardo de Oliveira (Gabiroba, Grupo Cultural Roda Viva) na bateria e André FM (GLIP, Trio Ikatu Maraka) na percussão entre março e junho de 2019.

Pesquisa e Sonoridade

Este trabalho parte de uma apaixonada investigação sobre as tradições musicais da América Latina e do Caribe pós Descobrimento. O projeto se apresenta como um imaginário retrato sonoro multi-cultural onde vários gêneros musicais de diferentes regiões se tocam como: a cumbia colombiana, o festejo peruano, son cubano, bolero, lambada, carimbó paraense, entre tantos. A premissa da pesquisa é a guia definitiva do grupo a fim de garimpar e assimilar estes elementos diversos na elaboração de um animado baile latino.

Um dos gatilhos para a sonoridade de “Los Desterros” é a estética da guitarra elétrica e timbres norte americanos e ingleses dos anos 50 e 60 que, através das rádios populares, influenciaram a música latina dessa época e contribuíram para a origem de gêneros como a chamada chicha peruana e as guitarradas paraenses.

A música contemporânea também entra na lista de influências da banda, trazendo um pulso mais ousado para as referências tradicionais, e assim se valer de sintetizadores e efeitos eletrônicos nos arranjos do repertório criando um acento mais híbrido e original.

Por sua vez, a voz inevitavelmente ganha destaque nesse trabalho e com ela o texto cantado que oferece ao público a oportunidade de também se apropriar deste conteúdo folclórico identitário tão rico e abundante.

Referências

Afrosound (Colombia), Los Mirlos (Perú), Los Destellos (Perú), Compay Quinto (Peru), Los Wemblers (Perú), Guillermo Portabales (Cuba), Buena Vista Social Club (Cuba), Pancho Amat (Cuba), Santana (México), Toto Momposina (Colômbia), Eva Ayllon (Peru), Violeta Parra (Chile), Aldo Sena (CE), Teixeira de Manaus (AM), Mestre Vieira (PA), Mestre Curuca (PA), Dona Onete (PA), Renata Rosa (PE), Mestre Ambrósio (PE), Pascuala Ilabaca (Chile) Natalia Lafourcade (México) Mayra Andrade (Cabo Verde), Atahualpa Yupanqui (Argentina), Renato Borghetti (RS), Chango Spasiuk (Argentina), Caetano Veloso (BA), Mano Chao (França), Mutantes (SP), Bomba Stereo (Mexico).

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br – pelo e-mail:

O quê: apresentação da banda “Los Desterros” de Florianópolis
Quando: dia 05 de junho de 2019, quarta-feira, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, ao Lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br / E-mail:

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com texto e foto da banda.

Tags: Proheto 12:30UFSC