‘O Painel Humanidade sempre foi, para a família de Hassis, um símbolo de sua obra’

28/12/2020 10:06

Filha de Hassis e diretora da fundação criada para manter viva a memória do artista plástico, Leilah Corrêa Vieira enviou sua percepção sobre a restauração de Humanidade, painel da Igrejinha da UFSC.

“O Painel Humanidade sempre foi, para família de Hassis, um símbolo de sua obra, pela grandiosidade e pela ousadia quanto a temática. Durante todo esse período tínhamos conhecimento de que a obra estava sofrendo ação do tempo, e que estava em estado lamentável, com infiltrações e consequentes avarias e danos em sua pintura.

Em todo esse período, foram feitas incansáveis tentativas de recuperação do painel, através da própria universidade, da família, da Fundação Hassis, sempre apoiados pela grande impressa e admiradores da obra do artista.

Para nós, era muito triste ver o estado em que se encontrava e foi com muita alegria que soubemos da emenda parlamentar que proporcionou à UFSC viabilizar essa restauração. Independente da grande burocracia, ficamos todos torcendo para que a obra acontecesse.

Logo que foi feito o contrato, nossa satisfação foi grande pois, vimos que foi entregue a uma profissional competente e que tinha uma relação afetiva com o Hassis. Conhecendo a obra dele, sabíamos que o Hassis, tinha um poder de criação, e isso passava por a mistura das cores, tons e nuances, o que dava a nota em sua obra, e também a preciosidade do traço inconfundível.

Mas foi uma grata surpresa o estudo feito pela restauradora, que além de imprimir todo o seu conhecimento técnico e as exigências da aplicação das normas de restauração, conseguiu colocar o coração e entrar na alma do artista, percebendo a força das cores de Hassis e a potência de seus traços.

Estamos muito felizes, realizados, ficou maravilhosa a restauração, nos emocionamos com a grandeza da obra.

Obrigada a todos que trabalharam para que isso acontecesse e especialmente à Márcia pela dedicação e força, sensibilidade de conseguir devolver o nosso Mural com a genialidade do artista”.

>> Confira o relatório da restauração.

>> Assista ao documentário: Crônicas do Mural Humanidade

>> Visite o site especial 60anos.ufsc.br

Tags: HassisHumanidadeIgrejinhaIgrejinha da UFSCMural HumanidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina