Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana realiza evento sobre os 100 anos de Andrea Zanzotto

12/11/2021 07:40

O Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT) promove na próxima semana o evento “Mani, lingua e respiro: 100 anos de Andrea Zanzotto”, a ação traz convidados especiais para discutir alguns dos aspectos de laboratório poético e para pensar a tradução e a circulação da obra do poeta no Brasil, na Argentina e na Espanha.

Quantas facetas não poderiam ser atribuídas a Andrea Zanzotto (1921-2011), para muitos considerado como um dos grandes herdeiros de Eugenio Montale. Sua produção, iniciada com a publicação de Dietro il paesaggio [Por trás da paisagem], em 1951, pode ser vista sob diferentes perspectivas: desde uma forte relação com a tradição até seu caráter mais radical e experimental, passando pelo hermetismo, por certa atmosfera bucólica, sem deixar de tratar das atrocidades da Primeira e da Segunda Guerras, do Vietnã, da destruição da natureza e da grande mudança e reconfiguração da paisagem da região do Veneto. Na verdade, o que chama a atenção na incrível e variada produção de Andrea Zanzotto é sua capacidade de ser sempre ele mesmo e sempre outro, variações, amplitudes e deslocamentos (inclusive na própria linguagem) que são articulados a partir de um espaço muito bem definido e delimitado. Esse espaço corresponde à sua cidade natal, Pieve di Soligo, no interior da região do Veneto, bem perto das Dolomitas.

Todas as atividades serão transmitidas pelo no YouTube do NECLIT, As inscrições estação disponíveis no formulário eletrônico [ acesse aqui ]. Será emitido certificados para aqueles que tiverem 75% de presença.

Serviço:

O quê: evento “Mani, lingua e respiro: 100 anos de Andrea Zanzotto”
Quando: terça e quarta-feira | 16 e 17 de novembro
Onde: YouTube do NECLIT
Inscrições: acesse aqui
Informações: instagram.com/neclit.ufsc | neclit.ufsc@gmail.com

Tags: CulturaLiteraturaNúcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura ItalianaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina