Lançamento do livro “No dia molhado faz sol” na Igrejinha da UFSC, nesta terça-feira, 06 de junho

05/06/2023 07:00

Será lançando na próxima terça-feira, 06 de junho, às 18h30min na Igrejinha da UFSC o livro No dia molhado faz sol, obra literária de autoria da professora e atual secretária de cultura, arte e esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eliane Debus.

O livro No dia molhado faz sol reúne 20 poemas de versos livres que (con)versam sobre o ser e estar negro em uma sociedade que, embora plural, é marcada pelo racismo estrutural. Da força ancestral que movimenta as palavras – do passado ao presente – memórias são des(a)fiadas e, entre a singularidade daquela que tece os dizeres e a coletividade que se desenha, prenunciam tempos outros.

Prof.a Eliane Debus. Foto divulgação.

Eliane Santana Dias Debus possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela UFSC (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga/Portugal). Professora da UFSC no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é secretária de cultura, arte e esporte da UFSC. A prof.a Eliane Debus atua em diversos grupos de pesqueis relacionados a educação, literatura Infantil e juvenil em instituições de ensino no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de educação e letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: lançamento do livro No dia molhado faz sol de Eliane Debus
Quando: 06/06/2023 | terça-feira | 18h30min
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC