Gustavo Weiss Freccia apresenta recital de viola da gamba na Igrejinha da UFSC

18/07/2022 08:49

A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam Suíte Imaginária, um recital para viola da gamba solo desacompanhada, de Gustavo Weiss Freccia. A atividade ocorre nesta terça-feira, 19 de julho, às 19h, na Igrejinha da UFSC. Os ingressos serão distribuídos na entrada da Igrejinha, conforme ordem de chegada, trinta minutos antes da apresentação. As entradas são gratuitas, limitadas e respeitam a lotação do espaço de até 80 pessoas.

A viola da gamba foi um instrumento bastante popular nos períodos do Renascimento e do Barroco, teve um declínio no final do século 18 e foi redescoberta no movimento de música historicamente informada ao longo do século passado.

No programa, constam composições de Sieur Demachy, Sainte Colombe, Tobias Hume, Carl Friedrich Abel, August Kühnel e Georg Philip Telemann. As obras escolhidas traçam um panorama estético, geográfico e histórico da escrita para o instrumento solo.

O recital Suíte Imaginária dá continuidade às apresentações musicais, na Igrejinha da UFSC, de artistas catarinenses ou que residem em Santa Catarina. Os espetáculos celebram a retomada das atividades artístico-culturais presenciais na Universidade, estabelecendo a Igrejinha da UFSC como espaço para a comunidade universitária e a cidade de Florianópolis.

O Artista

Gustavo Weiss Freccia é artista da música (cantor e gambista). Interessa-se pelos diálogos existentes entre música e outras artes, em especial a literatura, e pela multiplicidade do conceito de performance, seja no ato de fazer música, na leitura silenciosa ou na escrita performativa. Pesquisa os recitais de música de câmara enquanto espetáculo performático. É doutor em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (2021), mestre em Música – Canto (2015) pela mesma instituição e possui Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009).

Estudou viola da gamba sob orientação da professora Cecilia Aprigliano, com quem integra o duo Labirinto, e participou de aulas e masterclasses com os gambistas Juan Quintana, Mario Orlando, Sarah Mead, Hille Perl, Paolo Pandolfo, Reiko Ichise, Kaori Uemura, Christoph Urbanetz e Josh Lee. É professor de viola da gamba, música de câmara, canto e canto coral na Escola de Música de Brasília (CEP-EMB SEEDF). Está convicto de que a viola da gamba ecoa as polifonias e vocalidades que compõem sua trajetória.

Prevenção contra covid-19

O evento segue o protocolo para realização de eventos nos espaços administrados pelo DAC. Será exigida a comprovação de ciclo vacinal completo composto de duas doses das vacinas Butantan/Sinovac/Coronavac ou Pfizer ou AstraZeneca/FioCruz, ou uma dose da Janssen. Para fins de comprovação do esquema vacinal completo, a pessoa deverá apresentar comprovante de vacinação do aplicativo Conecte SUS, caderneta ou cartão de vacinação impresso em papel timbrado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

A entrada e a circulação de pessoas será permitida somente com o uso de máscara de proteção facial utilizada de forma adequada, cobrindo nariz e boca. Haverá fornecimento de álcool gel e locais para higienização das mãos.

Serviço:

O quê: Recital “Suíte Imaginária”,  para viola da gamba, por Gustavo Weiss Freccia
Quando: 19/07 | terça-feira | às 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Ingressos gratuitos e disponíveis para toda a comunidade entregues 30 minutos antes do espetáculo. As entradas são limitadas – conforme lotação do espaço (80 pessoas) e concedidas por ordem de chegada, não havendo reserva de ingressos.

Tags: CulturadacIgrejinha da UFSCmúsicarecitalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina