Estudante do curso de Artes Cênicas da UFSC cria uma intervenção artística de abordagem à prevenção da ideação suicida

12/06/2023 07:40

O artista Rica Nascimento Duarte, estudante de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no campus Trindade – Florianópolis – SC, a exposição do programa de performance Maracujá em pertencimento. Trata-se de uma série de performances artísticas que refletem sobre a prevenção da ideação suicida a partir de investigações poéticas acerca do relacionamento do Maracujá com a sociedade.

O programa de performance Maracujá em pertencimento é um conjunto de cinco ações artísticas que observam o maracujá como objeto de performance, a primeira ação é a exposição da obra Maracujá em pertencimento, a qual é uma muda de maracujazeiro plantada na casca do fruto de maracujá; a segunda ação é a exposição de Maracujá em crescimento, um álbum de cinco fotoperformances sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do maracujá; a terceira ação é a exibição de um videoart chamada Casu – um estado liminar, uma videoarte da analogia entre o adoecimento mental e o adoecimento do maracujazeiro por meio das pragas desfolhadoras; a quarta ação chamada Filtrando Sonhos é uma ação de arte relacional na qual o artista convida o público a beber o suco do maracujá e a comer o bolo de maracujá durante uma conversa sobre a importância da prevenção da ideação suicida; e, a quinta ação do programa é a apresentação do Seminário do Maracujá, uma aula expositiva sobre a relação deste processo criativo com a área da saúde.

Conforme uma reportagem publicada pela ONU News (2019), acerca de um estudo da OMS-Europa sobre os resultados de milhares de trabalhos científicos que comprovam os benefícios da arte para a saúde física e mental, para a diretora Regional da OMS-Europa, Piroska Östlin, as artes podem contribuir para a “saúde e o bem-estar num contexto social e comunitário mais amplo e oferecem soluções que a prática médica comum até agora não conseguiu abordar de maneira eficaz”. Neste sentido o programa de performance Maracujá em pertencimento busca promover uma intervenção artística na metodologia de abordagem da prática da prevenção da ideação suicida, consolidando-se como uma ação de arte socialmente engajada na promoção da saúde e na prevenção do suicidio.

A exposição ocorre de 15 a 30 de junho, no Hall da BU – Biblioteca Universitária da UFSC, com a realização do Seminário no dia 21 de Junho às 19 horas, na Caixa Preta do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Todas as atividades são gratuitas e fazem parte da execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O acesso à exposição na BU é livre, porém é necessário verificar o horário de funcionamento do local, para participar do seminário, basta chegar com antecedência de meia hora no hall do prédio da Artes Cênicas (Bloco D) para retirar a senha- evento sujeito a lotação máxima de 40 (quarenta) pessoas.

O evento conta com o apoio da Biblioteca Universitária, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Artes e do Centro de Comunicação e Expressão. Mais informações podem ser acessadas no perfil do @maracujaempertencimento no instagram ou pelo e-mail do artista ricadart@gmail.com.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: performances artísticas – Maracujá em pertencimento
Quando: de 15 a 30/06/2023
Onde: Hall da BU | Caixa Preta – Bloco D – CCE