Coral e Orquestra de Câmara da UFSC abrem inscrições para novos integrantes

06/10/2022 11:59

Orquestra de Câmara da UFSC em ensaio em 2019. Foto: Henrique Almeida.

Estão abertas as inscrições para novos integrantes do Coral e Orquestra de Câmara da UFSC, projetos vinculados ao Departamento Artístico Cultural, sob a coordenação e regência de Miriam Motitz. Para o Coral, as  inscrições devem ser realizadas no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI-1)*, no dia 18 de outubro, das 14h30 às 17h30, com entrevistas por ordem de chegada. Já para a Orquestra, as inscrições devem ser realizadas diretamente por e-mail, em mensagem para miriam.m@ufsc.br.

Coral da UFSC

As vagas, preferencialmente, são para candidatos que já tenham participado de corais ou grupos vocais. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras das 20 às 22 horas,no Anfiteatro do EFI-1, com início das atividades previsto para o dia 25 de outubro.

O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

Orquestra da UFSC

Os candidatos instrumentistas podem ser da comunidade interna e externa da UFSC. Os selecionados que forem acadêmicos de graduação da universidade poderão receber uma Bolsa Cultura. A carga horária da bolsa é 20 horas semanais. O início das atividades deverá ser imediato.

O candidato deve ter experiência de, no mínimo, dois anos no instrumento em que se candidatou. Os interessados devem encaminhar currículo que inclua sua trajetória musical, bem como uma gravação em vídeo executando três músicas. Também devem ser enviadas as partituras das músicas executadas, e essas partituras deverão estar no mesmo tom da execução. O material para a inscrição deve ser enviado para a regente, pelo e-mail miriam.m@ufsc.br.

A Orquestra de Câmara da UFSC iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da Orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral, que devem possuir o seu próprio instrumento. Os ensaios gerais acontecem no período vespertino no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado,

A Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música instrumental , proporcionando aos músicos em potencial espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Além disso, esse tipo de ação visa: divulgar a música erudita e popular através de apresentações e, com isso, incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre a Universidade e a sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.

Sobre a Regente

Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela UDESC, em 1987; em 2003, finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela UNISUL; em 2014, concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e da Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2012, ministrou curso de extensão sobre música brasileira para canto coral, em Paris. Além do Coral, é coordenadora e regente da Orquestra da UFSC.

Tags: Coral da UFSCdacOrquestra de Câmara da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina