Cineclube 757 exibe as obras “Gritos do Sul”e o documentário “Uma História de Silêncios” no Teatro Carmen Fossari

01/11/2023 10:00

O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.

Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.

O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.

Uma história de silêncios

O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>>Serviço

O que: exibição do curta Gritos do Sul, de Fahya Kury Cassins e do documentário Uma história de silêncios, de Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos.
Quando: segunda-feira | 06/11/2023 | às 18h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | | 48 3721-3853